terça-feira, 7 de junho de 2011

Teatro Maison de France
Inadiável Apelo

Lionel Fischer

Como se sabe, em quase todas as casas de espetáculos são feitas recomendações no que diz respeito à segurança e, invariavelmente, no tocante à necessidade de serem desligados todos os aparelhos sonoros.

Estas recomendações, geralmente gravadas, são às vezes engraçadas, às vezes meramente objetivas, mas jamais grosseiras. No entanto, não é o que ocorre no Teatro Maison de France.

Uma voz masculina, com indisfarçável sotaque francês, inicia sua pregação de forma convencional. Lá pelas tantas, no entanto, escuta-se o seguinte:

"TENHAM RESPEITO PELO TRABALHO DOS ARTISTAS E DESLIGUEM IMEDIATAMENTE SEUS APARELHOS SONOROS".

Como assim? Nós, cariocas, não temos respeito pelo trabalho dos artistas? Se eventualmente, como ocorre aqui  ou em qualquer parte do mundo, um celular toca indevidamente, isto significa que a esmagadora maioria do público despreze o fato de que deve desligar seus aparelhos sonoros? Será que isso jamais aconteceu na França?

E mais: será que nos teatros parisienses escuta-se a mesma recomendação, qual seja, a de RESPEITAR o trabalho dos artistas e de DESLIGAR IMEDIATAMENTE todos os aparelhos sonoros? Acho pouco provável...

Assim, e levando-se em conta a importância do Teatro Maison de France na cena carioca, apelo para que este autoritário e arrogante lembrete auditivo seja modificado, já que contraria frontalmente a relação de respeito e afeto do público carioca para com o Teatro Maison de France.

_____________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário