domingo, 20 de junho de 2010

Teatro/CRÍTICA

"Alucinadas"

...............................................
Delicioso desvario no Leblon


Lionel Fischer


Que as mulheres são, de uma maneira geral, um tanto alucinadas (com todo respeito), disso todos sabemos - e acredito que elas mesmas, inclusive. Mas o grande charme do espetáculo reside no fato de que os autores dos 12 esquetes (Bruno Mazzeo, Elisa Palatinik, Fábio Porchat, Maurício Rizzo, Rosana Ferrão e Luciana Fregolente) levaram ao extremo não apenas situações muito engraçadas, mas em total consonância com os, digamos, eventuais desvarios típicos do universo feminino, por sinal bem mais hilários do que os protagonizados por homens.

Em cartaz no Teatro do Leblon, "Alucinadas" nos mostra, dentre outros quadros, um grupo de auto-ajuda de estressadas anônimas, uma vendedora de cartão de crétido que leva sua cliente à loucura, uma perua que agenda seu próprio sequestro, duas editoras questionando o potencial comercial da Bíblia e assim por diante.

Victor Garcia Peralta assina a direção da montagem, que tem elenco formado por Renata Castro Barbosa e Luciana Fregolente, esta última também autora de alguns esquetes e parceira de Leoni no rock que abre o espetáculo, exibido em vídeo, que conta com as participações de ambos, de Renata Castro Barbosa, Herbert Vianna, Leo Jaime e Roberto Frejat.

Como toda montagem estruturada em torno de esquetes, nada mais natural que alguns sejam superiores a outros. Mas, de uma maneira geral, todos atingem os objetivos propostos, sendo o principal, como já foi dito, exibir comportamentos femininos completamente alucinados.

Com relação ao espetáculo, Victor Garcia Peralta impõe à cena uma dinâmica em total sintonia com o material dramatúrgico, para tanto valendo-se de marcas que traduzem com muito humor a essência alucinada das múltiplas personagens, por sinal muito bem interpretadas por Luciana Fregolente e Renata Castro Barbosa, que exibem deliciosos dotes histriônicos e ótima contracena.

Na equipe técnica, destacamos com o mesmo entusiasmo o trabalho de todos os profissionais envolvidos neste divertido e crítico projeto - Leoni e Pedro Mamede (música), Adriana Milhomem (cenografia), Domingos Alcântara e Luciana Cardoso (figurinos) e Djalma Amaral (iluminação).

ALUCINADAS - Textos de Bruno Mazzeo, Elisa Palatinik, Fábio Porchat, Luciana Fregolente, Maurício Rizzo e Rosana Ferrão. Com Luciana Fregolente e Renata Castro Barbosa. Direção de Victor Garcia Peralta. Teatro do Leblon. Sexta e sábado, 21h30.

Um comentário:

  1. Lionel, preciso te enviar um material de estréia para o dia 15/03, qual o e-mail. O meu: zlassessorias@gmail.com. Obrigada mestre!!!!

    ResponderExcluir