terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Teatro/CRÍTICA

"Restos"

................................................
Apaixonante reflexão sobre o amor


Lionel Fischer


Considerado um dos dramaturgos mais interessantes da atualidade, Neil Labute está de novo em cartaz no Rio de Janeiro com "Restos". A peça, após cumprir bela temporada em São Paulo, pode ser assistida no Teatro dos Quatro. Marcio Aurélio assina a direção da montagem, que tem como único intérprete Antonio Fagundes.

Na pele de Edwar Carr, Fagundes dá vida a um homem simples e bem-sucedido comerciante que, no velório da esposa (15 anos mais velha do que ele), recorda a maravilhosa relação que tiveram. E em meio a muitas lembranças, tece pertinentes considerações sobre vários temas, como o amor, a solidão, a hipocrisia e os preconceitos, dentre outros.

E sendo Labute um autor de ponta, é claro que tudo que diz sobre os temas acima mencionados nos geram múltiplas reflexões, ora um tanto amargas, ora impregnadas de humor. E essa é uma das razões - afora o desempenho de Fagundes, que comentaremos mais adiante - que leva a platéia a acompanhar com grande interesse o relato deste homem profundamente dilacerado, mas ao mesmo tempo capaz de manter-se lúcido a ponto de conseguir, em meio à sua dor, expor suas idéias, pensamentos e sentimentos com total clareza.

No entanto, uma revelação feita nos cinco minutos finais da peça gera uma enorme surpresa, sem dúvida impactante, mas que em nosso entendimento não seria necessária, já que, ao menos em princípio, em nada alteraria tudo que foi dito anteriormente. Seja como for, é obvio que não revelaremos a tal surpresa, que cada espectador interpretará como quiser.

No tocante à montagem, Marcio Aurélio teve o bom senso de concentrar todo o seu foco não em marcações mirabolantes, mas na performance de Fagundes. Graças a isso, temos mais uma vez o privilégio de usufruir a interpretação de um dos maiores atores da atualidade. Senhor absoluto de seus vastíssimos recursos expressivos, Fagundes consegue materializar na cena todos os conteúdos propostos pelo autor, exibindo atuação apaixonada e apaixonante.

Como já dissemos inúmeras vezes, este país pode carecer de tudo, menos de intérpretes extraordinários. Uma ida, portanto, ao Teatro dos Quatro, torna-se obrigatória, não apenas para os amantes do teatro, em geral, mas sobretudo para aqueles que apreciam a dificílima arte de representar.

Na equipe técnica, Clarisse Abujamra responde por ótima tradução, a mesma excelência presente na cenografia de André Cortez e na iluminação não assinada, com Ricardo Almeida respondendo pelo correto figurino.

RESTOS - Texto de Neil Labute. Direção de Márcio Aurélio. Com Antonio Fagundes. Teatro dos Quatro. Quinta a sábado, 21h30. Domingo, 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário