terça-feira, 11 de julho de 2023

Teatro / Crítica


"Kafka e a boneca viajante"


...........................................................

Humor e lirismo no CCBB


"Referência obrigatória na literatura mundial do século XX, o escritor Franz Kafka (1883-1924) teria vivido, já no fim da vida, uma história curiosa. Ao caminhar por uma praça perto de sua casa, encontrou uma menina que chorava por ter perdido sua boneca. Sensibilizado pelo sofrimento da criança, ele passou a escrever cartas à menina como se fossem enviadas pela boneca, em que descrevia suas incríveis aventuras pelo mundo. A bela e intrigante história já foi contada em livros, contos e peças, mas até hoje não há provas de que realmente tenha acontecido – as cartas jamais foram encontradas, tampouco a dona da boneca".

O trecho acima, extraído do ótimo release que me foi enviado pela assessora de imprensa Leila Grimming, sintetiza o contexto em que se dá "Kafka e a boneca viajante", em cartaz no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil. Projeto idealizado por Felipe Heráclito Lima, o texto de Rafael Primot é uma adaptação do romance homônimo do catalão Jordi Serra I Fabra. João Fonseca assina a direção do espetáculo, que tem elenco formado por Alessandra Maestrini (Brígida, a boneca), Carol Garcia (Rita, a menina), André Dias (Sr. K (Kafka) e soldadinho de chumbo) e Lilian Valeska (Dora / Gaivota).

Como expresso no parágrafo inicial, não há nada que comprove que Kafka tenha escrito cartas para uma menina desolada pela perda de sua boneca. Mas poderia tê-lo feito, já que nutria particular afeição por missivas ("Carta ao Pai", "Cartas a Milena" e "Cartas a Felice"). Seja como for, o que importa ressaltar é o excelente trabalho dramatúrgico de Rafael Primot, pleno de humor, delicadeza e lirismo - há muito não testemunhava tamanho encanto por parte de uma plateia, seja durante o espetáculo ou ao seu término.  

Mas é claro que tal encanto também se deve à belíssima encenação de João Fonseca, cuja atmosfera nos remete à dos contos de fada e ao mesmo tempo enfatiza o prazer do jogo teatral, a alegria de estar em cena, a indispensável cumplicidade entre quem faz e quem assiste. Sem dúvida, um dos grandes destaques da atual temporada.

Com relação ao elenco, já disse incontáveis vezes que este país pode carecer de tudo, menos de grandes intérpretes. No presente caso, Alessandra Maestrini nos presenteia, mais uma vez, com uma interpretação extraordinária, tanto nas passagens faladas quanto naquelas em que o canto predomina. Lilian Valeska também exibe atuação impecável, o mesmo ocorrendo com Carol Garcia - a atriz apresenta aqui a melhor performance de sua carreira. André Dias está irrepreensível nos dois personagens que interpreta. 

No tocante à equipe técnica, parabenizo com o mesmo entusiasmo as preciosas colaborações de todos os envolvidos neste projeto deslumbrante - Tony Lucchesi (direção musical), Marcia Rubin (direção de movimento), Nello Marrese (cenário), Paulo Cesar Medeiros (iluminação), João Pimenta (figurino) e Everton Soares (visagismo).

KAFKA E A BONECA VIAJANTE - Texto de Rafael Primot. Direção de Josão Fonseca. Com Alessandra Maestrini, Carol Garcia, Lilian Valeska e André Dias. Centro Cultural Banco do Brasil. Quinta a sábado, 19h30. Domingo, 18h.