quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Deixar o texto falar


oficina com ANA KFOURI

          A proposta dessa oficina é trabalhar a palavra liberta do peso do sentido já dado, ou seja, do significado estabelecido a priori. O ator precisa se libertar da necessidade que muitas vezes se tem de explicitar as palavras, de querer comunicar, de querer ser compreendido.


          Essa oficina visa orientar os atores a deixarem de lado um eu que fala, estimulando-os a se aventurarem na experiência da linguagem entendida como criação e não como comunicação. A idéia é orientá-los a permitir o texto falar por si só, sem a busca de um fechamento de sentido do mesmo. Para tal, o ator precisa se libertar de uma construção psicológica em sua atuação, e experimentar, então, a potência da fala, uma fala falada e brincada pelo vigor do corpo, por sua respiração, por sua potencialidade poética. Uma fala desprovida de sentimentalismos.


          Textos de autores como Samuel Beckett, Valère Novarina, Antonin Artaud, Nelson Rodrigues e Hilda Hilst, entre outros, estimulam a se acreditar na fala como uma protagonista da cena, pois são autores que estão longe de pensar o teatro como representação do mundo ou da realidade. São textos que apresentam uma independência em relação ao sujeito. E o artista é artista exatamente quando não é sujeito, e sim quando se torna uma abertura para a arte. São textos que estilhaçam nosso lado racional, lógico, ordenador. E oferecem um grande desafio para o ator: deixar o texto falar!


Valor: 550,00 a vista


Ou 2X de $300,00


Informações e inscrições:


THIAGO CHAGAS

21-8229-9889


________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário