segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Teatro/CRÍTICA

"Urucubaca"

...................................
Bela estréia na Laura


Lionel Fischer


Como se sabe, o Afro-Reggae já existe há muitos anos e atuando em diversas frentes, invariavelmente com grande sucesso. Mas ainda que tal sucesso não tivesse ocorrido, continuariam sendo mais do que elogiáveis as premissas que levaram à criação do movimento, sendo a principal a possibilidade de oferecer reais oportunidades de desenvolvimento artístico e pessoal a indivíduos que, graças ao perverso sistema que impera neste país, em 99% dos casos jamais teriam acesso a tudo aquilo que as classes mais favorecidas usufruem.

Isto posto, cabe agora registrar a estréia profissional da Trupe de Teatro Afro-Reggae, ora em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim. Com texto assinado por Jorge Mautner e direção a cargo de Johayne Hildefonso e Malu Cotrim, "Urucubaca" chega à cena com elenco formado por Feijão, André Luiz, Cecília Alves, Dayane Cunha, Du Machado, Etilaine Andrade, Flávia Soares, Flávio Martins, Joyce Alves, Lívia Gaspar, Marlon Castilho, Pedro Casarin, Raphael Rodrigues e Rosali Nunes, que dividem o palco com a Banda Kitôto, formada por Ronald Simbora (vocal, guitarra e cordas), Geyse Costa (vocal), Tony Menezes (bateria e percussão), Adilson Junior (teclado) e Daniel Nunes (contrabaixo).

Abordando vários e pertinentes temas, dentre eles o amor, a violência e o sexo, o texto de Jorge Mautner não constitui exatamente uma peça, no sentido convencional do termo; sua estrutura lembra mais uma espécie de colagem, com as cenas sucedendo-se sem qualquer preocupação com o estabelecimento de uma ordem cronológica. Na verdade, é como se estivéssemos diante de uma sucessão de "fotos", só que no presente caso o álbum em questão expõe, como resultado final, não uma cópia da realidade, mas uma opinião crítica sobre a mesma, às vezes impregnada de humor, outras de tragicidade.

E mesmo acreditando que o texto pudesse ser ainda mais contundente desde que fosse um pouco reduzido, este excesso é plenamente compensado não só pela validade dos conteúdos, mas também pela forma como estão materializados na cena. Johayne Hildefonso e Malu Cotrim criam uma dinâmica em que palavra, gestos, movimento, músicas e danças se fundem de forma surpreendente e vigorosa, gerando um resultado de grande expressividade.

Quanto ao numeroso elenco, é evidente que alguns intérpretes ainda necessitam de maior aprimoramento no tocante ao domínio da palavra. Mas isto, certamente, é uma questão que será resolvida em pouco tempo e não chega a comprometer o entendimento da platéia. Quanto aos demais recursos empregados, tanto no canto, como na dança e nas passagens em que a música predomina, aí não há nenhuma ressalva a fazer, pois todos dominam esses meios expressivos com maestria.

Além disso, é realmente empolgante e comovente constatar a alegria generalizada de estar em cena, certamente fruto da consciência de todos de que ali estão não para distrair criaturas já de si tão mal atentas, mas para conscientizá-las de que, ao menos em teoria, este país pode um dia se tornar uma verdadeira mãe-gentil, e não perpetuar-se em seu papel de madrasta dos que tiveram a "urucubaca" de não nascer em berço esplêndido.

Na equipe técnica, destacamos com o maior entusiasmo o excelente trabalho de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna empreitada teatral - Samuel Abrantes (figurinos), Fernando Mello da Costa (cenografia), Djalma Amaral (iluminação), Johayne Hildefonso e Raphael Rodrigues (direção de movimento), Jairo Cliff (direção musical) e Lila Shaktihare (preparação vocal), cabendo ainda registrar o excelente release que me foi enviado, escrito por Sandra Vilela e Simone Kabarite.

URUCUBACA - Texto de Jorge Mautner. Direção de Johayne Hildefonso e Malu Cotrim. Com a Trupe de Teatro Afro-Reggae. Casa de Cultura Laura Alvim. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.

2 comentários:

  1. -
    Grande Lionel. Nós da Trupe de Teatro AfroReggae nos identificamos perfeitamente com suas opiniões e emoções. Agradecemos por nos prestigiar e de termos a oportunidade de termos uma opinião concreta da nossa "URUCUBACA" de um grande prossional como você.

    Grande abraço do seu aluno,
    Marlon Castilho.

    ResponderExcluir