domingo, 3 de outubro de 2010

Teatro/CRÍTICA

"Marlene Dietrich - as pernas do século"

..............................................
Montagem imperdível no Solar



Lionel Fischer


"No final da vida, já bem idosa, Marlene conhece um jovem que não faz a menor idéia de quem ela seja, e sequer ouviu falar do mito Marlene Dietrich. Já às vésperas de completar 90 anos, ela acaba seduzindo o rapaz de uma forma bem diferente de quando brilhava absoluta no cinema e nos palcos. Se hoje não conta mais com o frescor da juventude nem com as lendárias pernas, seu charme e inteligência estão mais vivos do que nunca, somados a uma grande aliada: a memória. Ao narrar para o desavisado rapaz sua trajetória, a diva o envolve e fascina por ter sido testemunha e personagem dos acontecimentos mais marcantes do século XX: desde o crescimento do nazismo na Alemanha nos anos 20, passando pelo glamour de Hollywood dos anos 30 a 50, sua experiência no front da Segunda Guerra, até os anos 70, pelos palcos do mundo - New York, Londres, Rio de Janeiro, Tókio".

Extraído do ótimo e abrangente release que me foi enviado pela assessoria de imprensa (JSPontes Comunicação), o trecho acima resume o que de mais essencial ocorre no presente texto, de autoria de Aimar Labaki, ora em cartaz no Centro Cultural Solar de Botafogo. William Pereira assina a direção da montagem, que chega à cena com elenco formado por Sylvia Bandeira (Marlene Dietrich), José Mauro Brant (Jovem e outros personagens), Marciah Luna Cabral e Silvio Ferrari (que também interpretam vários papéis) e dividem o palco com os músicos Roberto Bahal (piano), Luciano Corrêa (violoncelo) e Vinícius Carvalho (sopros).

A presente montagem é definida por seus realizadores como uma "biografia musicada". E de fato é o que acontece. Ao mesmo tempo em que são cantadas e tocadas cerca de 30 canções, o texto aborda de forma sensível, bem humorada e trágica a trajetória daquela que muitos consideram a maior estrela do século XX. Contendo ótimos diálogos, personagens muito bem estruturados e uma trama que flui de forma tal que envolve por completo a platéia, "Marlene Dietrich - as pernas do século" constitui um evento teatral da maior importância, que merece ser prestigiado de forma incondicional pelo público carioca.

Com relação ao espetáculo, o diretor William Pereira impõe à cena uma dinâmica em total sintonia com o texto, valorizando todos os conteúdos propostos pelo autor através de um desenho cênico elegante e de grande expressividade. E cabe ainda ao encenador o mérito suplementar de haver extraído ótimas atuações do elenco, a começar pelos protagonistas.

Na pele de Marlene Dietrich, Sylvia Bandeira talvez exiba aqui a melhor performance de sua carreira. Evidenciando forte presença, carisma, inteligência cênica e uma classe à altura da personalidade que interpreta, a atriz convence em todos os momentos, emocionando o público nas passagens mais dramáticas, assim como divertindo-o naquelas em que o humor predomina, cabendo também ressaltar sua eficiência ao cantar em vários idiomas e, impossível calar o óbvio, o fato de que está cada vez mais linda. José Mauro Brant obtém excelente resultado vivendo o inicialmente alienado rapaz, que aos poucos vai se deixando fascinar pela protagonista - o ator também se sai muito bem em seus demais personagens, correspondendo inteiramente nas partes cantadas.

Quanto a Silvio Ferrari e Marciah Luna Cabral, ambos com grande experiência e vitoriosas passagens por espetáculos musicais, o rendimento de ambos também é bom, ainda que no espetáculo de estréia evidenciassem alguma insegurança. Mas esta logo passará e certamente ambos chegarão rapidamente a um patamar superior ao que exibiram nesta última sexta-feira.

Na equipe técnica, destacamos com o mesmo entusiasmo os irrepreensíveis trabalhos de todos os envolvidos nesta imperdível empreitada teatral - William Pereira (cenografia), Marcelo Marques (responsável por deslumbrantes figurinos), Paulo César Medeiros (autor de uma das mais expressivas iluminações da atual temporada), Marcia Rubin (direção de movimento), Marciah Luna Cabral (preparação vocal), Cacau Gondomar (maravilhoso projeto gráfico) e finalmente a Lúdico Produções Artísticas, mais uma vez responsável por uma produção impecável. Cabe ainda registrar a excelente direção musical e arranjos de Roberto Bahal, assim como sua performance ao piano e a de seus colegas músicos.

MARLENE DIETRICH - AS PERNAS DO SÉCULO - Texto de Aimar Labaki. Direção de William Pereira. Com Sylvia Bandeira, José Mauro Brant, Marciah Luna Cabral e Silvio Ferrari. Centro Cultural Solar de Botafogo. Quinta a sábado, 21h30. Domingo, 20h.

2 comentários:

  1. Parabéns William,Aimar,Atores,Criadores,Produtores, Técnicos e viva sempre a beleza!!!!
    Angela Barros

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir