segunda-feira, 13 de outubro de 2014

“Clube da Cena – Redes Sociais” estreia dia 15 de outubro, 20h no Teatro Ipanema
Espetáculos teatrais são criados a partir de textos coletados nas redes sociais e encenados uma única vez.



O teatro Ipanema, na zona sul do Rio apresenta a partir de 15 de outubro, 20h, o projeto Clube da Cena – Redes Sociais. Neste coletivo de criação, vários artistas envolvidos apresentarão 8 espetáculos inéditos ( 1 por semana) a partir de frases publicadas nas redes sociais.

“Trata-se de uma crônica teatral semanal, praticamente imediata, da vida social moderna, a partir daquilo que é publicado nas redes sociais (Facebook, twitter, etc ).” Afirma a diretora geral do projeto, Cristina Fagundes.

O CLUBE –  O QUE É E COMO FUNCIONA

O Clube da Cena é um projeto que reúne um coletivo de artistas de teatro composto por 6 autores, 12 diretores, 27 atores, 2 músicos fixos e artistas convidados, para criarem uma nova peça por semana, a partir de um sistema de sorteio de equipes de trabalho.  Em 5 anos, o projeto realizou 5 temporadas de sucesso (foi a maior média de público do Teatro Maria Clara Machado em 2010-2011), em 3 teatros diferentes (Gláucio Gill, Maria Clara Machado e Teatro das Artes), movimentando a cena carioca, promovendo experiências de encenação e criando e encenando cerca de 200 novos textos teatrais que podem ser acessados no banco de textos do projeto: clubedacena.blogspot.com.br

Toda apresentação do Clube da Cena é a estreia de um espetáculo totalmente inédito e com apresentação única.

Como em outras edições, toda semana, a equipe faz uma pesquisa nos meios de comunicação e então são escolhidas 6 publicações postadas nas redes sociais naquela semana. Então, cada autor recebe, por sorteio, um desses posts para trabalhar.  A partir daí, cada autor tem uma semana para escrever uma cena baseada naquele post recebido. As cenas são entregues em 7 dias e então há um novo sorteio que define um diretor e dois atores para cada uma dessas seis cenas recém-escritas.  Finalmente, cada núcleo de trabalho, composto por um diretor, dois atores e um texto, tem uma semana para preparar, produzir e ensaiar a cena. Se for preciso eles escalam outros atores para completar o elenco necessário para encenar o texto recebido.  Paralelamente, os músicos do Clube selecionam, arranjam e/ou compõem músicas/trechos de músicas também relacionados a cada post, que irão costurar o espetáculo e apresentar cada cena.

Há um revezamento no elenco e na equipe de criação, de modo que nem todos estão escalados em todos os dias de apresentação. O espetáculo é filmado a cada noite. O público recebe cédulas e elege as 2 melhores cenas da noite, que são postadas na mesma semana no youtube. Além disso, todos os textos vão para o banco de textos do blog do projeto (http://clubedacena.blogspot.com/), onde já estão disponíveis mais de 200 textos criados nas últimas temporadas, além de fotos, cenas gravadas e currículos dos integrantes do projeto.

Pelo Clube da Cena passaram os mais atuantes autores desta nova geração, como Jô Bilac, Rodrigo Nogueira, Renata Mizarahi, Julia Spadaccini, Carla Faour, Camilo Pelegrini entre outros, além de diretores experientes e respeitados como Susanna Kruger, Michel Bercovitch e Márcio Libar.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral do Projeto: Cristina Fagundes
Direção de Produção: Cristina Fagundes / Cris Pimentel
Produção Executiva: James Hanson
Dramaturgia: Cristina Fagundes, Ivan Fernandes, Diego Molina, César Amorim, Paula Rocha e Bruno Bacelar.
Elenco: Ana Paula Novellino, Bruno Bacelar, João Velho, Mariana Consoli, Priscila Assum, Marcelo Dias, Cláudio Amado, Mariana Costa Pinto, Rita Fischer, Zé Guilherme Guimarães, Alexandre Barros, Maíra Kestenberg, Renato Albuquerque, José Auro Travassos, Cristina Fagundes, Bia Guedes, Jorge Neves, Cecília Hoeltz, Flávia Espírito Santo, Alex Nader, Kakau Berredo, Ana Carolina Sauwen, Karen Liberman, Marcello Gonçalves, Marcella Leal, Marcelo Lima, Marcelo Cavalcanti 
Direção de Cenas: Fernando Melvin, Breno Sanches, Andy Gercker, Carmen Frenzel, Ana Paula Lopes, Alexandre Bordallo, Lincoln Vargas, Leo Castro, Cadu Fávero, Vini Messias, Bruno Bacelar, João Rodrigo Ostrower
Músicos Compositores: Aldo Medeiros  e Maria Thalita de Paula
Cenografia: Marcelo Dias
Assistência de Cenografia: Bruno Bacelar / Mariana Consoli
Vídeos e Blog: Raul Franco
Programação Visual: Marie Moreira
Operador de Som: Pedro Quentaes
Operador de Luz: Daniel
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias
 
SERVIÇO:
Clube da Cena – Redes Sociais
Estreia: 15 de Outubro de 2014
Temporada: Até 03 de Dezembro
Horários: Quartas-feiras, 20h
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema - (21) 2267-3750.
Preços: R$ 40,00 (Inteira) R$ 20,00 (Meia)
Duração: 70 min.
Classificação: 14 anos
Capacidade: 222 lugares
Gênero: Comédia

Assessoria de imprensa
Minas de Ideias Comunicação Integrada
Carlos Gilberto e Fábio Amaral
(21) 3023-1473 / 98249 6705
ascom@minasdeideias.com.br


www.minasdeideias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário