terça-feira, 26 de abril de 2011

5º Prêmio APTR de Teatro:
Uma noite inesquecível!

Lionel Fischer


          Acossado por um dilúvio de proporções bíblicas, o Teatro Carlos Gomes abrigou, ontem, a cerimônia de premiação da 5ª edição do  Prêmio APTR de Teatro, que homenageou Bibi Ferreira. Tendo como apresentadores Cissa Guimarães e Fernando Eiras, acompanhados pelo pianista João Carlos Assis Brasil, a festa dirigida por João Fonseca ganhou contornos emocionantes quando Fernanda Montenegro subiu ao palco para falar sobre Bibi Ferreira.

          Inicialmente, a grande dama do teatro brasileiro leu um resumo dos  principais êxitos artísticos de Bibi, aqui e no exterior. Finda a leitura, deu um depoimento pessoal sobre a extraordinária artista, durante o qual se emocionou a ponto de ficar com os olhos marejados de lágrimas, o mesmo ocorrendo com todos que ali estavam. E dentre as muitas revelações que fez, uma delas encheu de assombro o teatro: Bibi Ferreira estreou nos palcos quando tinha, exatamente, 24 dias de vida!!! - um contra-regra não conseguia achar uma boneca e a mãe de Bibi resolveu antecipar a estréia da filha como atriz.

          Num dado momento, já perto do final da cerimônia, eis que surge Bibi Ferreira, que completa 90 anos em junho. E aí o teatro, literalmente, "veio abaixo!". Exibindo toda a sua inteligência, humor e carisma, Bibi conversou com a platéia durante alguns minutos e depois cantou "Gota d'água", composição de Chico Buarque e Paulo Pontes, título do musical homônimo protagonizado pela atriz. E o fez com tamanha perfeição técnica e inenarrável capacidade de entrega que, concluída a canção, todos os espectadores se ergueram, a maioria aos prantos, e brindaram a grande atriz com uma ovação que parecia não ter fim.

         Em resumo: os sempre caprichosos deuses do teatro facultaram a cerca de 800 pessoas o supremo privilégio de ver em cena duas das maiores artistas que este país possui, o que certamente conferiu à festa um brilho extraordinário, que jamais será esquecido. 

         Tendo como jurados Barbara Heliodora, Carlos Henrique Braz, Daniel Schenker, Daniele Ávila, Macksen Luis, Mauro Ferreira, Norma Thiré, Tânia Brandão e eu, a 5ª edição do Prêmio APTR de Teatro contemplou os seguintes profissionais:

Categoria ESPECIAL - Cia. Pequod, pelo trabalho desenvolvido para a realização do espetáculo "Marina".

ILUMINAÇÃO - Renato Machado ("Marina"/ "Senhora dos afogados"/ "Hamelin"/ "Deus da carnificina")

FIGURINO - Marcelo Pies ("Hair")

CENOGRAFIA - Daniela Thomas ("Pterodátilos")

DIREÇÃO - André Paes Leme ("Hamelin")
  
AUTOR - Rodrigo Nogueira ("Ponto de fuga")

ATOR COADJUVANTE - André Dias ("Era no tempo do rei")

ATRIZ COADJUVANTE - Dani Barros ("Maria do Caritó"/ "As conchambranças de Quaderna")

ATOR PROTAGONISTA - Marco Nanini ("Pterodátilos")

ATRIZ PROTAGONISTA - Julia Lemmertz ("Deus da carnificina")

ESPETÁCULO - "Pterodátilos" (direção de Felipe Hirsh)

PRODUÇÃO - Fernando Libonati e Pequena Central ("Pterodátilos) - esta premiação é resultante dos votos de todos os membros da APTR (Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro).

___________   

Nenhum comentário:

Postar um comentário