segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teatro/CRÍTICA

"Era uma vez...cartas em cena"

.........................................
Fábula e realidade


Lionel Fischer


Ficção ou realidade? Aqui ambas se mesclam. Se por um lado temos uma espécie de narradora que conduz o espetáculo e três atrizes que levantam uma série de questões sobre aspectos do universo feminino no mundo atual, ao mesmo tempo essas mesmas três atrizes encarnam personagens de contos de fadas - Branca de Neve, Tália e Anette. Ou seja: a contemporaneidade é discutida através da fabulação.

Baseado no romance epistolar homônimo de autoria de Índigo, o texto chega à cena (Espaço Sesc) com direção de Adriana Maia e elenco formado por Carolina Piccolo (Branca de Neve), Dadá Maia (Gwenhyfar, a narradora), Gabriela Estevão (Tália) e Stella Brajterman (Anette).

Como já foi dito, trata-se de um romance epistolar. Ou seja: as personagens ficcionais trocam sucessivas cartas, através das quais conhecemos não apenas aspectos de suas trajetórias, mas sobretudo conseguimos estabelecer uma conexão entre a fábula e a realidade, sendo extremamente curioso o fato de não haver entre ambas diferenças assim tão significativas...

Uma ótima idéia, sem dúvida, transpor para o palco - sem tratamento dramatúrgico - o ótimo livro de Índigo. Mas acredito que o espetáculo seria ainda mais divertido e pertinente se o texto fosse um pouco reduzido, sobretudo porque grande parte da ação se prende à leitura das cartas.

Quanto à montagem, Adriana Maia impõe à cena uma dinâmica divertida e criativa, conseguindo estabelecer forte comunicação com a platéia. Mas isto também se dá em função do bom desempenho do elenco, já que as quatro atrizes exibem inegáveis recursos expressivos.

Na equipe técnica, a correção se faz presente nos trabalhos de Maria Estephania (cenário e adereços), Flávio Souza (figurinos), Anderson Ratto (iluminação) e Adriana Maia e João Maia (trilha musical.

ERA UMA VEZ...CARTAS EM CENA - Texto de Índigo. Direção de Adriana Maia. Com Carolina Piccolo, Dadá Maia, Gabriela Estevão e Stella Brajterman. Espaço Sesc. Sexta e sábado, 20h. Domingo, 19h.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário