quarta-feira, 13 de maio de 2009

Princípios da emissão vocal

Ana Maria Regal

O sucesso e o bom relacionamento entre as pessoas dependem, em grande escala, do tom de voz e do jeito de falar. Por isso, é necessário que se torne consciente a importância da maneira de como usar corretamente a voz, sobretudo às pessoas que a usam como instrumento de trabalho, tais como professores, atores, cantores, locutores, advogados etc.
Voz é som produzido pelo ser humano. A corrente de ar que vem dos pulmões passa pela laringe vibrando as cordas vocais, onde se torna sonora. Nas cavidades bucal e nasal, com auxílio dos órgãos articulatórios, essa sonoridade é amplificada. Durante a fonação as cordas vocais se aproximam da linha média, num movimento lento de abrir e fechar. Quando alguém usa mal a voz pode acarretar para si muitos problemas orgânicos, como papilomas, edemas, pólipos, nódulos, hiperemias e outros.

Papilomas

São tumores benignos, caracterizados pela hipertrofia das papilas, com neoformações de tecido conjuntivo. Sua causa é normalmente virótica. Esse tipo de problema, quando se agrava - a glote vai se fechando - provoca asfixia e afonia.

Pólipos

Se localizam no terço médio ou terço anterior do bordo livre da corda vocal. São neoformações redondas, rosadas ou brancas e benignas. Além do abuso vocal, sua causa é atribuída também a ambientes poluídos ou mudanças bruscas de temperatura. O pólipo se dá devido a constantes inflamações nas cordas vocais e quase nunca é bilateral.

Hiperamia

É vermelhidão nas cordas vocais.

Nódulos

Ou calos são as causas mais corriqueiras, mais simples de disfonia. Começa pela formação de hemorragias entre o terço médio e o terço anterior, seguidas de cicatrizações que formam nódulos em espelho. Estes são formações brancas de pequena massa de tecido inflamatório. Vem depois de um edema (inchação das cordas vocais). O abuso vocal é dado como causa única da formação de nódulos.

Choque

Abrir e fechar rapidamente as cordas vocais (golpe de glote), falar alto ou forçar a voz provoca um choque das cordas vocais. Falando-se constantemente assim, o choque se repete várias vezes e o organismo cria um espessamento para defesa das mesmas. Isso é chamado de nódulo de corda vocal. Tais anormalidades podem levar desde a uma disfonia, que são desordens na qualidade, intensidade e tom de voz - vindo de um esforço muscular exagerado - até uma afonia, que é a perda total da voz, ocasionada pela não vibração das cordas vocais.

Prevenção

Para se prevenir tais tipos de transtorno torna-se necessário uma boa impostação, ou seja, uma harmoniosa emissão vocal. E isto deve ser feito muito naturalmente, sem esforço algum, associada a uma respiração perfeita, uma vez que esta é a base de uma boa fonação. Se não houver respiração normal não existirá fonação normal. O segredo de uma boa voz está na coordenação da respiração com a emissão sonora.

Respiração

A respiração ideal para fonação é a costo-abdominal. O ato respiratório se dá em três tempos: inspiração-pausa-expiração. Na inspiração o diafragma se contrai, abaixando-se e empurrando o abdomem para frente, provocando o aumento do diâmetro vertical e a elevação das costelas, deixando assim maior espaço que é ocupado pelos pulmões cheios de ar. Já na expiração, os órgãos voltam à posição normal, porque o pulmão se contrai e expulsa o ar que contém, levando consigo o tórax. O ar expirado é o que se utiliza na emissão vocal.

Exemplos de exercícios respiratórios

- Deitado: inspirar, segurar o ar por um minuto e expirar bem devagar pronunciando um ah!, ao mesmo tempo encolher lentamente o abdomem;

- De pé: idem ao anterior, expirando com as vogais i,e,a,o,u, numa só insspiração;

- Sentado: coluna reta, fazer os exercícios como se estivesse de pé.

Relaxamento

Além dos exercícios respiratórios, faz-se necessário o relaxamento com o objetivo de diminuir as tensões da vida cotidiana, permitindo ao indivíduo um estado propício para a execução dos exercícios propostos. A técnica Yoga é muito usada para se alcançar um bom relaxamento.

Articulação

A articulação correta de cada fonema pode ser obtida mediante a aplicação de exercícios específicos. Estes têm como finalidade aumentar a mobilidade e a elasticidade dos músculos dos órgãos que interferem na articulação, além da obtenção do ponto de articulação de cada fonema. As contrações dos músculos do pescoço e dos órgãos vocais, a má disposição dos lábios, língua e palato, como também a rigidez da mandíbula podem prejudicar uma boa emissão de voz. Sendo assim, não se pode dispensar tais exercícios, que devem ser efetuados progressivamente, poupando esforços desnecessários.

Alguns exercícios articulatórios

- Língua: colocar a língua em posição normal e dizer aaa...aaa...aaa.
Estalar a língua.
Levar a ponta da língua ao lábio superior e depois ao lábio inferior.

- Lábios: soprar bolinhas de papel
Vibrar os lábios
Colocar os lábios em posição de assovio.

- Mandíbula: abrir e fechar a boca rápido e fortemente. Com a boca fechada , mover a mandíbula em movimentos circulares. Abrir a boca devagar e fechá-la rapidamente.

- Palato: imitar o som da campainha (ding-dong).
imitar o rugir do leão (rrr....)
tossir.

OBS: é aconselhável fazer esses exercícios pelos menos umas cinco vezes cada um.

Trabalho

Uma impostação perfeita é conseguida através de um trabalho gradativo, paciente, de educação e reeducação, que desenvolva a capacidade respiratória, a flexibilidade das cordas vocais e uma emissão correta, permitindo um resultado harmonioso e estético. Mas mesmo que o indivíduo alcance tudo que foi dito acima, não significa que isto seja suficiente, pois é preciso que nossa fala seja motivada e que todos os recursos utilizados sejam a expressão autêntica da emoção e do pensamento. Tais recursos compreendem: o ritmo, pontuações e pausas, inflexões (modulações da voz que se eleva ou se abaixa quando expressamos os nossos pensamentos e sentimentos), interrogações e interjeições, naturalidade e colorido. Esses elementos é que permitirão a autenticidade da expressão humana, evitando assim uma fala impessoal, como se fôssemos máquinas (robôs).

Precauções

Algumas precauções para conservar sua voz em perfeito funcionamento. Não se deve gritar, usar demasiado a voz, fumar em excesso, tomar gelado, tomar café muito quente, tomar qualquer líquido quente seguido de água gelada, abusar do ar condicionado, inspirar fumaça etc. Como foi dito, a reducação da voz é um fator essencial para a nossa vida. Desta forma e com a ajuda de um fonoaudiólogo podemos obter todos os quesitos mencionados.

Criança

É importante ainda lembrar que a criança deverá ser sempre observada quanto ao desenvolvimento de sua fala. Se por volta dos três ou quatro anos for notada qualquer incorreção, ela deverá ser logo encaminhada a especialistas, pois dependendo da problemática, ela não só poderá ter sua fala prejudicada, como também ter problemas sociais e psicológicos, principalmente no período escolar.
________________________________
Artigo extraído da revista Cadernos de Teatro nº 83/1979, edição já esgotada




























Nenhum comentário:

Postar um comentário