Etnomusicologia e música africana
Professor Kofi Gbolonyo (Gana)
23 a 26 de janeiro de 2012
Público alvo: professores de música, instrumentistas, cantores, atores, dançarinos, etnomusicólogos, musicoterapeutas, alunos de música e todos os interessados em etnomusicologia e musicologia.
Horário: 9:00 às 13:00
Carga Horária: 16h
Temas:
África encontra Brasil: Uma exploração etnomusicológica das raízes africanas nas performances artísticas brasileiras – música, dança e teatro- sob uma perspectiva histórica religiosa e musicolinguística.
Subtemas:
(a) - África no Brasil: Um breve panorama histórico sob a perspectiva musical
(b) As conexões espirituais entre África e Brasil
(c) Introdução a Música na África:
(d) O conceito Arte Total nas performances artísticas africanas (e afro-brasileiras)
(e) Os princípios estilísticos nos estilos musicais tradicionais africanos (e afro-brasileiros).
(f) A Viagem de volta: Do Brasil para África.
Sobre Dr. Kofi Gbolonyo:
Músico e educador, nasceu em Gana, África, tendo vivido sua infância em aldeias ao longo da fronteira entre Gana e Togo, onde aprendeu músicas e danças dos povos Ewe e Fon. Atualmente Dr. Gbolonyo é professor convidado em etnomusicologia e diretor do UBC African Ensemble no Canada. Graduação em nível III da Orff Schulwerk, Pós-Graduação em Estudos Africanos e Doutor em Etnomusicologia. Suas pesquisas e interesses educacionais estão voltados para a musica, dança e cultura do oeste africano, concentrando-se em conhecimentos indígenas e valores culturais dos povos Ewe e Fon. Ministra worshops, palestras e cursos Internacionais de Dança e Música Africana em organizações Society for Ethnomusicology. Ministra cursos de graduação e pós-graduação em etnomusicologia e música africana.
http://www.music.ubc.ca/faculty-and-staff/visiting-faculty/j-s-kofi-gbolonyo.html
Percussão corporal com
Keith Terry
23 a 26 de janeiro de 2012
Ele bate as palmas, esfrega uma mão na outra, estala os dedos, bate os pés, arrasta a sola dos sapatos, percute peito, barriga e traseiro, explora sons com as bochechas: Keith Terry usa toda e qualquer superfície para explorar todas as suas possibilidades, criando sua música a partir de uma surpreendente variedade de registros sonoros com brilhantes variações rítmicas. Pode-se definir Keith Terry como um bailarino percussionista, cujo trabalho engloba uma gama de disciplinas afins, como música, dança, teatro, performance, dentro de uma visão artística própria criando uma linguagem que transcende padronizações. Keith se define como músico corporal, que a partir do uso do mais antigo dos instrumentos- o próprio corpo - cria uma base para explorar, aliar, mesclar possibilidades rítmicas, percussivas e de movimentos, tradicionais e contemporâneas.
Horário: 14h30-17h30
Carga Horária Total: 16 horas
Sobre Keith Terry
Pioneiro da percussão corporal, Keith é o criador do Festival Internacional de Música Corporal cuja 3ª edição aconteceu em 2010 em São Paulo. A iniciativa foi resultado da parceria e intercâmbio de experiências que vem acontecendo há anos entre Keith Terry e Fernando Barba com produção do Núcleo Barbatuques http://br.barbatuques.com.br/. O International Body Music Festival é uma grande mostra da música mais antiga do planeta: a percussão corporal. “A música que pode ser vista e a dança que pode ser ouvida”. http://www.crosspulse.com/
Valores de cada curso:
R$ 200,00
R$ 150,00 - Alunos e professores do CBM-CEU
Informações: com Ana Paula Cabral ou Mariana Marins - Departamento Cultural
Telefone: (21) 3478-7600
Email: anapaulacabrals@hotmail.com
Coordenação: Adriana Rodrigues Didier
http://cbm-musica.edu.br/
____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário