Teatro/CRÍTICA
"Tatodomundonomesmobarco"
.........................................
Inútil e caricata viagem
Lionel Fischer
Como se sabe, é sempre bom começar um projeto com uma boa idéia. Mas nem sempre uma boa idéia garante um produto final de qualidade. No presente caso, a idéia motivadora do espetáculo não deixa de ser potencialmente interessante: os espectadores são convertidos em passageiros de uma nau cujo comandante, ao longo da "viagem", encarna diversas personalidades, com o objetivo, ao que supomos, de lançar um olhar crítico sobre a nossa História.
Eis, em resumo, o enredo de "Tatodomundonomesmobarco", de autoria de Ricardo Napoleão, que também interpreta os vários personagens. A direção é assinada por Victor Garcia Peralta e o espetáculo está em cartaz no Porão da Laura Alvim.
Como dissemos no parágrafo inicial, o autor partiu de uma idéia potencialmente interessante. No entanto, é tamanha a fragilidade dramatúrgica que o suposto olhar crítico sobre nossa História acaba reduzido a esquetes protagonizados, em sua maioria, por personagens caricatos e que pouco ou nada têm a dizer. E o espectador só não mergulha em profundo tédio graças à presença de Ricardo Napoleão, um ator extremamente preparado, com forte presença cênica e inegável carisma.
Quanto à direção de Victor Garcia Peralta, esta se limita a movimentar o ator de um lado para outro, sem nada criar que mereça ser mencionado. Fábio Namatame responde por uma cenografia simples e funcional, sendo muito divertidos os figurinos que também assina. Adriana Ortiz ilumina a cena de forma correta.
TATODOMUNDONOMESMOBARCO - Texto e interpretação de Ricardo Napoleão. Direção de Victor Garcia Peralta. Porão da Laura Alvim. Quinta a sábado, 21h. Domingo, 20h.
_______________
Nenhum comentário:
Postar um comentário