Japonês Kho-dança encontra o Ocidente
O ator japonês, diretor e professor Yoshi Oida criou seu próprio estilo de atuar, depois de anos de desempenho como ícone do teatro Peter Brook. Como parte do Brook `s International Theatre Group, Yoshi Oida tem se apresentado em vários países do mundo. E também começou a dirigir peças usando uma combinação única de aproximações ocidentais ao teatro Oriental.
No estudo prático e cativante da arte do ator escrito com Lorna Marshall, Yoshi Oida explica que uma vez que o público torna-se abertamente consciente do método do ator e torna-se muito consciente da arte do ator, a maravilha de desempenho morre. O público nunca deve ver o ator, mas apenas o seu desempenho.
Peter Brook escreveu sobre "O ator invisível": "Yoshi Oida mostra como os mistérios e segredos do desempenho são inseparáveis a partir de uma ciência precisa, concreta e detalhada aprendida no calor da experiência. As lições vitais que ele passa para nós é dito com tanta leveza e graça que normalmente as dificuldades tornam-se invisíveis."
Por mais de trinta anos, o ator japonês Yoshi Oida colaborou com Peter Brook, o "mágico do teatro europeu". Oida, treinado desde cedo no estilo kyogen clássico do Teatro No, havia procurado uma maneira de romper com a forma "fossilizada" de teatro japonês depois de concluir a sua formação como ator.
Em Peter Brook, que conheceu em Paris em um evento realizado no Teatro das Nações, em 1968, ele encontrou um "mestre" sob cuja orientação foi capaz de desenvolver uma direção totalmente nova em sua atuação. Treinado para a perfeição através de sua educação kyogen para reproduzir perfeitamente katas (contos curtos que datam de mais de 700 anos, com movimentos estritamente prescritos, cantos estilizados e gestos faciais formalizados), foi incrivelmente difícil para ele chegar a um acordo com as improvisações livres de Brook.
Como, depois de anos de reprodução perfeita de fórmulas, desenvolver suas próprias idéias? Enquanto a reação dos outros atores da companhia de Brook para um assunto como "primeiro você é o vento, o vento fica mais forte, um fogo inflama, as chamas tornam-se etc..." era a de rastejar pelo chão, girando e gritando em voz alta, a resposta primária de Oida gerou imensa perplexidade. Em suas improvisações, ele apenas se concentrava no vento, fogo e chamas, permanecendo imóvel na posição de lótus. Seus colegas ficaram fascinados.
Peter Brook também viu imediatamente o valor de Oida para o seu próprio trabalho, ele sentiu o poder inerente a este controle físico expressivo e em sua presença concentrada no palco. Em todas as muitas viagens de estudo que fez na África, Oriente Médio, Índia, Austrália e América do Norte, a fim de ampliar e desenvolver seu conhecimento de teatro, Peter Brook foi sempre acompanhadp por Oida.
Na atmosfera inspiradora criada por Brook em sua busca constante por novas formas, não demorou muito para que Oida realizasse performances virtuosas em qualquer tipo de teatro: no drama falado Ocidental, no mais áspero teatro tradicional da África, nos rituais indianos e nos dramas sagrados da Pérsia.
Toda a pesquisa e troca de ideias artísticas com outras culturas serviram de inspiração para Oida, mas o que mais o interessou foram as músicas e danças que expressavam as tradições espirituais das pessoas - as canções e danças relacionadas com a tradição Sufi, o budismo tibetano e os rituais religiosos na África.
Ainda que decidindo ficar em Paris com Peter Brook, Oida aos poucos voltou a se interessar pela cultura japonesa. Passou a viajar constantemente ao Japão para estadias de curta duração, onde trabalhou com todos os tipos de "especialistas" a partir de uma ampla gama de escolas: com mestres de yoga e Bujutsu, assim como com sacerdotes xintoístas, monges budistas e músicos japoneses de vanguarda. Ele aprendeu mudras e mantras de cor, e ainda teve um período de treinamento de três meses como um padre em um mosteiro Shinto para aprender os rituais secretos da religião Shinto.
"No Japão", diz Oida, "sempre houve fortes ligações entre a religião, as artes e as artes marciais tradicionais (Bujutsu). Estas ligações não são apenas espirituais, mas também afetam a prática de exercícios religiosos - aquelas do xintoísmo, bem como aqueles do Budismo (mudras, mantras, rituais de purificação, meditação, etc .) - e são semelhantes aos exercícios que são descritos como o caminho" das artes marciais. Em cada caso tudo consiste em encontrar uma consciência da verdade por meio físico, em vez de meios intelectuais."
Esta síntese de uma visão de vida ocidental e oriental, a capacidade de criar algo único tanto em termos humanos e artísticos a partir de dois conceitos filosóficos estruturalmente opostos, é algo que Oida alcançou de forma fascinante. E o mesmo fascínio se dá quando o vemos atuar como professor. Com simplicidade e doçura, não impõe verdades, mas indica possibilidades capazes de abrir caminhos rumo ao conhecimento.
Autor: Karin Bergquist
Autor: Karin Bergquist
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