domingo, 26 de março de 2017

Caríssimos,

Com o ano praticamente se iniciando para nós, temos o prazer de apresentar no FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA, em 31 de março, às 18h, na Sala Vera Janacópulos da UNIRIO, um filme sensívelO TREM NOTURNO PARA LISBOA, uma coprodução alemã, americana, suíça e portuguesa, baseado na obra homônima de Pascal Mercier, cujo nome verdadeiro é Peter Bieri, nascido em Berna, na Suíça, em 1944, escritor e filósofo, mais conhecido pelo seu pseudônimo.
A obra que originou o filme, escrita em 2004, tornou-se um fenômeno de vendagem com repercussão mundial, e colecionou elogios da crítica e tradução em inúmeras línguas. A autora chilena Isabel Allende, por exemplo, o classificou como "um deleite para a alma, um dos melhores livros que li nos últimos tempos". A disputa para a conversão do romance para o cinema foi vencida pelo do premiado cineasta, roteirista e diretor de televisão, o dinamarquês Bille August, nascido em 1948.

Um dos oito diretores a ganhar duas vezes a Palma de Ouro, em Cannes: com ‘Pelle, o Conquistador’ (1987) obteve, também, o Oscar e o Globo de Ouro. Em 1991, foi novamente premiado em Cannes, por ‘Melhores intenções’, baseado no roteiro autobiográfico de Ingmar Bergman. Com um elenco de peso encabeçado pelo inglês Jeremy Irons,  é um filme que emociona com sutileza, sem ser dramático, acompanhando a jornada do professor Raimund Gregorius pelas vielas de Lisboa em busca do personagem do livro e de si mesmo.
Enfim, uma oportunidade imperdível de se assistir e de comentar um trabalho inquietante.

Contando, como sempre, com a divulgação aos amigos e aos interessados no viés cultural e psicanalítico, aguardamos todos vocês para mais um debate instigador.
Um abraço de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.

SERVIÇO:
DATA: 31 DE MARÇO DE 2017.
HORÁRIO: FILME: 18h; ANÁLISE E DEBATE: 20 h às 22 h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISE PSICANALÍTICA: DR. NEILTON SILVA
ENTRADA FRANCA - INFORMAÇÕES: forumpsicinema@gmail.com

NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM. 

HISTÓRICO: O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA FOI CRIADO EM 1997, COMO UM PROJETO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA RIO 3, PELO ENTÃO PRESIDENTE, DR. WALDEMAR ZUSMAN, E PELO DIRETOR DO INSTITUTO, DR. NEILTON DIAS DA SILVA. DESDE 2004 PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO, DRA ANA LÚCIA DE CASTRO, RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES CULTURAIS DOS FILMES. EM 2006, A APRIO 3, ATUAL SPRJ, CELEBROU OS 10 ANOS DO FÓRUM E A PARCERIA COM A UNIRIO PARA SEDIAR O PROJETO MENSALMENTE, SEMPRE MUITO CONCORRIDO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário