terça-feira, 20 de novembro de 2018

FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA

Prezados amigos e colegas, fechando o ano de 2018, no dia 30 de novembro, às 18 h,  será analisado o emocionante filme: O FAROL DAS ORCAS,sobre um portador do Transtorno de Espectro Autista -TEA, dirigido e roteirizado por Gerardo Olivares (2016, 110 min.), cineasta espanhol. O filme é inspirado em uma história real a partir do livro escrito por Roberto Bubas: Agustín corazón abierto, cuja trama envolve Beto, um biólogo marinho que vive em uma reserva marítima na Península de Valdés, na Patagônia argentina, um homem solitário que trabalha em um Parque Nacional. Lola é mãe de um menino de onze anos que não interage, não fala, não se interessa por nada. Depois de ver o rapaz em um documentário da National Geographic, foi a primeira vez que ele sai de seu isolado mundo e se interessa por algo. Motivada, a mãe vai com o filho para Argentina em busca de ajuda. Um pouco relutante, ele concorda em ajudar Tristán. O filme mostra uma natureza magnífica em um ambiente inóspito, tornando mínimo o ser humano diante da grandeza do mundo das orcas.
Assim, na última sexta-feira do mês, na Sala Vera Janacópulos da UNIRIO, analisaremos e discutiremos a película, em seus múltiplos aspectos e prismas diversos. Como sempre, aguardamos todos vocês para mais um debate e contamos com a divulgação aos amigos e aos interessados no viés cultural e psicanalítico.  Um grande abraço de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.
SERVIÇO:
DATA: 30 DE NOVEMBRO DE 2018.
HORÁRIO: FILME: 18 h; ANÁLISE E DEBATE: 20 h às 22 h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296. URCA.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISE PSICANALÍTICA: DR. NEILTON SILVA
ENTRADA FRANCA - INFORMAÇÕES: forumpsicinema@gmail.com
NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Dias da Silva, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM ou através da editora Letra Capital.
HISTÓRICO: O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA FOI CRIADO EM 1997, COMO UM PROJETO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA RIO 3, PELO ENTÃO PRESIDENTE, DR. WALDEMAR ZUSMAN, E PELO DIRETOR DO INSTITUTO, DR. NEILTON DIAS DA SILVA. DESDE 2004 PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO, DRA ANA LÚCIA DE CASTRO, RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES CULTURAIS DOS FILMES. CELEBRAMOS OS 14 ANOS DO FÓRUM E A PARCERIA DA SPRJ COM A UNIRIO PARA SEDIAR O PROJETO MENSALMENTE, SEMPRE MUITO CONCORRIDO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário