"O que eu devo ler?"
Lionel Fischer
Essa pergunta me é feita com agradável constância por jovens estudantes de teatro. E minha resposta é sempre a mesma: "Lê tudo! Tem letra, você lê!" - ninguém jamais esboçou sequer um sorrizinho com esta gracinha, e com toda a razão, porque ela não tem nenhuma graça.
Em seguida, vem a segunda pergunta: "Mas eu começo por onde?" E aí eu me abstenho, naturalmente, de responder "pela primeira página", pois correria sério risco de vida. Mas é claro que logo em seguida dou um monte de sugestões, sem necessariamente priorizar qualquer ordem cronológica.
Então, atendendo a tantos pedidos, aí segue uma brevíssima relação de livros que certamente contribuirão para o angariar de imprescindíveis conhecimentos no tocante à arte teatral - não sei se todos ainda se encontram à venda, mas não custa tentar. E em outra ocasião sugiro outros, também importantíssimos - cumpre registrar que ficaram de fora desta relação incontáveis obras capitais, mas se fosse citar todas teria que me dedicar unicamente a esta tarefa durante meses, excluindo todas as demais que exerço.
A Arte do Ator - as primeiras seis lições - Richard Boleslavski (Perspectiva, 1992). Em seis lições, a concentração, a memória da emoção, a ação dramática, a caracterização, a observação e o ritmo.
A Construção da Personagem - Konstantin Stanislavski (Civilização Brasileira, 1996). Da caracterização à dicção, Stanislavski mostra como construir a personagem.
Dramaturgia - Construção da Personagem - Renata Pallottini (Ática, 1986). A construção da personagem, das correntes clássicas às propostas de Bertolt Brecht.
Estudos sobre Teatro - Bertolt Brecht (Nova Fronteira, 1978). O teatro e sua natureza na ótica de um dos maiores dramaturgos e teóricos do século XX.
A História do Teatro Brasileiro - Edwaldo Cafezeiro e Carmen Gadelha (UFRJ-Funarte, 1996). Um panorama do teatro no país, do teatro barroco ao moderno movimento das artes cênicas.
Introdução à Dramaturgia - Renata Pallottini (Ática, 1988). A dramaturgia, sua natureza e seus problemas na ótica de uma conhecida poeta e dramaturga.
A Linguagem da Encenação Teatral - J.J. Roubine (Zahar, 1982). A natureza da atividade teatral, como se manifesta e chega ao público.
Mestres do Teatro - John Gassner (Perspectiva, 1991). Estudo crítico sobre o drama teatral, de seus primórdios à dramaturgia contemporânea.
O que é Teatro - Fernando Peixoto (Brasiliense, 1980). Um dos mais festejados diretores brasileiros explica o que é a atividade teatral.
A Preparação do Ator - Konstantin Stanislavski (Civilização Brasileira, 1996). Ensinamentos práticos do método de interpretação do diretor e teórico russo.
Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou - J. Guinsburg (Perspectiva, 1985). Um estudo sobre as idéias e os métodos propostos pelo diretor e teórico russo.
TBC: Crônica de um Sonho - Alberto Guzik (Perspectiva, 1986). A história do Teatro Brasileiro de Comédia e sua contribuição para o moderno teatro brasileiro.
Teatro Brasileiro - Um Panorama do Século XX - Clóvis Levi (Funarte, 1997). História ilustrada do movimento teatral brasileiro desde o início do século XX.
O Teatro Brasileiro Moderno: 1930-1980 - Décio de Almeida Prado (Perspectiva-Edusp, 1988). As raízes e o desenvolvimento do moderno teatro brasileiro.
Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião - Edélcio Mostaço (Proposta Secretaria de Estado de Cultura, 1982). História e objetivos de três grupos que representam a cultura de esquerda.
Teatro Moderno - Anatol Rosenfeld (Perspectiva, 1997). Ensaios sobre o desenvolvimento do teatro a partir da fase pré-romântica, chegando à contemporaneidade.
Teatro Oficina (1958-1982): Trajetória de uma Rebeldia Cultural - Fernando Peixoto (Brasiliense, 1982). História e propostas do grupo Oficina, um dos mais importantes do Brasil.
Ziembinski e o Teatro Brasileiro - Yan Michalski (Hucitec-Funarte, 1995). O trabalho do polonês Zbigniew Ziembinski, um dos responsáveis pelo surgimento do moderno teatro brasileiro.
_____________________
Os dados acima foram extraídos de Projeto Cena Aberta - Manual de capacitação do profissional de Artes Cênicas. Ministério do Trabalho. Ministério da Cultura. O livro foi editado em 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário