segunda-feira, 18 de março de 2013

Alunos de todos o país participam, essa semana, da Escola Livre de Palhaços (Eslipa)


          Hoje a conversa entre palhaços começa a ficar séria. Hoje, acontece o seminário "O Circo Teatro de Rua e a Cidade", com a participação de Vanda Jacques (atriz e fundadora da Intrépida Trupe) e Alice Viveiros de Castro (atriz, diretora e especialista em circo, autora do livro "O elogio da bobagem - palhaços no Brasil e no mundo). O seminário, que é aberto ao público, acontece no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que fica na Praça Tiradentes.

          No restante da semana, a prioridade é para a formação artística, qualificação e aperfeiçoamento técnico de vinte artistas de todo o Brasil, selecionados para compor a segunda turma da Eslipa.

          Eles participam das aulas que serão ministradas e coordenadas por João Carlos Artigos, gestor cultural do Teatro de Anônimo e coordenador da equipe de produção em todas as edições do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro, desde 1996.

          E para finalizar a intensa programação, os alunos da Eslipa farão uma intervenção cômica na sede pública do Off-Sina, o Largo do Machado, no sábado (23) a partir das 18 horas. No picadeiro da rua, novidades, números, entradas, reprises e piadas trabalhadas ao longo da semana.

O CIRCO E A CIDADE - PROGRAMAÇÃO

Seminário "O circo teatro de rua e a cidade"

Debatedores: Vanda Jacques (atriz e fundadora da Intrépida Trupe) e Alice Viveiros de Castro (atriz, diretora e especialista em circo, autora do livro "O elogio da bobagem - palhaços no Brasil e no mundo)

Dia 18/03 às 9 horas

Local: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) - Praça Tiradentes nº 71. Centro.

Aulas da Escola Livre de Palhaços (Eslipa)

Coordenação do módulo: João Carlos Artigos, gestor cultural do Teatro de Anônimo

Data: de 18 a 22/03

Horário: 13 às 22 horas

Local: Escola Nacional de Circo – Praça da Bandeira nº 4.

Intervenção cômica dos artistas da Eslipa

Data: 23/03 às 18h

Local: Largo do Machado

Sobre a Escola Livre de Palhaços (Eslipa)

          A Eslipa faz parte do projeto "Grupo Off-Sina - O circo e a cidade", contemplado com o Fundo de Apoio ao Teatro (FATE) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura. Pioneira do gênero no Brasil, é um espaço voltado para a qualificação, aperfeiçoamento e formação de artistas que atuam com a linguagem do palhaço em diferentes espaços cênicos.

          Fundada em 2012, reúne artistas de todo o Brasil interessados em desenvolver conhecimentos sobre o ofício do palhaço, através da troca de saberes e vivências. As aulas acontecem em nove módulos anuais, realizados durante uma semana a cada mês.

          Mestres palhaços são convidados a cada módulo, para coordenar as atividades, sempre com o auxílio de instrutores em linguagens complementares à arte da palhaçaria: magia cômica, mímica, história do circo, instrumentos musicais, voz, corpo, cordel, entre outras.

Sobre o Grupo Off-Sina

          Com 25 anos ininterruptos de existência, o Off-Sina é uma companhia de Circo Teatro de rua que trabalha com pesquisa continuada sobre o teatro popular e a arte do riso. Pautados na dramaturgia do palhaço e na comicidade, o grupo busca a excelência artística nos aspectos da formação, produção, circulação, difusão e reflexão das artes cênicas.

Rosilene Miliotti

(21) 8234-5871















Nenhum comentário:

Postar um comentário