segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Teatro/CRÍTICA

                       "Vermelo Valentino"

.....................................................................
Instigante trama no Planetário


Lionel Fischer


"Em plenos anos 20, numa cidadezinha do interior, após receber um quadro do famoso pintor Valentino Sherman, um casal faz um convite para que o mesmo se hospede em sua casa. O que parecia ser, a princípio, inofensivo, vai ganhando proporções extremadas. Diante de um clima tenso e ambicioso, que envolve o passado misterioso do jovem pintor, desejos pessoais afloram a cada instante, ultrapassando os limites seguros para o convívio do trio".

O trecho acima, extraído do release que me foi enviado, sintetiza a trama do presente texto, livremente inspirado no romance "O talentoso Ripley", de Patricia Highsmith. Em cartaz no Teatro Municipal Maria Clara Machado (Planetário da Gávea), "Vermelho Valentino" tem autoria e direção assinadas por Sandro Pamponet, estando o elenco formado por Claudia Sardinha, Felipe Cabral, Patricia Britto e Johnny Massaro - quando assistimos ao espetáculo, Massaro foi substituído por Pamponet.

Contando com supervisão dramatúrgica de Jô Bilac, a peça de Sandro Pamponet consegue manter o espectador atento e interessado, já que a instigante trama se desenvolve através de personagens bem estruturados e de diálogos fluentes. 

Quanto ao espetáculo, este está em total sintonia com o material dramatúrgico. Através de marcas surpreendentes e diversificadas, o diretor explora de forma apropriada as tensões oriundas de uma trama que só aos poucos vai sendo desvendada.

A mesma eficiência se faz presente no trabalho dos intérpretes, pois tanto Claudia Sardinha (Anita) quanto Felipe Cabral (Martins) e Patricia Britto (Eva) conseguem extrair o máximo de seus personagens - quanto à atuação de Sandro Pamponet, esta é um pouco menos segura e convincente, mas ainda assim correta, o que já é muito se levarmos em conta que o diretor foi obrigado a uma imprevista substituição.

Na equipe técnica, Isabel Pedrosa assina uma cenografia abstrata e expressiva, a mesma expressividade presente na iluminação de Rodrigo Belay. Juliana Nascimento responde por corretos figurinos, sendo instigante a trilha sonora de Gustavo Marinho.

VERMELHO VALENTINO - Texto e direção de Sandro Pamponet. Com Johnny Massaro, Claudia Sardinha, Felipe Cabral e Patricia Britto. Teatro Municipal Maria Clara Machado (Planetário da Gávea). Terças e quartas, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário