A ç õ e s
Stella
Adler
O objetivo de sua abordagem na
atuação é encontrar as ações numa cena ou peça. As ações devem ser realizáveis,
e podem ser expressas usando-se a forma verbal.
* Uma ação é alguma coisa que você
faz: ler.
* Uma ação tem um fim: estou lendo o
jornal.
* Uma ação é feita em determinadas
circunstâncias: estou lendo no metrô.
* Uma ação é justificada: estou
lendo para acompanhar a Bolsa de Valores.
Ações fortes e fracas
Para ser forte, uma ação necessita de um fim ou objetivo. Por exemplo:
Vou sair do quarto. O quarto é o fim da ação e
o fim a torna forte.
Vou escrever. Esta é uma ação sem fim e,
portanto, fraca. Se sua ação é “ir embora”, ela é mais fraca que “ir para
casa”.
Ação forte Ação
fraca
Gostaria de tomar café. Gostaria
de beber alguma coisa.
Gostaria de dar um passeio no
parque. Gostaria de ir
a algum lugar.
Gostaria de ir para a cama. Gostaria
de descansar.
Gostaria de escrever uma carta. Gostaria de
escrever.
Comecemos com ações simples.
A ação é:
* Verificar as luzes
a. Verificar as luzes do lustre.
b. Verificar
as luzes nas luminárias.
* Encontrar minha bolsa
a. Encontrar minha bolsa no chão.
b. Encontrar
minha bolsa na sala.
Os exemplos anteriores são de ações
que têm um fim definido e são feitas em determinadas circunstâncias. O que está
enfatizado fará você perceber que o fim lhe dá a intenção de cada ação. Essas
são ações simples que estão ligadas a ações maiores.
Explicação de uma ação
Numa ação, você deve saber:
* O que você faz:
jantar.
* Onde você faz: na
sala-de-jantar.
* Quando você faz: na
hora do jantar.
* Por que você faz: para
comer com a família depois do trabalho.
Mas você não sabe como fazer. O como é espontâneo e inesperado. A ação
nunca inclui o como. Exemplo:
Ação:
*
Limpando o escritório. O que você está fazendo?
*
Sala particular de um apartamento. Onde você está fazendo?
*
Nove horas da manhã. Quando você está fazendo?
*
Dois clientes estão vindo para um encontro. Por que você está fazendo?
Natureza de uma ação
* Calçar sapatos.
* Calçar meias.
* Passar fraldas a ferro.
* Preparar bebidas.
* Vestir a boneca.
* Pôr sua correspondência em ordem.
* Pôr as contas em ordem.
Cada ação que você faz tem a sua natureza. Que quer dizer a sua verdade.
Para ser verdadeiro em cena você deve saber a natureza da ação que está fazendo
e ela deve ser verdadeiramente executada. Em algumas ações você realiza coisas
físicas. As coisas que você realiza para cumprir suas ações são chamadas
“atividades”.
Ação:
pôr a mesa.
* A natureza da ação é pôr facas,
garfos e colheres. Isto é o que chamamos “atividades”.
Exemplo:
Ação: pôr a mesa.
Atividades:
* Colocar copos.
* Colocar pratos.
* Colocar garfos.
Exemplo:
Ação: acender um fogo.
Atividades:
* Pegar madeira.
* Conseguir tiras de papel.
* Obter líquido inflamável.
Exemplo:
Ação: jantar.
Atividades:
* Passar a sopa.
* Cortar as verduras.
* Misturar o molho.
Uma vez que tenha fisicalizado essas ações (nos exemplos
acima), a ação total será passar a
noite em casa.
Ação total (superobjetivo)
Todas as técnicas servem somente a um propósito e esse propósito é
fazer com que o ator chegue ao que Stanislavski chamava de superobjetivo do autor. Todo personagem deve caminhar em direção ao
superobjetivo da peça. É dever do ator compreender a intenção da peça. É o que
move o dramaturgo a escrever a peça. O ator deve estar certo de que a idéia
central de uma determinada peça vai atraí-lo emocional e intelectualmente. O
ator deve saber como tomar essa idéia para si. Todas as ações numa peça são
interligadas e todas elas conduzem o ator ao superobjetivo, ou ação total.
O autor escreve a peça para ser
representada. Mas o dramaturgo não faz o ator ciente de como a peça deve se
desenvolver para realizar seu máximo propósito. Exploremos agora esse
desenvolvimento pelo qual o ator é responsável. Uma ação deve ser dividida em
ações ou etapas menores. por exemplo, na ação de ir para o trabalho de manhã há
um número de etapas, tais como: acordar, tomar café, pegar o trem etc. O
superobjetivo de ir trabalhar poderia ser manter
a família unida.
Exercício.
Complete
a ação seguinte:
Preparar o desdejum.
Esteja seguro e divida a ação em atividades como:
1. Frigir ovos.
2. Espremer suco de laranja.
3. Passar manteiga na torrada.
Etapas nas ações.
* Se uma ação for muito complicada,
divida-a em duas ou três etapas e cada etapa ajudará no desenvolvimento da
ação.
* Quaisquer etapas que você adote na
sua ação devem ser necessárias e dirigidas a ela.
Etapas numa ação.
Se sua atividade é tomar café, você deve executá-la. Se sua atividade é
tirar o anel, você deve executá-la. Mas você não pode realizar a ação de
preparar uma festa, ir trabalhar ou viajar para a Europa sem dividi-la em
etapas que a constituirão. Seria de grande auxílio anotar, como está escrito
abaixo, sua ação, as etapas nessa ação e as atividades. Exemplo:
AÇÃO ETAPAS
Ir
para o trabalho Etapa 1. Vestir-se (as atividades ou a
natureza da ação são):
Atividades:
a.
Trocar os sapatos.
b.
Colocar os brincos.
c.
Arrumar a bolsa.
Etapa 2. Tomar o desdejum.
Atividades:
a.
Colocar o pão na torradeira.
b.
Preparar café na cozinha.
c.
Preparar os cereais.
Etapa 3. Arrumar minha pasta de
negócios.
Atividades:
a.
Pôr a correspondência em ordem.
b.
Examinar a pasta de papéis do advogado.
c.
Assinar cartas.
Suas
etapas são extraídas da ação.
Detenha-se
na ação. Alimente-se dela.
Exemplo:
AÇÃO ETAPAS
Prepapar-se
para uma festa. Etapa 1. Reunir minhas roupas.
Atividades:
a. Escolher um vestido.
b.
Escolher um par de sapatos.
c.
Escolher uma bolsa.
Etapa 2. Preparar as bebidas.
Atividades:
a.
Pegar as garrafas de licor.
b.
Pegar o gelo.
c.
Pegar os copos.
Tudo isso fará
parte da natureza de “prepapar-se para uma festa”. Tente não escolher mais que três
atividades.
Fisicalizando (fazer alguma coisa física)
Quando eu peço a um ator para fisicalizar suas ações e usar suas
circunstâncias, o objetivo é tirar o fardo de cima. Se você ler alguma coisa no
jornal de que goste, recorte-a. Então você estará fisicalizando a ação de ler o
texto. Você tem sempre que manter as circunstâncias verdadeiras. Na vida, como
no palco, não quem eu sou, mas o que eu faço é a medida do meu valor e
o segredo do sucesso. Todo o resto é espalhafato, arrogância e vaidade.
Qualquer coisa que você faça deve ser fisicalizando. Fazer significa
fisicalizar.
Se um ator falha em se proteger no palco
fisicalizando sua atuação, nós provavelmente vamos surpreendê-lo tentando
representar sentimentos. Em vez disso, escolha alguma coisa física para fazer,
como pegar uma carta, guardar as chaves ou averiguar se as luzes estão acesas.
A atmosfera da peça estará lá, mas não a verdade da peça. Em cena, quando a
verdade chega, devemos celebrá-la eternamente.
Concluindo e não concluindo
as ações
Ou você conclui uma ação ou não. Se
você não completa a sua ação, deve transformá-la em uma outra ação. Se você
pode concluir sua ação, continue com ela e passe para uma outra. Mas você deve
estar sempre em ações - ao invés de estar em palavras.
Exemplo:
a. Ação: ir ao teatro.
Você perdeu seus ingressos
Você não pode completar sua ação. Você muda
para uma ação alternativa.
b. Ação: passar a noite em casa.
Exemplo:
a. Ação: tomar banho.
Não há água quente.
Você não pode completar sua ação.
b. Ação: vestir-se.
Exemplo:
a. Ação: ir ao teatro.
A campainha toca.
A ação é interrompida.
b. Passe para a ação de
receber sua visita.
c. Volte para ação inicial de
“ir ao teatro”.
A vida pode intrometer-se na sua ação.
Exemplo:
Ação: estudar anatomia.
A
vida se intromete na ação.
* O telefone toca.
* Você fecha a janela.
* Você desliga o rádio.
* Você acerta o relógio.
* Você pega uma xícara de café.
Sempre retorne à sua ação de estudar
anatomia.
Exemplo:
Ação: preparar café.
* O carteiro toca a campainha.
* O telefone toca.
* O inspetor quer checar as luzes.
* O cachorro está arranhando a porta
para sair.
Continue a ação de preparar o café.
Ações que não empregam texto
Exemplo:
Ação: costurar em meu quarto.
* Vejo uma toalha na cama: eu a
penduro.
* Ouço o táxi buzinando: olho pela
janela.
* Vejo minha bolsa: levanto-me para
guardar dinheiro.
* Vejo uma gaveta entreaberta:
retiro o suéter.
* O relógio toca: verifico a hora.
Exemplo:
Ação: ler na varanda.
* Afaste sua cadeira do sol.
* Coloque água nas flores da mesa.
* Pegue uma caneta sobre a mesa.
* Fuja das abelhas que estão à sua
volta.
Preparação e entradas
convincentes
Sempre que você entra ou deixa o
palco, isto ocorre dentro de circunstâncias específicas e você deve preparar-se.
Preparação é algo que você faz por si mesmo. A preparação se destina a ajudá-lo
a começar sua ação. Também o trará para mais perto das circunstâncias dadas.
* A preparação não é outra ação.
* Você deve selecionar o detalhe, a
coisa minúscula que será útil para a sua ação.
* Preparação é algo que você faz por
si mesmo.
* Você tira uma coisa de suas
circunstâncias que o ajudará a começar sua ação.
Se sua ação é entrar numa
biblioteca, tome alguma atividade física, tal como retirar o casaco ou folhear
sua agenda, para auxiliá-lo durante sua entrada. Quando você vem de um aposento
para outro, nós precisamos saber em que cômodo estava e em qual está entrando.
Se você entrar com flores recém colhidas e colocá-las num vaso, nós podemos
deduzir que você acaba de vir do jardim. A preparação afastará a tensão. O
adereço o manterá verdadeiro. Exemplo:
Entrando:
* No escritório Pegue a correspondência ao passar.
Guarde os óculos.
Use
a cheve para abrir o escritório.
* No quarto Tire o cachecol. Recoloque a chave na carteira. Leia
nome e endereço numa carta.
* Na sala-de-aula Tire o casaco. Tire as luvas. Arrume os
papéis da aula.
Dor e morte
Mais cedo ou mais tarde, seu trabalho no teatro irá exigir que você
expresse dor ou choque, ou você será ferido e terá que morrer à vista da
platéia. São ações que não podem ser experimentadas diretamente no palco e para
as quais você precisa de esforço. Nesta técnica as palavras “como se” são
usadas para estimulá-lo.
Dor
1. Alguém estivesse apertando seu
globo ocular.
2. Você estivesse fazendo um buraco
em seus olhos.
3. Eu estivesse enfiando uma agulha
no seu olho.
4. Eu estivesse derramando álcool
nele para limpá-lo.
Você não deve buscar a reação. Ele
deve vir imediatamente da imagem mental, e você deve escolher uma imagem que o
afete instantaneamente de modo que a reação possa sobreviver. Exemplo: se você
tem uma terrível dor de dentes, localize a dor e então é “como se” alguém
estivesse raspando suas gengivas com uma gilete. Não antecipe a dor. Ela deve
vir da gilete raspando as gengivas. O uso da metáfora para despertar uma reação
não vai além do que o que fazemos na vida real ao dizer “tenho azia”, “minhas
costas estão rangendo” ou “minha cabeça está rachando”. A imagem projeta a dor
da experiência. É “como se” eu tivesse uma ferida aberta no alto da minha
cabeça e estivesse derramando amônia na beira da ferida. A imaginação
despertada pelo “como se” lhe dará a técnica para sentir a dor em qualquer
parte do corpo.
