quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ainda Oscar Wilde...

Lionel Fischer


Sou apaixonado por OscarWilde, ainda que eventualmente discordando de algumas de suas idéias - mas se concordasse com todas, tal admiração seria risível, posto que estaria colocando o genial artista (mestre dos aforismos e paradoxos) em um pedestal que ele seria o primeiro a renegar.

Seja como for, ontem coloquei aqui o admirável artigo de Harold Bloom sobre Wilde, apoiado em uma peça teatral ("A importância de ser prudente") e em dois ensaios: "A decadência da mentira" e "A alma do homem sob o socialismo". E é deste último que reproduzo alguns poucos fragmentos, cabendo registrar que a obra se encontra à venda em bancas de jornais por apenas R$ 8,50!!! Ou seja, o equivalente a uma coca e um sanduíche qualquer.

Portanto, recomendo que se privem por um único dia das referidas delícias e leiam o dito ensaio (Coleção L&PM POCKET), de apenas 68 páginas. Certamente ele haverá de iluminar suas almas, como ilumina a minha sempre que o releio.

* * *

A alma do homem sob o socialismo
(Fragmentos)
EMOÇÕES - As emoções do homem são despertadas mais rapidamente que sua inteligência; e, como ressaltei há algum tempo em um ensaio sobre a função da crítica, é bem mais fácil sensibilizar-se com a dor do que com a idéia.
___________
SENHORES - Os piores senhores eram os que se mostravam mais bondosos para com seus escravos, pois assim impediam que o horror do sistema fosse percebido pelos que o sofriam, e compreendido pelos que o contemplavam.
_____________
CARIDADE - A caridade cria uma legião de pecados.
_____________
POBREZA - O homem pobre não tem em si mesmo nenhuma importância. É apenas o átomo infinitesimal de uma força que, longe de tê-lo em consideração, esmaga-o. Na verdade prefere-o esmagado, de vez que nesse caso ele é bem mais obediente.
_____________
DESOBEDIÊNCIA - A desobediência é, aos olhos de qualquer estudioso da História, a virtude original do homem. É através da desobediência que se faz o progresso, através da desobediência e da rebelião.
_____________
PARCIMÔNIA - Às vezes elogiam-se os pobres por serem parcimoniosos. Mas recomendar-lhes parcimônia é tão grotesco quanto insultuoso. É como aconselhar a um homem que esteja passando fome que coma menos.
ESMOLAS - É mais seguro pedir do que tomar, mas é bem mais digno tomar do que pedir.
_____________
PERFEIÇÃO - A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é. O que um homem realmente tem, é o que está nele. O que está fora dele deveria ser coisa sem importância.
_____________
AUTORIDADE - Onde há um homem que exerça autoridade, há sempre um outro homem que combate a autoridade.
_____________
SEGREDO - "Conhece-te a ti mesmo", estava escrito às portas do mundo antigo; "Sê tu mesmo", deverá estar escrito às portas do mundo novo. E a mensagem de Cristo ao homem era simplesmente "Sê tu mesmo". Eis o segredo de Cristo.
_____________
DINHEIRO - Na sociedade, há apenas uma classe que pensa mais em dinheiro do que os ricos, e é a dos pobres. Estes não podem pensar em mais nada. Aí está o infortúnio de ser pobre.
_____________
DIFERENÇA - O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo.
TRABALHO - Varrer durante oito horas uma esquina lamacenta, num dia açoitado pelo vento, é uma ocupação desagradável. Varrê-la com dignidade mental, moral ou física, parece-me impossível. Varrê-la com satisfação é de estarrecer. O homem foi feito para algo melhor do que estar imerso na imundície. Todo trabalho desta sorte deveria ser feito por máquinas.
_____________
INOVAÇÃO - A única coisa de que o público não gosta é inovação. É extremamente avesso a qualquer tentativa de se ampliar o universo temático na criação, quando, no entanto, dessa constante ampliação depende em larga medida a vitalidade e o progresso da Arte.
_____________
ARTISTA - O verdadeiro artista é um homem que acredita absolutamente em si mesmo, porque é absolutamente ele mesmo.
_____________
MORBIDEZ - Chamar um artista de mórbido porque trata do tema da morbidez é um disparate tão grande quanto chamar Shakespeare de louco porque escreveu Rei Lear.
_____________
PROGRESSO - Antigamente, os homens tinham a roda de torturas. Hoje têm a Imprensa. Isto certamente é um progresso.
_____________
CURIOSIDADE - O público tem uma curiosidade insaciável de conhecer tudo, exceto o que é digno de se conhecer. O Jornalismo, ciente disso, satisfaz suas exigências.
_____________
AVALIAÇÃO - As idéias que uma pessoa culta tem da Arte são extraídas do que tem sido a Arte, ao passo que a obra de arte inovadora é bela por ser o que a Arte nunca foi; portanto, avaliá-la segundo critérios do passado é avaliá-la segundo critérios de cuja recusa depende sua verdadeira perfeição.
_____________
NECESSIDADE - Não há necessidade alguma de separar o monarca da plebe: toda autoridade é igualmente má. Há três espécies de déspotas. Há o que tiraniza o corpo. Há o que tiraniza a alma. Há o que tiraniza o corpo e a alma. O primeiro chama-se Príncipe. O segundo chama-se Papa. O terceiro chama-se Povo.
______________
TEMPOS - O passado é o que o homem não deveria ter sido. O presente é o que o homem não deve ser. O futuro é o que os artistas são.
______________
FRACASSO - Os sistemas que fracassam são aqueles que se fiam na continuidade invariada da natureza humana, e não em seu crescimento e aperfeiçoamento. O erro de Luís XIV foi ter julgado que ela seria sempre a mesma. A conseqüência de seu erro foi a Revolução Francesa. Foi uma conseqüência notável, como são notáveis todas as conseqüências dos erros governamentais.
______________
EGOÍSMO - Egoísmo não significa viver como se deseja, mas sim pedir aos outros que vivam como se deseja. Não é egoísmo pensar por si mesmo. Um homem que não pensa por si mesmo, simplesmente não pensa.
______________
SOLIDARIEDADE - Qualquer um pode se sentir solidário na dor sofrida por um amigo, mas é preciso uma natureza muito superior - a natureza de um verdadeiro Individualista - para se sentir solidário no êxito alcançado por um amigo.
* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário