quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

OFICINA GRATUITA NA SEDE DAS CIAS 

‘Atuação entre o teatro e o cinema: a performatividade do instante’.
Rodrigo Fischer, criador do Grupo Desvio, de Brasília, ministra curso nos dias 16 e 17 de dezembro, das 13h às 18h.

Diretor do Grupo Desvio, uma das mais emblemáticas companhias teatrais de Brasília, Rodrigo Fischer ministra no Rio de Janeiro a oficina ‘Atuação entre o teatro e o cinema: a performatividade do instante’. Voltada para atores e diretores de teatro e cinema, as aulas acontecem na Sede das Cias, na Lapa, nos dias 16 e 17 de dezembro (sexta e sábado), das 13h às 18h. A oficina faz parte do projeto de circulação da peça ‘Misanthrofreak’, em cartaz no mesmo espaço, de 15 a 18 de dezembro de 2016, com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A inscrição é gratuita e deve ser feita mediante envio de currículo para o email clauproducao@gmail.com
Por meio da técnica Meisner de atuação e sua atualização dentro do contexto do teatro performativo, a oficina pretende fundamentar importantes características técnicas para o ator, na fronteira teatro-cinema. Serão aprimoradas habilidades como escuta, impulso, resposta e reação espontânea, além de desenvolver um estado de presença que permita a efetivação de ações menos engessadas. A partir de exercícios práticos e improvisações, será introduzido o conceito de estado de devir: aquele que prioriza a potência do silêncio, do mistério, das micro percepções e da ambiguidade no instante por meio da tensão entre realidade e ficção. O desenvolvimento desses conceitos  pretende permitir que o ator identifique seu próprio caminho para ‘performar’ no palco, mediado por uma câmera.
“A proposta do curso é que os participantes possam aprimorar a condução da performance tanto no set como no palco. A ênfase na ‘performatividade’ é o ponto de encontro entre o teatro e o cinema, enquanto o cineasta John Cassavetes é a grande inspiração para essa busca”, explica Fischer. Os participantes da oficina poderão assistir, gratuitamente, o espetáculo ‘Misanthrofreak’.

RODRIGO FISCHER
Idealizador e diretor do Grupo Desvio, é graduado em interpretação teatral (2006), mestrado (2008) e doutorado em Processos Composicionais para a Cena (2015) pela Universidade de Brasília, atualmente realiza o pós-doutorado pela mesma instituição. Atua também como professor pesquisador do Departamento de Pós Graduação em Artes Cênicas da UnB. Há 15 anos, dirige o Grupo Desvio. Fora do Desvio dirigiu: Sexton (2013); Festim Diabólico e Vilarejo DistanteTerapia de Risco; e 2+2=2, a convite da Akhmeteli Theatre de Tbilisi, Geórgia (EUA).  Como ator, trabalhou em A história de Jerry e o Cachorro (2007), de Edward Albee, dirigida por Diego Bresani, e Os Demônios(2008), de Fiódor Dostoiévski, dirigida por Antônio Abujamra e Hugo Rodas. Atuou também no cinema, em parceria com o coletivo Alumbramento. Em 2015, protagonizou o filme Último Trago, dirigido por Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti.


MISANTHROFREAK

Estreado em Nova York em 2013, apresentado em cinco países, vencedor do Prêmio Sesc de Teatro Candango de melhor espetáculo de 2014, é um dos trabalhos mais emblemáticos do Grupo Desvio, de Brasília.  Criado, dirigido e atuado por Rodrigo Fischer, o espetáculo propõe a busca de novas possibilidade de performance a partir da junção de teatro, cinema e novas tecnologias. Unindo os termos ‘misantropia’ (aversão ao ser humano) e ‘freak’ (em inglês, aberração), o espetáculo relata a angústia de um artista que tenta contar uma história operando sozinho no palco todos os recursos de tecnologia por meio de um controle remoto: iluminação, som, câmera, projeções... Entre o poético e o patético, na tentativa de se expressar, ele é confrontado com uma série de falhas, frustrações e a dificuldade de tomar decisões. Desestabilizado frente ao iminente fracasso, ele vivencia uma transformadora experiência de ressignificação do erro.  No Rio de Janeiro, as apresentações acontecem de 15 a 18 de dezembro de 2016 (qui, sex e sáb, às 20h; dom às 19h.), na Sede das Cias, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O espetáculo tem duração de 55 min. e indicação etária de 12 anos. O projeto de circulação da peça, já apresentada em Belo Horizonte e São Paulo, é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. 

SERVIÇO
Oficina de teatro
Atuação entre o teatro e o cinema
a performatividade do instante  Com o ator e diretor Rodrigo Fischer, do Grupo Desvio, de Brasília
Dias: 16 e 17 de dezembro de 2016
Hora: das 13h às 18h
Carga horária total: 10 horas
Local: Sede das Cias
Endereço: Rua Manuel Carneiro, 12 - Escadaria Selarón – Lapa – Rio de Janeiro
Tel.: 21 9 8644 1515
Vagas: 20 participantes
Inscrição gratuita mediante envio de currículo para o email: clauproducao@gmail.com
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura (FAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário