sábado, 12 de agosto de 2023

 Teatro/Crítica


"Restos na Escuridão _ Engenharia Reversa"


......................................................

Montagem imperdível no Porão da Laura


Lionel Fischer


"Um trabalho de investigação, um estudo cênico sobre o reverso da cena. Todos os elementos, materialidades, intuições que constituem a criação teatral de trás para frente. Tudo aquilo que não aparece de forma mais explícita e que vai constituir o teatro. É um trabalho a partir de três textos do dramaturgo irlandês Samuel Beckett ("Cadência", "Passos" e "Não Eu"), mas é uma dramaturgia de ator, uma dramaturgia de ensaio".

Extraído do ótimo release que me foi enviado, o trecho acima explicita as premissas essenciais de "Restos na Escuridão - Engenharia Reversa", em cartaz no Porão da Casa de Cultura Laura Alvim (Sala Rogério Cardoso). Fábio Ferreira e Carolina Virgüez respondem pela dramaturgia, cabendo ao primeiro a direção do espetáculo. Carolina é a única intérprete em cena.

Tão logo fica evidente que algo se iniciou, a atriz nos dá a seguinte informação: isto não é uma peça, isto não é um espetáculo. E em poucas palavras tenta resumir os objetivos que nortearam o processo de criação. Mas logo suas informações se fundem com lembranças dos ensaios, sendo tal fusão realizada com tamanha maestria que só mais adiante nos damos conta de que fomos conduzidos para um outro lugar. E são muitos os deslocamentos propostos, sempre imprevistos e invariavelmente fascinantes.   

E nesse momento, faço a opção de não entrar em maiores detalhes sobre o que assisti, pois fatalmente acabaria revelando algo que meus leitores (se é que os possuo) merecem usufruir presencialmente. Seja como for, torna-se imperioso destacar a excelente dramaturgia, assim como o belíssimo desenho cênico criado por Fabio Ferreira. Com relação a Carolina Virgüez, a atriz exibe uma vez mais seus excepcionais recursos expressivos e sua deslumbrante capacidade de entrega. Para mim, é sempre um privilégio vê-la em cena. E certamente não são poucos os que pensam como eu.

Finalmente, gostaria de ressaltar as maravilhosas contribuições de toda a equipe técnica, sem dúvida indispensáveis para a materialização deste espetáculo imperdível, um dos melhores da atual temporada - Fabio Ferreira (instalação cênica), Renato Machado (iluminação), Cleber de Oliveira (visagismo), Luiza Marcier (figurino), Felipe Storino (trilha sonora), Paulo Mantuano (direção de movimento) e Jaqueline Priston (preparação vocal).

RESTOS NA ESCURIDÃO - ENGENHARIA REVERSA  - Texto de Fábio Ferreira e Carolina Virgüez. Direção de Fabio Ferreira. Performance de Carolina Virgüez. Porão da Casa de Cultura Laura Alvim (Sala Rogério Cardoso). Sexta e sábado, 19h. Domingo, 18h.