Morte
Se você recebe um tiro, deve situar o lugar onde foi ferido; pode então
cair para a frente ou saltar com o baque. A reação de John Barrymore ao receber
um tiro em cena foi dar um salto de 90cm no ar. A ação de dormir está próxima à
de morrer - o abandono da consciência. Você começa a perder vida, perder o
mundo. Primeiro a vontade não está mais sob controle. Você tenta estender o
braço, mas não consegue. Continua a respirar, mas não pode mais se mover. Os
sentidos começam a abandoná-lo - audição, visão, paladar; então o cérebro morre
e o coração pára. Ao morrer, você experimenta esses estágios sucessivos de
perda até que você tenha partido.
Emoção
Mente, coração e alma do ator estão
envolvidos em sua profissão. Algumas vezes a mente assume o comando. Às vezes a
alma está mais envolvida. Isto trás à baila a questão da emoção. O ator tem
numerosos recursos dentro de si mesmo para obter a emoção de que a peça ou
personagem necessita. Toda emoção exigida dele pode ser encontrada através da
sua imaginação dentro das circunstâncias. O ator deve entender que não pode
existir verdadeiramente, exceto dentro das circunstâncias da peça.
Se na peça o ator necessita de uma
ação à qual não responde, pode voltar à sua própria vida, não em busca da
emoção, mas de uma ação similar. Em sua própria experiência pessoal você teve
uma ação semelhante à qual correspondeu uma reação emocional. Volte à ação e às
circunstâncias específicas em que esteve e lembre-se do que fez. Se você
recordar o lugar, os sentimentos voltarão.
Se o ator tem que rezar para Zeus e
considera isso difícil, pode dizer “alguma vez na vida, eu orei”, voltando
então à sua própria vida em busca da ação “orar”, que implica pedir socorro. Se
ele chegar a esta ação através da sua própria vida e suas cirscunstâncias pessoais,
deve tirar dela somente o seu lado realizável: “pedir socorro”. Uma vez que ele
saiba o que é realizável na ação de orar, deve voltar imediatamente para as
circusntâncias da peça e erguer as mãos para Zeus. Se o ator constrói os
antecedentes da peça e justifica a ação de estender as mãos - porque as
crianças estão morrendo, não têm água, suas línguas estão inchadas - haverá o
suficiente para dar a ele a ação de estender as mãos ou “orar”.
O lado físico da ação “orar” é
“estender as mãos”. Usar uma ação de seu passado é a
única
maneira em que ele pode ser trazido para a peça. Permanecer com seu passado
pessoal, que o fez chorar ou que lhe causou tão grande emoção, é falso, porque
você não está naquelas circunstâncias agora. Você está na peça e são as circunstâncias
da peça que têm de ser realizadas verdadeiramente, tomando emprestado da ação
que você teve no passado apenas o que era físico, não a emoção.
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Este artigo reproduz o capítulo 5 do livro Técnica da representação teatral, de Stella Adler. Tradução de Marcelo Mello. Editora Civilização Brasileira. (1992)
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A vida vem com experiências diferentes, não sei qual experiência você tem, mas este é meu pequeno testemunho, fico feliz em digitar isso porque tenho paz no meu casamento novamente e tudo graças a um grande homem chamado Dr Ogun Omo, ele é um poderoso lançador de feitiços que ajuda a conciliar a disputa entre eu e meu marido com um feitiço de amor, meu marido saiu de casa e mora com outra mulher por 7 meses sem cuidar de mim e de nossa filha de 4 anos, financeiramente estou bem, mas preciso do carinho de um homem, imploro para ele voltar para casa várias vezes, mas nada funciona, até pedi à irmã mais velha para me ajudar a implorar que não deu certo. Então um dia eu li um testemunho de uma mulher que descreveu como o Dr Ogun Omo a ajudou a impedir que seu marido se divorciasse dela com um feitiço de amor, então peguei seu contato e expliquei meus problemas para ele, ele me disse o que é necessário para o amor feitiço e o que eu fiz depois de 48 horas meu marido chegou em casa implorando por meu perdão, então foi assim que meu casamento foi salvo. Se você precisar da ajuda dele, não hesite em contatá-lo em seu e-mail: ogunomospellcaster@gmail.com para quaisquer problemas que afligem seu coração e ele os resolverá para você.
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