quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Seleção Brasil em Cena – 5a edição


Divulgados os doze textos escolhidos.
Leituras dramatizadas serão em setembro.

           Principal concurso de dramaturgia do país, o Seleção Brasil em Cena acaba de escolher os 12 textos finalistas de sua quinta edição. Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o concurso de dramaturgia tem como principal objetivo fomentar a literatura dramática nacional por meio do surgimento de novos dramaturgos. Na edição de 2012, o projeto se expande: será realizado agora também no CCBB de Brasília. Ao todo, foram inscritos 240 textos, analisados por pareceristas nos últimos três meses.

          Os 12 textos finalistas do concurso este ano são: 20 Mulheres, de Henrique Gusmão (RJ), Arresolvido, de Érida Castello Branco (RJ), Crônico, de Igo Ribeiro (Salvador BA), Criativos conjugais, de Marcelo Teixeira (Petrópolis, RJ), Edificio 1968, de Luiz Alberto Bastos (Rio de Janeiro, RJ), Kafka e Lima Barreto jogando sinuca em Bruzundanga, (Jason Tércio, MG), Quem ler há de dizer que sou Florbela, de Cesar Cardoso (Rio de Janeiro, RJ), Reality (Final) de Michelle Ferreira (São Paulo, SP), Régia, de Lucas Komechen (Curitiba, PR), Sexton, de Helena Machado e Juliana Schmitz (Rio de Janeiro, RJ). O autor Bernardo Santos, de Niterói, teve dois textos selecionados: Ensinar a sentir e Dona Saudade.

          Diretores como João Fonseca, Henrique Tavares, Hugo Rodas, e Irmãos Guimarães dirigirão as leituras dramatizadas que terão no elenco exclusivamente alunos das escolas de teatro dessas duas cidades.

          Dessas leituras sairão os dois textos distintos, um no Rio, outro em Brasília, que terão suas montagens patrocinadas pelo Banco do Brasil e cumprirão temporadas nas unidades do Rio e da capital federal.

Breve histórico

           Desde sua criação o Seleção Brasil em Cena recebeu mais de 900 textos de autores de todo o País e as leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro contemporâneo brasileiro tais como Paulo de Moraes, Ivan Sugahara, Stella Miranda, Gilberto Gawronski e Moacir Chaves, dentre outros. Ao longo das quatro edições anteriores, cerca de 86 atores indicados por renomadas escolas de teatro participaram das leituras juntamente com dezenas de estagiários em cenotécnica, iluminação e figurinos. O espetáculo É Samba na Veia é Candeia, vencedor da 3ª edição , recebeu duas indicações ao Prêmio Shell 2009, uma delas a de melhor texto.

          Os textos recebidos são avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais das artes cênicas e os nomes dos autores só se tornarão conhecidos pelo júri após a escolha dos doze finalistas.

          O concurso de dramaturgia Seleção Brasil em Cena surgiu em 2006 de forma inovadora. Em sua última edição, realizada ao longo de 2011, recebeu mais de 200 textos de diversas partes do Brasil. As leituras dos 12 textos finalistas lotam sempre o Teatro III, do CCBB Rio, fazendo de amigos, familiares e público verdadeiras torcidas.

          Do primeiro ano saiu o vencedor A Tragédia de Ismene, uma “moderna” tragédia grega do jovem autor Pedro de Senna que ganhou uma encenação à altura do diretor Moacir Chaves. Na 2ª edição do concurso em 2009, venceu o texto É Samba na veia, é Candeia! , espetáculo musical de autoria de Eduardo Rieche que dirigido por André Paes Leme teve grande repercussão junto a crítica e público sendo inclusive indicado ao Prêmio Shell daquele ano de Melhor Texto e Melhor Direção Musical. Em 2010, na 3ª edição do projeto venceu o texto Tempo de Solidão, de Márcia Zanelato com direção de Ivan Sugahara, espetáculo este que recebeu ótimas críticas e foi considerado um dos 10 melhores do ano pelo Jornal O GLOBO.

          Na 4ª edição, com a montagem do texto vencedor Não me diga Adeus, texto do jovem autor Juliano Marciano (São Caetano do Sul - SP) , dirigida por Gilberto Gawronski, repetimos o sucesso que os espetáculos dos textos vencedores das edições anteriores causaram no cenário teatral carioca. O espetáculo figurou entre os 10 melhores em cartaz na cidade do Rio de Janeiro pela revista Veja Rio e foi indicado ao prêmio Shell na categoria direção musical

SELEÇAO BRASIL EM CENA - 5ª EDIÇÃO

Leituras Dramatizadas dos 12 textos finalistas

Dias 01, 02, 08,09, 15 e 16 / 09 ( sábados e domingos as 18h e 20h)

Entrada Franca com distribuição de senhas 1 hora antes

Assessoria de Imprensa: Mônica Riani

21 2235.5575
8898.5575
monicariani@gmail.com
Monica.riani@uol.com.br
____________________________










Nenhum comentário:

Postar um comentário