segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Teatro/CRÍTICA

"O patinho feio"

.....................................................
Delicada e comovente jornada


Lionel Fischer


Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que só muito raramente faço crítica de espetáculos infantis. E por uma razão muito simples: seria literalmente impossível assistir a espetáculos adultos e destinados às crianças de forma sistemática. No entanto, eventualmente abro algumas exceções e em 99% dos casos quando se trata de uma montagem do Tablado ou de uma equipe ligada ao Teatro/Escola fundado por Maria Clara Machado, ainda que em outro espaço. Eis a razão que me leva a escrever sobre "O patinho feio".

Um dos textos mais delicados e singelos de Maria Clara Machado, destinado sobretudo a espectadores "bem pequenininhos", a obra em questão está agora em cartaz no Teatro dos 4. Bernardo Jablonski e Fabiana Valor respondem pela direção da montagem, estando o elenco formado por George Sauma, Fabiana Valor, Nedira Campos, Claudia Paiva, Zé Helou, Eduardo Rios, Mariah Viamonte, Thaissa Yumi, Isabella Serricella, Mônica Loppi e Mariana Bassoul.

Como dito acima, trata-se de um texto delicado e singelo, mas nem por isso simplório e muito menos destituído de comovente poesia - Maria Clara Machado seria incapaz de escrever algo que prescindisse de tais predicados. E o enredo não deixa de exibir uma das premissas essenciais de quase toda a obra da maior autora de peças para crianças que já existiu: a necessidade de vencer o medo e enfrentar o desconhecido, única possibilidade de se chegar a um real crescimento.

Aqui estamos diante de uma família "normal" de patos que, de repente, ganha um novo membro: um patinho completamente diferente dos outros, portador de suposta e irremediável feiúra. Sentindo-se deslocado em sua família, ele a abandona e parte para a vida. Após algumas rejeições, que o levam a duvidar da possibilidade de escapar das mesmas, mas ainda assim prosseguindo em sua jornada, eis que um dia ele se converte em deslumbrante cisne,
passando a ser por todos admirado. Tal metamorfose, evidentemente, deve ser encarada não como fruto de um "milagre" e sim da tenacidade do patinho de enfrentar e finalmente transcender todos os obstáculos.

Para materializar na cena esta breve, divertida, comovente e poética peça, os diretores Bernardo Jablonski e Fabiana Valor valeram-se de uma dinâmica simples e eficiente, em total sintonia com os conteúdos essenciais propostos pela autora. E para tanto contaram com muitos "aliados". A começar pelo elenco, harmonioso e cúmplice,  perfeitamente integrado ao contexto.

Ainda assim, torna-se impossível não destacar a performance de George Sauma na pele do protagonista - o jovem ator, um dos melhores de sua geração, consegue não apenas valorizar as passagens cômicas, mas também aquelas em que o poético predomina. Sem dúvida, uma atuação brilhante. 

Na equipe técnica, destaco com o mesmo entusiasmo as preciosas colaborações de John Neschling (direção musical e arranjos), Clívia Cohen (cenário e figurinos), Renato Machado (iluminação), Renato Vieira (coreografias), Jardel Maia (preparação vocal) e Luciana Belchior (preparação de circo).

O PATINHO FEIO - Texto de Maria Clara Machado. Direção de Bernardo Jablonski e Fabiana Valor. Com George Sauma, Fabiana Valor, Nedira Campos e grande elenco. Teatro dos 4. Sábado e domingo, 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário