quinta-feira, 19 de novembro de 2015

“SELEÇÃO BRASIL EM CENA” PROMOVE CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS COM 12 PEÇAS INÉDITAS


Ciclo de leituras dramatizadas aconteceem três unidades do CCBB (Rio, Brasília e Belo Horizonte),entre 21 de novembro e 06 de dezembro, com entrada franca

Os três grandes vencedores serão anunciados no dia 06 de dezembro
e terão suasobras encenadas a partir de março de 2016

No Rio, as leituras serão dirigidas por César Augusto, Guilherme Leme Garcia e Victor Garcia Peralta


Entre os dias 21 de novembro e 06 de dezembro, a 7ª edição do concurso nacional de dramaturgia Seleção Brasil em Cenaapresenta o ciclo de leituras dramatizadasdas12 peças finalistas, sendo todas inéditas. Com patrocíniodoBanco do Brasil, as leituras serão realizadas nasunidades do CCBB participantes – Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília – com entrada franca.O site do projeto (www.selecaobrasilemcena.com.br) recebeu 265 textos de 13 estados e do Distrito Federal. O gênero infantojuvenil foi incluído nesta edição.

No Rio, as leituras serão dirigidas por César Augusto, Guilherme Leme Garcia e Victor Garcia Peralta. Na capital mineira, foram convidados Cida Falabella, Eid Ribeiro e Marcelo Bones. Em Brasília, o ciclo será conduzido por Fernando Guimarães, da dupla Irmãos Guimarães; Jonathan Andrade e Adair de Oliveira.Cada diretor convidado ficará responsável por conduzir quatro leituras, que serão feitas com alunos de teatro da cidade.
Durante o ciclo de leituras dramatizadas, os diretores convidados e o público vão eleger os três grandes vencedores. O resultado será divulgado no dia 06 de dezembro no site do concurso. Os autores terão como prêmio suas montagens patrocinadas pelo Banco do Brasil nos teatros das unidades do CCBB do Rio, Belo Horizonte e Brasília, a partir de março do ano que vem.   Nesta edição, as inscrições foram feitas somente pelo site do projeto. O sistema de cadastramento on-line vai gerar um banco de textos – as peças finalistas ficarão disponíveis para leitura.
As 12 peças selecionadassão de três estados (um aBahia, três de São Paulo e oito do Rio): A tropa, de Gustavo Pinheiro; Algum lugar onde nunca estive, de Bernardo Florim; Com as mãos vazias, de EdihLongo;Elas, de João Rodrigo Ostrower; Maioridade, de Flávio Goldman;Mandíbula, de Roberval Tamanho;Na real, de Rogério Corrêa; Obra do acaso, de Flavio Freitas; Princípios transgredíveis para amores precários, de ThalesParadela; Projeto Stockton, de CarolRainatto;Sobre cordeiros, navalhas e dentes-de-leão, André Luis Silva; e Um caminho para Sara, de Thales Paradela.



Os jurados da 7ª edição– Os inscritosforam avaliados por uma comissão julgadoraformada por profissionais do setor de artes cênicas do Rio, Belo Horizonte e Brasília. O júri só conheceu os nomes dos autores após a escolha dos 12 finalistas.O júri é formado por: Beatriz Radunsky (jornalista, curadora,gestora cultural e idealizadora de projetos culturais), Felipe Vidal (diretor teatral, ator, dramaturgo e tradutor), João Coelho (produtor e gestor cultural), Luciana Eastwood Romagnolli (jornalista, crítica e pesquisadora de teatro), Sérgio Coelho Pinheiro (ator, autor e diretor teatral, promotor cultural e produtor), Sergio Fonta (escritor, ator e diretor), ShalaFelippi (jornalista, atriz, diretora, roteirista e diretora de imagens), Sergio Maggio (crítico, curador e pesquisador teatral) e Soraya Belusi (jornalista, pesquisadora e crítica teatral).
Oficinas e banco de textos Como parte do projeto de estimular o fomento à nova dramaturgia, a formação de plateia e a visibilidade de novos criadores, o Seleção Brasil em Cena promove “Oficinas de dramaturgia” ministradas por importantes dramaturgos brasileiros. Nesta edição, as oficinas acontecerão em São Paulo (SP), Campinas (SP), Palmas (TO) e no Rio de Janeiro (RJ).

A história do projeto Desde sua criação em 2006, o Seleção Brasil em Cenajá recebeu mais de 1.400 textos de autores de todo o Brasil. As leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro brasileiro contemporâneo: Moacir Chaves, Ivan Sugahara, Gilberto Gawronski, Stella Miranda, Paulo de Moraes, André Paes Leme, Inez Viana, entre outros. Ao longo de seis edições, quase 300 atores indicados por escolas de teatro participaram das leituras e encenações.

Os vencedores das edições anterioresA tragédia de Ismene, dePedro de Senna (1ª edição), ganhoumontagem dirigida por Moacir Chaves. É samba na veia, é Candeia, de Eduardo Riecche (2ª edição),foi indicado ao Shell 2009 na categoria“melhor texto” eagraciado com o prêmio de “melhor direção musical”. Em 2011,Tempo de solidão, de Márcia Zanellatto(3ª edição) foi eleito um dos dez melhores do ano pelo jornal “O Globo”. Em 2012, Não me diga adeus, de Juliano Marciano (4ª edição) foi indicado ao Shell de“melhor direção musical”.

Na 5ª edição, o Seleção Brasil em Cenapassou a incluir apresentações no CCBB de Brasília. Arresolvido(etapa Rio), de Ronaldo Ventura, cumpriu uma segunda temporada no Teatro Glaucio Gill; e Sexton (etapa Brasília), de Helena Machado e Juliana Shimitz, participou do Festival Internacional Cena Contemporânea, em Brasília.Camélia, de Ronaldo Ventura e Casarão ao vento, de Francisco Alves, foram os vencedores da 6ª etapa.

Os finalistas que se destacaram na cenaAs leituras dramatizadas trazem visibilidade aos novos autores e podem se desdobrar em oportunidades de trabalho. Na 1ª edição, trêsdramaturgos tiveram os direitos de seus textos comprados por Stella Miranda, Carlos Maciel e Louise Cardoso. Velha é a mãe,de Fabio Porchat (finalista da 1ª edição), foi montado sob de direção de João Fonseca e Louise Cardoso no elenco.Quatro faces do amor, de Eduardo Bak (finalista 2ª Edição) ganhou temporada profissional; e Bandeira de retalhos, de autoria do músico e dramaturgo Sérgio Ricardo (finalista da 3ª edição), foi encenado pelo grupo Nós do Morro.


 Seleção Brasil em Cena (números das seis edições anteriores)
Ano de criação: 2006
Número de edições: 6
Espetáculos premiados com montagem(Rio e Brasília): 8
Público (leituras, oficinas e espetáculos no Rio e Brasília: 21 mil
Textos inscritos: 1.411
Textos finalistas: 72
Leituras Dramatizadas (Rio e Brasília): 96
Diretores: 22
Estudantes de teatro: 297
Oficinas de dramaturgia: 21
Dramaturgos ministrantes: 5
Cidades onde foram ministradas as oficinas: 20
Participantes das oficinas: 420
Regiões onde foram ministradas as oficinas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste,
Sudeste e Sul

SERVIÇO –PROGRAMAÇÃO CCBB RIO
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
Informações: (21) 3808-2020.
Entrada franca. Distribuição de senhas uma hora antes.

Dia 21/11 (sábado)
Teatro III – Capacidade: 85 lugares.
14h – Na real, de Rogério Corrêa. Classificação etária: 18 anos.        
15h30 – Obra do acaso, de Flavio Freitas. Classificação etária:16 anos.

Dia 22/11 (domingo)
Teatro III – Capacidade: 85 lugares.
14h – A tropa, de Gustavo PinheiroClassificação etária: 14 anos.
15h30 – Sobre cordeiros, navalhas e dentes-de-leão, André Luis Silva. Classificação etária: 12 anos.
Dia 28/11 (sábado)
Teatro III – Capacidade: 85 lugares.
14h – Princípios transgredíveis para amores precários, de Thales Paradela. Classificação etária:12 anos.
15h30 –Maioridade, de Flávio Goldman. Classificação etária:12 anos.

Dia 29/11 (domingo)
Teatro III – Capacidade: 85 lugares.
14h – Com as mãos vazias, de Edih Longo. Classificação etária: 12 anos.
15h30 – Mandíbula, de Roberval Tamanho. Classificação etária: 16 anos.
Dia 05/12 (sábado)
Teatro I – Capacidade: 175lugares.
14h – Algum lugar onde nunca estive, de Bernardo Florim. Classificação etária: 14 anos.
15h30 – Projeto Stockton, de Carol Rainatto. Classificação etária: 16 anos.
Dia 06/12 (domingo)
Teatro I – Capacidade: 175 lugares.
14h – Um caminho para Sara, de Thales Paradela. Classificação etária: Livre.
15h30 – Elas, de João Rodrigo Ostrower. Classificação etária: 12 anos.






 Assessoria de imprensa Seleção Brasil em Cena

Bianca Senna (21) 97928-0055 / 3477-9712 | bianca@astrolabiocom.com.br
Paula Catunda (21) 98795-6583 / 2286-6583 | paula.catunda@gmail.com

Assessoria de imprensa CCBB

Rio de janeiro
Bianca Mello (21) 3808-2326 | biancamello@bb.com.br

Brasília
Adalberto Rabelo (61) 3108-7629/7630 | rabelo@bb.com.br

Belo Horizonte
Gislane Tanaka de Carvalho (31) 3431-9420 | gislane@bb.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário