quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

IMPROVISAÇÕES 




          Os conflitos estão presentes em qualquer texto teatral, o que equivale a dizer que sem conflito não há teatro. Ou seja: sem o choque de duas vontades antagônicas a ação dramática deixa de existir. E tal conceito aplica-se não apenas a peças prontas, mas também aos exercícios preparatórios do ator, em especial às improvisações, que possibilitam abordar uma infinidade de conflitos, desde os mais simples (e nem por isso fáceis de serem trabalhados)  até os mais complexos.

          Os 70 exercícios de improvisação que se seguem foram extraídos do livro Improvisation Starters, de Philip Bernard (Betterway Books, 1992) e estão agrupados em conflitos envolvendo Pai/Adolescente, Professor/Aluno, Cliente/Vendedor, Adolescentes, Empregado/Empregador, Colegas de Trabalho, Relacionamentos Amorosos e Médico/Paciente. A tradução é de Ana Carolina de Oliveira Pereira dos Santos.


____________________________



Pai e Adolescente


1 - Jovem está discutindo com o pai a possibilidade de ir a uma festa na próxima semana. Objetivo do adolescente: A festa promete ser da pesada porque nenhum adulto estará presente. Tente conseguir a permissão do seu pai. Objetivo do pai: Você está muito relutante em deixar seu filho ir a uma festa onde não haverá nenhum adulto, o que pode resultar em uso de drogas ou álcool.


2 - Pai e filha estão na sala e ouvem um carro buzinando. A adolescente diz que seu namorado chegou e que eles vão ao cinema. O pai ainda não conhece o rapaz. Objetivo da adolescente: Você quer sair imediatamente porque o filme começa em dez minutos. Objetivo do pai: Você precisa conhecer o rapaz. Insista em conhecê-lo antes deles saírem.


3 - Pai e filho estão no quarto do último. A mãe acabou deixá-los. Objetivo do adolescente: Você se dá conta de que seus pais estão se separando e de alguma forma se sente responsável pela situação. Objetivo do pai: Você quer certificar-se de que seu filho reconhece que os problemas entre você e sua mulher não têm nada a ver com ele.


4 - Rapaz entra em casa. Ele pegou o carro esporte novo do pai emprestado. O pai está em casa quando ele chega. Objetivo do adolescente: Você bateu com o carro, mas não lhe aconteceu nada. Em compensação, o carro está destruído. Você foi o responsável pelo acidente, mas não quer que seus pais saibam. Objetivo do pai: Você adora seu carro esporte e está feliz que seu filho voltou com ele porque gostaria de lavá-lo e encerá-lo.


5 - Jovem de castigo está tentando sair de casa escondido. Quando está prestes a fazê-lo, o pai entra no seu quarto. Objetivo do adolescente: Convença seu pai de que você tem um bom motivo para sair. Objetivo do pai: Exija uma explicação para a atitude do filho.


6 - Pai vê um brinco pendurado na orelha do rapaz. Objetivo do adolescente: Você acha que o brinco ficou ótimo. Lute pelo direito de usá-lo. Objetivo do pai: Essa idéia do seu filho usar brinco lhe perturba. Faça com que ele se livre disso.


7 - Adolescente entra em casa com o boletim escolar, o pai está na sala. Objetivo do adolescente: Seu pai precisa assinar o boletim, mas você foi reprovado em todas as matérias, menos em artes, em que tirou dez! Você pretende se tornar um artista, então as outras notas não lhe parecem importantes. Objetivo do pai: Você está ansioso para ver o boletim do seu filho. Na sua opinião, boas notas em todas as matérias são muito importantes e você quer que seu filho vá para uma boa faculdade.


8 - Pai entra no quarto do filho para conversar sobre onde ele foi na noite anterior. Objetivo do adolescente: Você disse que estava na casa de um amigo, mas na verdade estava num bar. Objetivo do pai: Você falou com o tal amigo e ele disse que não esteve com seu filho. Descubra a verdade.


9 - Pai está conversando com o filho sobre a moça com quem ele está namorando. Objetivo do pai: Você não gosta dessa namorada. Proíba-o de vê-la. Objetivo do adolescente: Você sabe que seu pai não gosta da sua namorada, mas recuse-se a terminar com ela.


10 - Pai está tendo uma conversa com o filho de treze anos. Objetivo do pai: Você ainda não contou ao seu filho que ele é adotado. Você acredita que esta é a hora, mas sabe que tem que ser muito delicado com os sentimentos dele. Objetivo do adolescente: Você está percebendo que seu pai tem algo muito sério para discutir com você. Descubra o que é.



Professor e Aluno


11 - Professora e aluno estão em sala de aula. O sino acabou de tocar e ela diz ao aluno que deseja conversar. Objetivo da professora: Você encontrou vestígios de drogas embaixo da carteira do aluno e acredita pertencerem a ele. Ofereça ajuda para que ele possa superar o problema. Objetivo do aluno: Você foi obrigado a guardar as drogas de um outro aluno que ameaçou machucá-lo caso não o fizesse. Conte isso à professora, mas faça-a prometer que vai manter segredo.


12 - Professor e aluno estão discutindo um possível erro de nota numa prova. Objetivo do professor: Você não admite ter cometido um erro. Objetivo do aluno: Você tem certeza de que o professor cometeu um erro e exige que ele aumente a nota da sua prova.


13 - Professor e aluno discutem uma pesquisa. Objetivo do professor: Você não acredita que o aluno seria capaz de elaborar uma pesquisa de tamanha qualidade. Faça-o confessar que ele cometeu plágio. Objetivo do aluno: Você se esforçou muito para fazer essa pesquisa. Prove ao professor que ela é de sua inteira autoria.


14 - Aluno do terceiro ano do segundo grau foi chamado à sala do diretor para uma reunião na véspera de sua formatura. Objetivo do diretor: Você acabou de se encontrar com a professora de Biologia e ela lhe informou que ele foi reprovado nessa matéria. Diga ao rapaz que isso o impedirá de formar-se. Objetivo do aluno: Você acredita que a professora calculou a média errado. Explique isso ao diretor.


15 - Aluno marcou um horário para falar com o professor de História sobre o seu parceiro numa pesquisa. Objetivo do aluno: Você odeia seu parceiro. Implore ao professor que lhe coloque com outra pessoa. Objetivo do professor: Você acha que todos os alunos deveriam aprender a se dar bem. Recuse-se a mudar as duplas.



Cliente e Vendedor


16 - Uma pessoa chega em casa e encontra um vendedor de aspiradores de pó. Objetivo do vendedor: Você quer vender o objeto e coloca um punhado de sujeira perto da porta para fazer uma demonstração. Objetivo do dono da casa: Você não está a fim de atender o vendedor. Livre-se dele!


17 - Cliente fala com um vendedor de carros usados sobre um problema que o veículo que ela comprou vem apresentando. Objetivo do vendedor: Convença a cliente de que o carro não tinha nenhum problema quando foi vendido e que você não tem responsabilidade sobre o carro desde então. Objetivo da cliente: Você tem certeza de que já havia algo de errado com o carro. Exija um reembolso completo.


18 - Vendedor conversa com um cliente no showroom de uma loja de móveis que fecha em dez minutos. O cliente quer comprar um sofá. Objetivo do vendedor: Se realizar uma venda de $1.000 você poderá ganhar uma viagem para o Havaí, mas precisa fazê-lo até o fim do dia. Faça com que o cliente compre o sofá de $1.000. Objetivo do cliente: Você só quer comprar um determinado sofá de $900.


19 - Um caixa diz ao cliente que seu cartão de crédito foi recusado. Objetivo do cliente: Você não acredita. Acabou de usá-lo em outra loja e não houve nenhum problema. Objetivo do caixa: Você não tem permissão de realizar nenhum venda para um cliente cujo cartão não foi aceito. Insista num pagamento em dinheiro, caso contrário a venda não poderá ser efetuada.




Adolescentes


20 - Adolescente está numa festa e oferece a outro uma cerveja e um cigarro. Quase todos estão fumando e bebendo. Objetivo do 1º adolescente: Você nunca fumou nem bebeu e não quer começar agora. Objetivo do 2º: Você acha fumar e beber legal. Induza o outro adolescente a ceder.


21 - Adolescente quer dividir com o amigo a alegria de ter recebido uma carta de uma faculdade onde ele gostaria de entrar. Objetivo do adolescente: Você abre o envelope e descobre que não foi aceito. Objetivo do amigo: Você sempre duvidou que seu amigo seria capaz de ser aceito nessa faculdade, mas nunca teve coragem de lhe contar. Console-o.


22 - Adolescente encontra outro no hall da escola. Objetivo do 1º adolescente: Você está furioso porque ouviu dizer que o outro estava espalhando terríveis boatos sobre você. Objetivo do 2º: Você se sente intimidado por este rapaz e nunca faria nada para deixá-lo nervoso. Faça o que puder para ficar de bem com ele.


23 - Adolescente encontra outro fora da sala poco antes de uma prova. Objetivo do 1º adolescente: Você não estudou. Convença o outro adolescente a deixar você colar dele. Objetivo do 2º: Você é um aluno modelo e nunca pensou em fazer isso.


24 - Adolescente encontra um amigo para discutir algo muito importante. Objetivo do adolescente: Ontem à noite você viu a namorada do seu amigo com outro e acha que ele deve saber tudo para seu próprio bem. Objetivo do amigo: Você suspeita que seu amigo quer conversar sobre sua namorada porque está com inveja, já que ela é bonita e ele adoraria vê-los separados.


25 - Dois colegiais estão do lado de fora da sala do diretor para conversar sobre um aluno que está envolvido com drogas. Justamente quando estão prestes a entrar na sala o primeiro muda de idéia. Objetivo do 1º adolescente: Você teme que o traficante queira se vingar. Objetivo do 2º: Você precisa que o outro aluno confirme sua história. Convença-o a falar.


26 - Dois amigos estão se divertindo numa festa quando um deles vê que horas são. É quase meia-noite. Objetivo do 1º adolescente: Você prometeu a seu pais que chegaria em casa até meia-noite. Convença seu amigo a voltar com você. Objetivo do 2º: Você está se divertindo muito e não quer ir embora. Convença seu amigo a ficar mais um pouco.


27 - Dois adolescentes estão na beira do telhado de um edifício alto. Uma distância de dois metros separa esse edifício de um outro com a mesma altura. Objetivo do 1º adolescente: Desafie o outro adolescente a pular de um edifício para o outro. Objetivo do 2º: Você tem medo de altura e recusa-se a pular.


28 - Colegial interrompe o amigo que está estudando na biblioteca da escola. Objetivo do 1º adolescente: Você ouviu uma fofoca deliciosa sobre uma professor da escola e quer contar para o seu amigo. Objetivo do 2º: Você tem uma prova importante na próxima aula e não quer ser interrompido nem por um minuto.


29 - Adolescente encontra seu rival no hall da escola. Objetivo do 1º adolescente: Você ficou sabendo que o pai desse rapaz perdeu o emprego e por isso não pára de provocá-lo. Objetivo do 2º: Você está péssimo porque seu pai perdeu o emprego injustamente. Você o ama e faria qualquer coisa para defendê-lo.


30 - Dois adolescentes acabaram de roubar a prova final da mesa do professor. Objetivo do 1º adolescente: Você se sente culpado e decide colocar a prova no lugar antes que alguém dê por falta dela. Objetivo do 2º: Você quer fazer cópias imediatamente e vendê-las para os outros alunos.




Empregado e Empregador


31 - Porteiro do cinema é chamado ao escritório do gerente. Objetivo do gerente: Você ficou sabendo por outro funcionário que o porteiro tem deixado os amigos entrarem no cinema de graça. Pergunte se é verdade. Objetivo do porteiro: o outro funcionário o odeia porque, apesar de ter sido contratado depois, você ganha mais que ele. Na sua opinião ele tem contado mentiras a seu respeito. Defenda-se.


32 - Dono de uma loja conversa com o gerente sobre o desempenho de um funcionário contratado recentemente. Objetivo do dono: Você não está satisfeito com o desempenho desse funcionário, contratado pelo gerente. Faça com que esse incompetente seja demitido. Objetivo do gerente: Você está consciente do fraco desempenho do funcionário, mas tentará defendê-lo porque ele é um grande amigo.


33 - Caixa de supermercado entra no escritório do gerente para pedir um aumento. Objetivo da caixa: Você está trabalhando nesse supermercado há um ano e acredita que já está na hora de receber um aumento. Objetivo do gerente: Você sabe que ela é uma das melhores funcionárias, mas seus superiores o instruíram a congelar todos os aumentos.


34 - Editor-chefe de um jornal quer enviar um repórter novo para fazer uma matéria sobre um procedimento cirúrgico. Objetivo do editor: Diga ao repórter que ele precisará observar os cirurgiões fazendo uma operação. Objetivo do repórter: Você está ansioso para causar boa impressão ao chefe e poderia fazer qualquer matéria - desde que não tivesse a ver com sangue, que lhe faz desmaiar.


35 - Gerente de uma loja mandou um de seus vendedores varrer o chão porque um dos superiores disse que estava nojento. Objetivo do gerente: Você sabe que varrer o chão não é tarefa do vendedor, mas convença-o a fazer esse favor. Objetivo do vendedor: Você não foi contratado para varrer o chão. Recuse-se a atender esse pedido.


36 - Executivo acabou de dar à secretária uma pilha enorme de pastas para organizar e arquivar antes do fim do expediente, às cinco horas. São quatro e meia. Objetivo do executivo: Você acredita que a secretária é capaz de fazer o trabalho em meia hora. Insista que ele deve estar pronto até às cinco. Objetivo da secretária: Você acha que seu chefe é maluco. Não há possibilidade de terminar o trabalho em meia hora. Prometa terminá-lo amanhã até o meio-dia.


37 - Operário pede ao patrão para tirar uma folga. Ele já utilizou os dias a que tinha direito. Objetivo do operário: Você precisa visitar sua mãe num hospital do outro lado do país. Objetivo do patrão: Você suspeita que seu funcionário está mentindo. Recuse-se a dar os dias adicionais de folga.


38 - Gerente de um banco está em vias de despedir um de seus caixas. Objetivo do caixa: Ontem você soube que o gerente prometeu emprego ao sobrinho e na sua opinião seu emprego será dado a ele. Acuse seu patrão de nepotismo. Objetivo do gerente: Você deve insistir que o está despedindo por causa do seu desempenho insatisfatório.



Colegas de Trabalho


39 - Caixa de supermercado percebe que outro caixa está roubando dinheiro da máquina registradora. Objetivo do 1º caixa: Você gosta do seu colega e detestaria que ele se metesse em encrencas. Convença-o a colocar o dinheiro de volta. Objetivo do 2º: Negue que roubou o dinheiro da máquina registradora.


40 - Dois professores estão debatendo quem realmente escreveu as peças de Shakespeare. Objetivo do 1º professor: Na sua opinião, todas as teorias que afirmam que as peças de Shakespeare foram escritas por outra pessoa são ridículas e infundadas. Objetivo do 2º: Você sugere que, na verdade, Earl of Oxford escreveu as peças de Shakespeare baseado na crença de que apenas um nobre poderia tê-las escrito.


41 - Duas cozinheiras de um restaurante estão preparando o prato do dia: um guisado. Objetivo da 1ª cozinheira: O orégano é parte importante da sua receita. Insista que ele deve ser incluído. Objetivo da 2ª: Você sabe o quanto a sua colega gosta de usar orégano, mas na sua opinião esse condimento não deve ser incluído no guisado.


42 - Dois funcionários da limpeza estão limpando a sala de uma casa quando um deles começa a varrer a sujeira para debaixo de um tapete. Objetivo do 1º funcionário: Na sua opinião não há nada de errado em fazer isso. Objetivo do 2º: Insista para que seu colega use a pá e jogue a sujeira fora como se deve.


43 - Dois pintores estão ao pé de uma escada de sete metros apoiada numa casa. Objetivo do 1º pintor: Você acabou de descer da escada após pintar a parte de cima da casa. Está na hora de fazer um intervalo. Peça ao seu colega para terminar o trabalho. Objetivo do 2º: Você tem pavor de altura, mas está relutante em admitir isso.


44 - Chefe de polícia encarregado das investigações de homicídio está em seu escritório com um dos seus detetives. Eles estão discutindo um caso no qual o segundo esteve trabalhando durante meses. Objetivo do chefe de polícia: O detetive já gastou muito tempo nesse caso e não o resolveu. Você está encerrando o caso. Objetivo do detetive: Você tem certeza de que pode concluí-lo com sucesso dentro de uma semana.


45 - Dois operários estão escavando as fundições de uma casa, quando um deles descobre o que parece ser um baú com um tesouro. Objetivo do 1º operário: Você acha que pode ter encontrado algo de valor e adoraria abrí-lo agora. Objetivo do 2º: Tente convencer seu colega que o que vocês acharam não tem valor (Você pretende voltar quando seu colega não estiver lá e pegar o baú).


46 - Após examinar os desenhos de um conjunto de armários de cozinha que acabaram de montar, dois marceneiros descobrem que usaram as dobradiças e os puxadores errados. Objetivo do 1º marceneiro: Você quer substituir todas as dobradiças e puxadores, embora vá perder tempo e dinheiro com isso. Objetivo do 2º: Você acha que os proprietários não vão notar o erro e quer deixar os armários como estão.


47 - Dois funcionários estão limpando um escritório quando descobrem um envelope com dezenas de notas de cinqüenta numa lata de lixo. É tarde da noite e não há ninguém por perto. Objetivo do 1º funcionário: Você quer dividir imediatamente o dinheiro com o parceiro. Objetivo do 2º: Você quer fazer o que é certo e relatar a descoberta ao patrão.




Relacionamentos Amorosos


48 - Rapaz está conversando com a namorada sobre uma ligação que recebeu da ex, em que ela disse que gostaria de continuar amiga dele. Objetivo do rapaz: Você acha que foi legal da parte dela ligar para dizer que preza sua amizade. Convença sua namorada de que ela não deve se sentir ameaçada. Objetivo da namorada: Você não acredita que a ex só queira a amizade de seu namorado. Deixe claro que quer essa menina fora da vida dele.


49 - Moça acabou de preparar um rosbife para jantar com o namorado novo. Objetivo do namorado: Parece que o rosbife torrou e você tem medo de comê-lo e passar mal. Mas não quer magoar sua namorada. Objetivo da moça: Você está super orgulhosa do prato que preparou e gostaria que seu namorado comesse e repetisse.


50 - Moça e o namorado estão no apartamento dela falando sobre um dos ex-namorados dela. Objetivo da moça: Convença seu namorado de que o relacionamento com o ex terminou. Objetivo do namorado: Descubra se sua namorada anda vendo o ex quando você não está por perto.


51 - Rapaz e a namorada estão discutindo o futuro do relacionamento. Objetivo do rapaz: Você está aborrecido porque imagina que sua namorada quer terminar o namoro. Convença-a a dar mais tempo ao relacionamento. Objetivo da namorada: Você sente que não ama mais seu namorado. Entretanto, não quer magoá-lo. Termine com ele da maneira mais carinhosa possível.


52 - Moça está discutindo com ex-namorado a possibilidade de voltarem. Objetivo do ex-namorado: Ela o magoou muito. Convença-a de que não há como vocês voltarem. Objetivo da moça: Você tem consciência de que tratou muito mal seu ex-namorado. Mas você também sabe que ele foi o cara mais legal que namorou. Implore outra chance.


53 - Moça está prestes a dar um beijo de boa noite num rapaz no primeiro encontro deles. Objetivo da moça: Você está nervosa, mas gostaria de beijar o rapaz. Objetivo do rapaz: Você se divertiu muito essa noite. Você gosta da moça, mas não quer beijá-la porque ela tem mau hálito.


54 - Moça está contando ao namorado que seu pai não quer que eles se vejam mais. Objetivo da moça: Você tem medo do que seu pai pode fazer se descobrí-los juntos. Convença seu namorado que é melhor terminar o relacionamento. Objetivo do namorado: Você não quer terminar. Convença sua namorada a fugir com você e não voltar nunca mais!


55 - Mulher conhece um homem numa festa. Objetivo da mulher: Você acha esse homem muito atraente e gostaria de pegar o telefone dele. Objetivo do homem: Você não se sentiu nem um pouco atraído por essa mulher, mas não quer magoá-la.


56 - Jovem e a namorada estão num carro discutindo a idéia de casamento. Os dois estão nesse relacionamento há três anos. Objetivo do jovem: Convença sua namorada a casar-se com você. Objetivo da namorada: Convença seu namorado de que seria melhor esperar mais um ano antes de ficarem noivos. Você sente que ainda é muito nova para casar.


57 - Um homem acabou de pintar um cômodo da casa quando a mulher entra. Objetivo da mulher: Seu marido usou a cor errada. Você queria azul, não bege. Faça com que ele pinte novamente. Objetivo do marido: Você levou duas horas trabalhando e não quer refazer tudo. Convença sua mulher de que bege é uma cor ótima para esse cômodo.


58 - Mulher está acordada quando o marido chega, às três da manhã. Objetivo do marido: Você estava na rua bebendo com os amigos, sabe que sua mulher não aprova exageros com a bebida e tenta esconder o porre. Objetivo da mulher: Você odeia quando ele chega em casa bêbado. Faça com que ele durma no sofá esta noite.


59 - Marido e esposa estão no carro indo jantar na casa dos pais dele. Objetivo do marido: Você sabe que sua mulher não gosta de visitar seus pais porque sua mãe a critica demais. Implore para ela não dizer ou fazer nada que possa iniciar uma discussão. Objetivo da mulher: Você não suporta visitar seus sogros porque sua sogra adora criticar tudo o que você faz e diz. Se ela começar você vai dar o troco!


60 - Um jovem casal está jantando em casa e a mulher toca no assunto de ter o primeiro filho. Objetivo do marido: Convença sua esposa a esperar mais alguns anos, assim vocês poderão dedicar mais tempo um ao outro. Objetivo da mulher: Você quer ter filhos agora porque é melhor tê-los enquanto se é jovem.


61 - Marido e mulher estão fazendo uma lista de convidados para uma festa que vão dar na semana que vem. Objetivo do marido: Você quer convidar o tio João, pois o considera o cara mais bacana que conheceu. Certifique-se de que ele será convidado. Objetivo da mulher: A única pessoa que você não quer convidar é o tio João. Você o acha detestável.


62 - Mulher está observando o marido consertar o cano debaixo da pia. Objetivo da mulher: Seu marido está piorando as coisas. Convença-o a desistir e a chamar o encanador. Objetivo do marido: Você tem certeza de que pode consertar o cano. Convença sua mulher de que os problemas serão resolvidos logo.


63 - Marido está na sala e a mulher chega com um penteado novo. Objetivo da mulher: O cabeleireiro acabou com seu cabelo e você está arrasada. Objetivo do marido: O cabelo da sua mulher está horrível., mas você não quer magoá-la. Tente simular que adorou.


64 - Marido e mulher estão se preparando para deixar o quarto do hotel no último dia das férias. O horário da saída é meio-dia e são onze e meia. Objetivo do marido: Você já arrumou suas malas, mas sua mulher ainda está fazendo as dela. Diga para ela se apressar porque você não quer pagar outra diária. Objetivo da mulher: Você está longe de terminar, mas tem certeza de que não cobrarão outra diária se você se atrasar um pouquinho.


65 - Mulher está tendo uma conversa séria com o marido. Objetivo da mulher: Você está convencida de que seu marido está tendo um caso. Diga a ele que você quer o divórcio. Objetivo do marido: Convença sua esposa de que é um marido fiel.




Médico e Paciente


66 - Médico está discutindo os resultados de um exame com um paciente. Objetivo do médico: Convença seu paciente de que ele goza de plena saúde. Objetivo do paciente: Você está convencido de que sofre de algum tipo de doença fatal e acredita que o médico está lhe escondendo algo. Exija saber a verdade!


67 - Médico está discutindo os resultados de um exame com um paciente que é um fumante compulsivo. Objetivo do médico: O paciente apresenta condições cardíacas delicadas e se não parar de fumar não vai viver muito. Convença-o de que ele tem que parar. Objetivo do paciente: Prometa que não vai mais fumar, embora talvez não acredite muito nisso.


68 - Médico recém formado está prestes a examinar seu primeiro paciente. Objetivo do médico: Você está nervoso porque tem que mostrar competência. Objetivo do paciente: Esse médico é o único da região que consta de seu plano de saúde, portanto você não tem outra opção. Porém, você está muito nervoso porque ele é novo. Certifique-se de que ele sabe o que está fazendo.


69 - Médico está conversando com um paciente em seu consultório. Objetivo do médico: Seja muito delicado com esse paciente porque ele pode ter uma doença cardíaca séria. Todavia você precisa ver o resultado dos testes para ter certeza. Objetivo do paciente: Você está se sentindo ótimo e se recusa a acreditar que há algo errado com sua saúde.


70 - Médico quer aplicar uma injeção de analgésico num paciente que acabou de machucar as costas. O paciente está morrendo de dor. Objetivo do médico: Insista em aplicar a injeção. Objetivo do paciente: Você não acredita em medicamentos, nem mesmo aspirina você toma. Recuse-se a tomar qualquer medicamento para dor.


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário