UNIRIO – PROEXC/ESCOLA DE TEATRO & SOCIEDADE PSICANALÍTICA DO RIO DE JANEIRO
APRESENTAM: FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA
No dia 28 de setembro, às 18 h, será analisado e debatido o premiado filme: A LIBERDADE É AZUL (1993, 100 min.), o primeiro longa-metragem da trilogiaTrois couleurs, roteirizado e dirigido pelo premiado diretor polonês, Krzysztof Kieślowski (1941-1996), reconhecido por sua filmografia vigorosa na qual se destacam, além de A igualdade é branca (1994) e A fraternidade é vermelha (1994), os títulos: A dupla vida de Verónique (1990) e O decálogo (1988), entre outros. Em uma perspectiva alegórica, o roteiro recontextualiza as cores e os ideais da Revolução Francesa, em uma produção francesa, polonesa e suíça. Interpretada vigorosamente pela atriz Juliette Binoche, no papel de Julie, a esposa de um renomado maestro e compositor francês que morre em um desastre automobilístico com a filha do casal, de cinco anos de idade. Como única sobrevivente da tragédia, vê-se na situação de ter que lidar com essas perdas e seguir vivendo, tanto na introspecção inicial como na negação à vida. Uma discussão sobre o luto patológico e a força exigida frente à descoberta da liberdade em uma piscina azul, metáfora oceânica do recomeço. Assim, na última sexta-feira do mês, na Sala Vera Janacópulos da UNIRIO, analisaremos e discutiremos a película, em seus múltiplos aspectos e prismas diversos. Como sempre, aguardamos todos vocês para mais um debate e contamos com a divulgação aos amigos e aos interessados no viés cultural e psicanalítico. Um grande abraço de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.
SERVIÇO:
DATA: 28 DE SETEMBRO DE 2018.
HORÁRIO: FILME: 18 h; ANÁLISE E DEBATE: 20 h às 22 h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296. URCA.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISE PSICANALÍTICA: DR. NEILTON SILVA
ENTRADA FRANCA - INFORMAÇÕES: forumpsicinema@gmail.com
NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Dias da Silva, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM ou através da editora Letra Capital.
HISTÓRICO: O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA FOI CRIADO EM 1997, COMO UM PROJETO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA RIO 3, PELO ENTÃO PRESIDENTE, DR. WALDEMAR ZUSMAN, E PELO DIRETOR DO INSTITUTO, DR. NEILTON DIAS DA SILVA. DESDE 2004 PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO, DRA ANA LÚCIA DE CASTRO, RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES CULTURAIS DOS FILMES. CELEBRAMOS OS 14 ANOS DO FÓRUM E A PARCERIA DA SPRJ COM A UNIRIO PARA SEDIAR O PROJETO MENSALMENTE, SEMPRE MUITO CONCORRIDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário