terça-feira, 5 de julho de 2016

NÚCLEO DE ROTEIRO E DRAMATURGIA
ESCREVA SEU ESQUETE DE TEATRO
Com Cristina Fagundes

Neste intensivo, os alunos vão aprender na prática a criar textos curtos para teatro (esquetes), a partir de estímulos como temas, manchetes de jornal, músicas, postagens das Redes Sociais, frases, entre outros.

Os alunos vão conhecer as técnicas e ferramentas para criação de textos teatrais curtos e experimentar todas as etapas de criação de um esquete, como: a busca da ideia, a escolha da situação, a relação entre as personagens, o conflito, as surpresas e viradas da história, o clímax e o desfecho.

Os textos criados serão lidos e comentados em sala de aula pela professora que irá analisá-los tecnicamente e apontar possibilidades.  A partir daí, os alunos poderão escolher o melhor esquete criado e aperfeiçoá-lo para uma leitura no final do último dia.

 Público-alvo: Dramaturgos, escritores, comunicadores, atores, estudantes e interessados em geral.

PERÍODO:
dias 16 e 23 de julho de 2016    

HORÁRIO:
Sábados, das 10:00 às 16:00
Com 1h de intervalo para almoço.


CRISTINA FAGUNDES
Tem 40 anos, é atriz e autora.  Trabalhou em mais de 20 peças de teatro e em 2 novelas. Cristina é a idealizadora e autora do Clube da Cena, coletivo de autores, atores e diretores que estreia uma nova peça a cada semana, composta por 06 esquetes. O projeto, que acontece a cada 2 anos, já está em sua sexta edição, sendo responsável pela criação e encenação de cerca de 300 esquetes por autores premiados como Jo Bilac e Rodrigo Nogueira. Cristina escreveu 40 esquetes para o Clube, sendo a autora com o maior número de esquetes eleitos pelo público até hoje.  Cristina foi jurada do Prêmio Luso Brasileiro de Dramaturgia em 2012 a convite do Ministério da Cultura. Atualmente, é professora da Pós-Graduação de Roteiro da Universidade Veiga de Almeida, ministra oficinas no Ateliê Artístico do Rio e está em fase de criação de sua sétima peça de teatro.

Inscrição para esta oficina na CAL: http://www.cal.com.br/livres/cristina_fagundes_julho2016.html ou 3850-5750
OFICINAS NO ATELIÊ ARTÍSTICO DO RIO 7 oficinas abaixo
MASTERCLASS DE ROTEIRO DE NOVELA
Ministrante: Duca Rachid (autora) e Leusa Araújo (pesquisadora convidada)
O que é:
Masterclass com a premiada autora de telenovelas, abordando:
A construção da telenovela

1. Origem e características do gênero 

2. Os “gêneros” da novela

3. Adaptação, remake X história original: desafios

4. A sinopse original

- premissa
- story-line
- pré-sinopse ( apoio da pesquisa)
- sinopse de trabalho

5. Planejando a novela

- o escaletão
- a escaleta de capítulo - o “assunto" do capítulo ( acompanhamento da pesquisa)
- cena  - rubrica e diálogo

6. O primeiro capítulo


7. O autor e sua equipe 

- colaboradores
- direção
- produção
- elenco

8. Perguntas, considerações gerais e avaliação dos participantes.
A autora convidou a jornalista, escritora, e pesquisadora de texto do núcleo de teledramaturgia da Rede Globo, Leusa Araujo para participar com ela da Masterclass. 
Tema da participação:
Como a pesquisa pode apoiar o processo criativo na teledramaturgia
Independentemente de serem históricas, verídicas ou imaginárias, a pesquisa pode jogar nova luz à criação de histórias– seja para a teledramaturgia ou outros produtos audiovisuais. Buscar depoimentos reais, consultar diários, artigos, livros, filmes, fotografias, e outras fontes documentais exigem método do pesquisador. Evitar anacronismo ou ser movido por clichês e ideias prontas – também são obstáculos reais neste trajeto. É deste trabalho do pesquisador -- e de uma boa dose de sorte --, que podem surgir boas histórias e pistas para o desenvolvimento de trilhas factíveis e, ao mesmo tempo, extraordinárias e inspiradoras para o trabalho do autor de novela. Apresentação de case de pesquisa para ilustrar os assuntos tratados.
Público-alvo:
Autores, atores, noveleiros e interessados em geral.
Detalhes do Curso
Pré-requisitos:
Não há. 
Período:
31 de julho 
Frequência:
domingo – aula única
Horário:
das 13h às 18h

ESCREVENDO VÍDEOS DE HUMOR PARA INTERNET
Ministrante: Gabriel Esteves 
O que é:
A partir de sua experiência como redator de esquetes para o Porta dos Fundos, Gabriel vai compartilhar com os alunos seu processo de criação dos textos, orientando-os na prática na criação de seus próprios esquetes de humor.
Público-alvo:

Escritores, dramaturgos, roteiristas, atores, humoristas, comunicadores, estudantes e interessados em geral.

Detalhes do Curso

  • Pré-requisitos:
    Não há. 
  • Período:
18 a 27 de julho
  • Frequência:
    segundas e quartas
  • Horário:
    das 19h30m às 21h30

TÉCNICAS DE PITCHING E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS
Ministrante: Victor Lopes
O que é:
Nesta oficina de Desenvolvimento de Projetos e Técnicas de Pitching, os alunos vão aprender como formatar e vender seus projetos audiovisuais para festivais, mercados nacionais e internacionais do Fundo Setorial e rodadas de negócios. Vão aprender na prática como comunicar suas ideias e como viabilizar o seu pacote criativo para canais de TV, financiadores, coprodutores, distribuidores e agentes de vendas.  Haverá ensaios abertos e apresentação de Pitching dos projetos participantes.
Pitching = apresentação oral e visual de uma ideia de filme ou série de TV para potenciais compradores ou coprodutores do projeto.
Público-alvo:
Roteiristas, produtores, diretores, estudantes e interessados em geral.

Detalhes do Curso

  • Pré-requisitos:
    não há   
  • Período:
    12 a 21 de julho
  • Frequência:
    terças e quintas
  • Horário:
    das 19h30 às 22h

INTERPRETAÇÃO PARA ATORES
Ministrante: Gustavo Paso 
O que é:
Workshop Ser e Ter: “Porque não há tecnologia mais avançada que o Ator”

Traço um projeto de caminho para os atores totalmente alicerceado nas técnicas de Eugenio Kusnet associado às teorias e práticas de David Mamet, para que o Artista de teatro possa ver que o “tal personagem” é um limitador de horizontes. Trabalho para mostrar-lhe que a “criação de um personagem” nada mais é do que o afastamento do artista da sua ilimitada capacidade de jogar. Não existe tecnologia mais avançada que o Ator, ele é incontável, infindavelmente vasto, ilimitado, quando entende que precisa se livrar dessa ilusão que é a “tal” construção da personagem.
Será que Shakespeare ficou imaginando a infância de Otelo? Um ator fingindo que é uma pessoa não é um personagem simplesmente porque um personagem não é uma pessoa. Um personagem é um elemento numa obra, e a função desse elemento é AGIR em função de Objetivos que determinam uma série de ideias que cena a cena constituem uma peça teatral.
Quando os atores e as atrizes estiverem absolutamente livres do vício e da tentação de explicar a ausência de conteúdos a fim de dar-lhes alguma base psicológica-estabilizadora, estarão preparados para entrar no jogo como propósito de uma criação livre de acordos mentais inventados que só servem para ocupar o espaço e lhe tirar o foco do que é realmente importante.
Em Kusnet mergulhamos na Ação Física, na busca pela análise da Ação Cênica no ato, o ator/atriz não estuda a personagem, não sabe dela anteriormente, apenas rebe indicações pautadas no crescimento das improvisações e passo a passo vai criando suas cenas a partir de descobrimentos livres dos obstáculos psicológicos.
Em Mamet há que ser capaz de jogar o jogo pelo jogo que vai sendo determinado pelas palavras sem personagens onde se agarrar. Um jogo simples, porém desafiador pois é ilimitado, e para isso é preciso determinação intelectual para Análise dos objetivos. Voltaire dizia que as palavras foram feitas para esconder os sentimentos. O teatro de Mamet é um teatro de palavras.
Conhecimentos de Kusnet e Mamet garantem, desde que a crença seja absoluta, um resultado que nunca mais nossos artistas do palco se desvencilharão.
Público-alvo:

Atores

Detalhes do Curso

  • Pré-requisitos:
    experiência em interpretação  
  • Período:
    19 a 28 de julho
  • Frequência:
    terças e quintas
  • Horário:
    das 19h às 22h

INTESIVO DE DUBLAGEM
Ministrante:
Mabel Cézar
O que é:
O Intensivo de Dublagem objetiva ensinar aos alunos as técnicas de dublagem como sincronização de texto em português com imagem original, dicção, memória, desenvolvimento de repertório de vozes, conhecimento do mercado e dos termos técnicos da área. Os alunos terão a possiblidade de experimentar na prática o procedimento utilizado nos estúdios de dublagem, assistindo às cenas propostas, formatando a versão brasileira e colocando suas vozes sobre elas. Suas dublagens serão comentadas e analisadas pela professora em sala de aula.
Público-alvo:
Atores e não atores de todas as idades.
Detalhes do Curso
Pré-requisitos:
Não há
Período:
24 e 31 de julho
Frequência:
domingos
Horário:
das 14h às 18h

TEATRO MUSICAL
Ministrante:

O que é:
O curso visa proporcionar uma experiência intensiva de interpretação e canto, com enfoque no repertório do teatro musical norte-americano. Cada aluno deverá trazer a canção que gostaria de trabalhar durante o curso, trazendo a partitura da canção ou, preferencialmente, uma base instrumental pré-gravada para servir como acompanhamento. As canções serão trabalhadas em masterclasses ao longo das 4 aulas, do ponto de vista cênico e vocal. Ao longo do curso, serão feitos exercícios de canto coral, vocalizes destinados ao desenvolvimento do belting, e exercícios para trabalhar a cognição entre a voz cantada e a expressão corporal. Além disso, palestras com noções de performance para audições profissionais, indicações de possibilidades de análise e estudo da letra de uma canção, e o funcionamento do mercado profissional do teatro musical.
Público-alvo:
Atores, cantores, bailarinos e interessados em geral.

Detalhes do Curso

  • Pré-requisitos:
    não há
  • Período:
    18 a 27 de julho
  • Frequência:
    Segundas e quartas
  • Horário:
    das 19h às 22h
PRODUÇÃO CULTURAL – FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Ministrantes: Júlio Zucca
O que é:
A oficina aborda a transformação de uma ideia em um projeto cultural. Para que a ideia de um produto ou evento artístico se concretize, o primeiro passo é ter, em um projeto, a descrição, conteúdo e planejamento do que se quer realizar, o que inclui textos, cronogramas, orçamentos e todo o planejamento necessário. Esse documento, essencial para que o projeto seja conhecido, lido e avaliado em diversas circunstâncias, é tratado passo a passo neste curso.
Público-alvo:
Produtores, realizadores, artistas, estudantes e interessados em geral. 
Detalhes do Curso
Pré-requisitos:
Não há. 
Período:
26 e 28 de julho   
Frequência:
terça e quinta 
Horário:
das 19h às 22h
SERVIÇO DE BOOK FOTOGRÁFICO

Fotógrafo:

Sergio Santoian

O que é:

Faça seu book fotográfico com o fotógrafo Sérgio Santoian, incluindo 3 looks diferentes, 12 fotos tratadas e fornecimento de todo o material bruto. Oferecemos ainda os serviços opcionais de Make-up (valor a combinar) e produção do look (100 reais o look).

Público-alvo:

Atores, estudantes de teatro e interessados em geral.
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Inscreva-se agora no www.atelieartisticodorio.com.br e ganhe 10% de desconto nas oficinas de férias do Ateliê Artístico do Rio
Ateliê Artístico do Rio
Rua Piragibe Frota Aguiar, n° 7, Ipanema – Próximo ao metrô da General Osório


Nenhum comentário:

Postar um comentário