terça-feira, 4 de outubro de 2011

Teatro/CRÍTICA

"O incrível segredo da mulher macaco"

.................................
Imperdível comédia em Ipanema


Lionel Fischer


"A peça conta uma história desmiolada, sangrenta e absurda, recheada de revelações bombásticas e muitas piadas. É um espetáculo de comédia-terror que apresenta um leque de personagens que buscam uma sintonia inalcançável: uma heroína preocupada com os preparativos de seu casamento, um noivo milionário, uma cruel criada, um desconhecido em busca de abrigo, uma matriarca paralítica, uma atriz de cinema de identidade falsa. Seis personagens. Seis vidas. Seis segredos"

Extraído do release que me foi enviado, o trecho acima sintetiza o enredo desta desvairada e hilariante comédia, que teve como fonte de inspiração o romance inglês "O morro dos ventos uivantes", de Emilly Brontë. De autoria de Saulo Sisnando, também responsável pela direção do espetáculo, "O incrível segredo da mulher macaco" é a mais recente produção da Cia. Os Surtados, responsável por sucessos como "Surto" e "Mamãe não pode saber". Em cartaz no Teatro Candido Mendes, a montagem traz no elenco Wendell Bendelack e Rodrigo Fagundes.

Costuma-se dizer que "rir é o melhor remédio". Sendo ou não, o fato é que torna-se literalmente impossível não se deliciar com esta mirabolante trama, propositadamente repleta de clichês e uma narrativa que a todo momento nos surpreende com revelações estapafúrdias, mas em total sintonia com o contexto. Ou seja: o humor advém basicamente da materialização de situações totalmente improváveis, que colocam o espectador, digamos, no papel de um detetive que jamais conseguirá, por si próprio, destrinchar os segredos que habitam a sinistra mansão.

Bem escrito, exibindo personagens consistentes, ainda que tresloucados, e ótimos diálogos, o texto de Saulo Sisnando é encantadoramente caótico, e sua transposição para o palco absolutamente irrepreensível, cabendo registrar a criatividade das marcações e a exatidão no que concerne ao ritmo - predicado essencial quando se trata de uma comédia.

Quanto aos atores, Wendell Bendelack e Rodrigo Fagundes são excelentes comediantes, possuidores de ótimo preparo corporal e grande habilidade vocal, o que lhes permite conferir total credibilidade a todos os personagens que interpretam. Afora isso, exibem maravilhosa contracena e uma cumplicidade que só existe quando os intérpretes acreditam no que fazem e se entregam visceralmente a todas as propostas da direção - desde que com elas concordem, evidentemente.

Na equipe técnica, todos os profissionais envolvidos dão preciosa colaboração para o inegável sucesso desta divertidíssima comédia - Duda Maia (diretora assistente e direção de movimento), Paulo Roberto Moreira (iluminação), Rodrigo Fagundes (criação da trilha e efeitos sonoros), Wendel Bendelack e Lúcia Obara (figurinos), Rodrigo Fagundes, Wendell Bendelack e Edilson Risoleta (adereços), e Rodrigo Fagundes, Wendell Bendelack e Saulo Sisnando (cenografia).

O INCRÍVEL SEGREDO DA MULHER MACACO - Texto e direção de Saulo Sisnando. Com a Cia. Os Surtados. No elenco, Wendell Bendelack e Rodrigo Fagundes. Teatro Candido Mendes. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário