sexta-feira, 2 de março de 2012

MITA II



Mostra Internacional de Teatro de Animação


Rio de Janeiro 2012


21 a 25 de março


Caixa Cultural


Teatro Nelson Rodrigues e Sala Margot






          Pela segunda vez a PeQuod e a Caixa Cultural trazem para o público carioca o que há de melhor no teatro de animação no Brasil e no exterior. Artistas e grupos vindos da Espanha, Holanda e Minas Gerais, além da anfitriã carioca PeQuod, mostram no Rio seis espetáculos de altíssimo nível, que irão encantar adultos e crianças.


          Entre os convidados internacionais, a DudaPaiva Company está sediada em Amsterdã, na Holanda, e realiza seu trabalho por toda a Europa, mas é criação de um brasileiro. Da Espanha chegam dois espetáculos da catalunha, Don Juan. Memoria amarga de mí, da Companhia Pelmànec, e Sota Mínims, da La Cònica. Minas também apresenta dois espetáculos da Catibrum Teatro de Bonecos, que chega com o infantil Homem Voa? e o adulto Trem da Memória. A PeQuod contempla os pequenos e os grandes com O Velho da Horta, um clássico do repertório da companhia, baseado na obra de Gil Vicente.


          A primeira MITA, em fevereiro de 2010, trouxe os gênios holandeses da Electric Circus Co., e seu autômato Dirk, um boneco em tamanho natural que andou pelas ruas do Rio causando espanto e curiosidade. Contrastando com toda essa tecnologia, de Portugal vieram Os Bonecos de Santo Aleixo e toda a sua tradição. Assim a primeira mostra quis demonstrar como é vasto esse gênero teatral.


          Este ano, o curador da MITA e diretor da PeQuod, Miguel Vellinho, diz que o foco está no teatro híbrido, onde se misturam teatro, vídeo, música, artes plásticas e recursos vindos de outras expressões artísticas, como o cinema e a dança. “É sem dúvida a característica mais visível no Teatro de Animação a cada ano que passa. Não poderia deixar de ser também o tema desta segunda edição da MITA”, diz Vellinho.


PROGRAMAÇÃO:


Bastard! - DudaPaiva Company
Holanda
Dias 21 e 22 às 19h
Teatro Nelson Rodrigues
16 anos. 60 min


          Pela primeira vez no Rio de Janeiro, Duda Paiva, brasileiro radicado na Holanda, traz para a MITA seu mais recente espetáculo, Bastard!. Inspirado no romance L'Arrach-coeur, do escritor francês Boris Vian, Duda recria a abordagem alegre e bem-humorada do autor para a crueldade humana. Unindo dança, vídeo e animação de uma forma absolutamente encantadora, Bastard! é uma experiência inesquecível.


          Conceito, coreografia e performance: Duda Paiva Direção final e coreografia: Paul Selwyn Norton Dramaturgia: Jaka Ivanc Orientação de manipulação: Neville Tranter Objetos: Duda Paiva e Jim Barnard Vídeo: Hans C. Boer e Jaka Ivanc Luz: Mark Verhoef Sonorização: Erikk McKenzie


Sota Mínims - La Cònica
Espanha
Dias 23, 24 e 25 às 18h
Sala Margot / Caixa Cultural
16 anos. 25 min


          Mercè Gost i Grifoll apresenta sua pequena jóia Sota mínims, que poderia ser traduzida como “uma ninharia”. Minimalista e espetacular, Mercè nos oferece este espetáculo como se oferecesse uma refeição. Com pratos, copos, sombra, luz e muita poesia, Sota mínims é um verdadeiro banquete para a alma, onde a sobremesa é uma surpresa.


          Criação e manipulação: Mercè Gost i Grifoll Direção e cenografia: Alfred Casas Mottet Dramaturgia: Jordi Palet Puig Fotografia: Jesús Atienza Designer gráfico: Montse Mateu Vídeo: Harmonia Carmona


O Velho da Horta - Cia PeQuod
Rio de Janeiro, Brasil
Dia 23 às 19h
Teatro Nélson Rodrigues
LIVRE. 60 min


          Celebrando os dez anos do espetáculo, a anfitriã PeQuod comemora o êxito ininterrupto desta montagem em plena MITA. A farsa de Gil Vicente, escrita em 1512, conta a história de um hortelão idoso que se apaixona por uma jovem freguesa. Embora ela não corresponda ao seu amor, o Velho acredita tê-la conquistado, enganado por uma trapaceira que se faz de intermediária do romance.


          Direção: Miguel Vellinho Elenco: Liliane Xavier, Raquel Botafogo, Marcio Nascimento e Márcio Newlands Adaptação do texto: Rosita Silveirinha, Márcio Newlands e Miguel Vellinho Cenografia: Carlos Alberto Nunes Figurinos: Kika de Medina Direção Musical: Maurício Durão. Iluminação: Renato Machado Assist. Teórica: Rosita Silveirinha Assist. Direção: Márcio Newlands Músicos: Maurício Durão (teclados), Eduardo Camenietzki (violão) e Kleber Vogel (violino) Confecção dos Bonecos: Mariane Gutierrez, Márcio Newlands, Bernardo Macedo e Miguel Vellinho Esculturas: Bernardo Macedo Fotografias: Simone Rodrigues



Homem Voa? - Catibrum Teatro de Bonecos
Belo Horizonte, Brasil
Dias 24 e 25 às 16h
Teatro Nelson Rodrigues
8 anos. 60 min


          A Catibrum ficou fascinada com a história de Santos Dumont, de menino sonhador a gênio que conquistou os ares, estreitando as distâncias entre os povos. A concepção do espetáculo foi baseada no livro Santô e os Pais da Aviação, de João Spacca, com pitadas de Alice Através do Espelho, do escritor Lewis Caroll. A mistura é o resultado da busca por uma linguagem mais ágil e uma estética baseada nos quadrinhos para apresentar a vida de um gênio brasileiro na Paris da Belle Époque – período marcado por grandes conquistas tecnológicas.


          Adaptação e Direção: Lelo Silva Trilha sonora: Clayton Barros Criação de Luz: Lelo Silva Bonecos, cenários e adereços: Eduardo Santos, Tim Santos, Cecília Berger, Lelo Silva e Cassia Domingues Figurinos: Regina Gontijo Atores/manipuladores: Eduardo Santos, Amaury Borges, Daniela Perucci, Admar Fernandes e Patrícia Lanari Produção Executiva: Adriana Focas e Jaqueline Cunha Melo Produção: Centro de Produção Cultural Catibrum Teatro de Bonecos.


Don Juan. Memoria amarga de mí - Companyia Pelmànec
Espanha
Dias 24 e 25 às 20h
Teatro Nelson Rodrigues
12 anos. 70 min


          Don Juan está velho, doente, preso sozinho num convento, com exceção de um jovem monge que cuida de seus últimos dias. Este é o ponto de partida para o tributo que a Cia Pelmànec presta a uma lenda do teatro e da literatura espanhóis. Uma revisão que leva o personagem a enfrentar a si mesmo, para representar a si próprio: Don Juan por Don Juan. Uma obra de grande vigor interpretativo, graças às maravilhas que Miquel Gallardo executa no palco.


          Direção: María Castillo Interpretação: Miquel Gallardo Atrizes (projeção): Ingrid Domingo, Annabel Totusaus, Marcia Cisteró, Laura Barba, Dolça Cos, María Castillo Texto: Miquel Gallardo e Paco Bernal (a partir de textos de Tirso de Molina, José Zorrilla, Molière e Josep Palau i Fabre) Construção dos bonecos: Martí Doy Cenografia: Xavier Erra Iluminação: Fiorella Giudicessi Música: Pep Pascual e Miquel Gallardo Figurino: Susana Santos e Roser Puig Projeções: Armand López Técnico de iluminação, som e projeções: Xavier Muñoz. Fotos e design gráfico: Tercer Pólo Produção: Companyia Pelmànec. Este espetáculo teve a colaboração do Ajuntament de la Vila de Piera, Teatre de l’Aurora e l’Institut Català de les Indústries Culturals.


