quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Teatro/CRÍTICA

"A sala de jantar"

...................................................
Laços que o tempo desfaz


Lionel Fischer



"A peça é ambientada em uma típica sala de jantar, de uma família tradicional, onde a mesa é o foco de todas as ações, desde um simples café da manhã, a um elaborado jantar, passando também pelo trabalho e celebrações especiais. Intercalando cenas engraçadas, outras comoventes e até cruéis, o espetáculo traz de volta uma tradição perdida ao longo do tempo, onde a mesa era o elo principal nas reuniões familiares".

Extraído do release que me foi enviado, o trecho acima resume o enredo de "A sala de jantar", do dramaturgo norte-americano A. R. Gurney. Rogério Martins responde pela direção do espetáculo, em cartaz no Teatro dos Quatro. No elenco, Carla Ribas, Rogério Martins, Eduardo Salles, Janaina Gaia, Patrícia Ramalho e Theodoro Cochrane.

Como não sei exatamente qual terá sido a intenção do autor, suponho duas hipóteses: ou desejou simplesmente mostrar a passagem do tempo numa família ou ressaltar que nossa época, essencialmente tecnológica e cada vez mais solitária, aboliu um costume - a família sentar-se à mesa - que servia para estreitar laços. Ou pode ser que tenha pretendido ambas as coisas.

Seja como for, estamos diante de um texto que certamente exibe passagens engraçadas e outras mais dramáticas, mas que, em meu entendimento, carece de maior profundidade - como são 56 personagens no total, envolvidos numa grande quantidade de cenas, os eventuais conflitos são apenas esboçados e logo dão lugar a outros, pois é assim que a peça está estruturada.

Com relação ao espetáculo, Rogério Martins impõe à cena uma dinâmica simples e despojada, quase sempre apoiada em um ritmo acelerado, obtendo um resultado que pode ser considerado correto. E a mesma correção está presente na atuação do elenco, salvo em alguns momentos em que determinados personagens possibilitam uma performance um pouco mais elaborada, ainda que breve. Mas cabe registrar a capacidade de entrega do conjunto e sua evidente alegria com a possibilidade de dar vida a vários e diversificados papéis.

Na equipe técnica, Rogério Martins assina uma boa tradução, sendo divertidos e criativos os figurinos de Edmar Galvão. Leysa Vidal (iluminação) e Pedro Corrêa e Fernanda Corrêa (trilha sonora) dão modestas contribuições ao espetáculo.

A SALA DE JANTAR - Texto de A. R. Gurney. Direção de Rogério Martins. Com Carla Ribas, Rogério Martins, Eduardo Salles, Janaina Gaia, Patrícia Ramalho e Theodoro Cochrane. Teatro dos Quatro. Terça e quarta, 21.




Um comentário:

  1. Olá Lionel, como vai?
    Gostaria apenas de informar que a iluminação deste espetáculo não é minha. Eu ia fazer, e talvez por isso o release estivesse desatualizado.
    Grande abraço, Leysa Vidal.

    ResponderExcluir