domingo, 20 de junho de 2010

Teatro/CRÍTICA

"A arte de lidar segundo as mulheres"

...........................................
Correção e previsibilidade


Lionel Fischer


Tendo como fonte de inspiração tudo que a atriz Leila Diniz representou no tocante à libertação da mulher de determinados tabus que a aprisionavam, o presente espetáculo gira em torno de quatro mulheres. Joana, 48 anos, vive com suas duas filhas - Flora (30 anos) e Teresa (28) - em uma espécie de equilíbrio delicado, ainda que educado.

Até o momento em que surge Elisabete (28 anos), sobrinha de Henrique (ex-marido de Joana), vinda de São Paulo com o objetivo de atuar em uma peça infantil. A presença desta última, ao menos de acordo com o release, teria o poder de gerar "um súbito desconforto, transformá-lo em crise e finalmente gerar transfomações" - este fragmento do release foi, digamos, um pouco 'editado', mas acredito que sem alterar seu conteúdo.

Em cartaz no Sesc Casa da Gávea, "A arte de lidar segundo as mulheres" tem texto e direção assinados por Manoel Prazeres, estando o elenco formado por Ana Paula Sant'Anna, Ludmila Fidelis, Paola Castilho e Sônia Tinoco.

Como se sabe, esse tipo de situação - um ambiente razoavelmente harmonioso e equilibrado que sofre uma transformação com a chegada de alguém "de fora", ainda que não necessariamente uma pessoa estranha - já foi muito explorada. Mas isso é o que menos importa, já que um mesmo tema sempre é passível de receber um novo olhar.

Aqui, no entanto, as ditas transformações, para serem realmente convincentes, teriam que ser fruto de embates bem mais contundentes do que os exibidos. E para isso as personagens deveriam ter questões pendentes muito mais dolorosas, mesmo que até então conseguissem lidar com elas de forma razoável ou sequer tivessem plena consciência delas. Entretanto, o autor cria um contexto em que todos os problemas são facilmente resolvidos, o que torna coerente um desfecho em que a felicidade é a tônica.

Com relação ao espetáculo, Manoel Prazeres cria uma encenação em sintonia com seu texto - tudo transcorre de forma correta, mas sempre previsível. E a mesma correção se faz presente no trabalho das atrizes, que certamente teriam muito mais a exibir caso as exigências fossem maiores.

Na equipe técnica, novamente estamos diante de trabalhos que jamais ultrapassam os limites da correção - iluminação (Lara Cunha), cenografia (Letícia Ponzi), figurinos (Ticiana Passos) e composição de trecho musical (Regina Lucatto).

A ARTE DE LIDAR SEGUNDO AS MULHERES - Texto e direção de Manoel Prazeres. Com Ana Paula Sant'Anna, Ludmila Fidelis, Paola Castilho e Sônia Tinoco. Sesc Casa da Gávea. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.

Um comentário:

  1. Parabéns, Sr. Lionel Fisher, por sua crítica que, com certeza motivará Autor e Atrizes, assim como Staff a se esmerarem ainda mais!
    Sucesso,
    Julio Leal

    ResponderExcluir