Trem da memória - Catibrum Teatro de Bonecos
Belo Horizonte, Brasil
Dias 24 e 25 às 18h
Jardins do Teatro Nelson Rodrigues
16 anos. 9 min


          Livremente inspirada no conto Sorôco, sua Mãe, sua Filha, de Guimarães Rosa, e nas obras de Arthur Bispo do Rosário, Trem da Memória envereda pelos caminhos tortuosos da loucura. Sem palavras e com uma trilha sonora arrebatadora, o miniespetáculo é apresentado somente para duas pessoas por vez, que assistem por ângulos diferentes aos encontros e desencontros de curiosos personagens na estação da vida.


          Criação e interpretação: Lelo Silva Bonecos: Lelo Silva, Patrícia Lanari e Luiza Bastos Cenário: Tim Santos Trilha sonora: Lelo Silva, Tim Santos – Colaboração: Admar Fernandes.

Esse espetáculo tem ENTRADA FRANCA.


Cia. PeQuod

          Principal companhia carioca dedicada à Animação e uma das mais importantes do país, a PeQuod tem 12 anos de existência com um repertório sólido e reconhecido no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos mais recentes estão A Chegada de Lampião no Inferno, indicada ao Prêmio Shell de Teatro nas categorias de Melhor Cenografia e Melhor Iluminação, e apresentada na MITA de 2010, e duas montagens simultâneas de adaptações, para os públicos infantil e adulto, do clássico de Hans Christian Andersen, a Sereiazinha, rebatizadas como Marina e Marina, a sereiazinha. A última rendeu em 2011 cinco Prêmios Zilka Salaberry de Teatro Infantil, entre eles Melhor Direção e Melhor Espetáculo. A versão adulta foi indicada ao Shell do ano passado e venceu em duas categorias do Prêmio APTR de Teatro. Atualmente a PeQuod mantém diversas oficinas em sua nova sede na Lapa, Rio de Janeiro.


          Uma das principais características da companhia é o estudo criterioso sobre a espacialidade no Teatro de Animação, procurando rever determinados conceitos e aproximar essa arte milenar do público do século XXI, em plena era tecnológica.


A PEQUOD é PATROCINADA pela PETROBRAS.


MITA II


Mostra Internacional de Teatro de Animação II


21 a 25 de março


Ingressos: $10 (meia entrada para estudantes e maiores de 65 anos)
Teatro Nelson Rodrigues/Caixa Cultural
Av. Chile, 230 – Anexo – Centro – Tel: (21) 2262-5483
lotação - 386 + 2 cadeirantes
horário da bilheteria: a partir das 15h


Sala Margot/Caixa Cultural


Ingressos: $10 (meia entrada para estudantes e maiores de 65 anos)
Rua Almirante Barroso, 25 – Carioca - tel:(21) 2544-4080
lotação: 50 lugares – acesso para deficientes
Bilheteria: de 10h as 22h


CONFIRA AS ATUALIZAÇÕES NO SITE da Cia PeQuod - http://www.pequod.com.br


Confira também na web sites e links no you tube com imagens de alguns espetáculos e performances que estarão presentes na MITA:


DudaPaiva Company http://www.youtube.com/watch?v=HiIDTUb6aHI


Catibrum http://www.youtube.com/watch?v=1FlqJY1Ny1A&feature=related


Companyia Pelmànec http://www.youtube.com/watch?v=f-0TMxMmXOg&feature=related


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Roberta Rangel
21 22040297 / 98080030
nextel 21 78256477 ID 23*7722
Skype: roberta.rangel03
__________________






Um comentário:

  1. Lionel ... Super obrigada pela divulgação da programação do MITA.
    Espero que nos encontremos por lá!
    Beijo enorme, Carolina Garcia ( A tecelã)

    ResponderExcluir