terça-feira, 10 de março de 2015

Cia Caixa do Elefante promove a
OFICINA ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO:
A cena em conjunto em um teatro relacional
O workshop, gratuito, será ministrado pela atriz Carolina Garcia no CEART (UDESC)


Cia Caixa do Elefante, patrocinada pela Petrobras, abre inscrições para a Oficina ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional. A oficina será ministrada pela atriz Carolina Garcia, de 18 a 20 de março no Centro de Artes (CEART/UDESC) em Florianópolis (SC).

Carolina vai aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua residência artística em Paris, em novembro de 2014. Neste período, a atriz realizou as atividades de formação e intercâmbio promovidas pelo Ministério da Cultura, através do EDITAL CONEXÃO CULTURA BRASIL – INTERCÂMBIOS, no qual participou do programa de capacitação e aperfeiçoamento artístico e profissional do ThéâtreduMouvement, dirigido por Claire Heggen e Yves Marc, e cursou os estágios profissionais "Dramaturgiegestuelle" e " Corpsobjets et manipulation”.

O conteúdo da oficina é pautado no treinamento físico do ator, com vistas a desenvolver técnicas de aquecimento, alongamento, coordenação motora e procedimentos dissociativos do corpo, partindo do conhecimento proprioceptivo do corpo do ator e do trabalho relacional para o jogo entre os elementos de cena e a presença do ator.

Durante os encontros serão exploradas as noções básicas que permeiam a interpretação do ator com bonecos e objetos animados através da descoberta de possibilidades dramatúrgicas do corpo em justaposição com o inanimado: contrastes de formas e ritmos, dissociação de movimentos e interpretação na composição da vida fictícia e autônoma do boneco.

Também serão estudadas técnicas de animação com a finalidade de provocar a ilusão de vida no objeto inanimado. Dentre essas técnicas, foco e condução de atenção, ponto fixo, eixo do corpo do ator, eixo do corpo do boneco, dissociação de movimentos, economia de meios, triangulação, nível/altura do boneco, peso e contrapeso, elaboração de partituras de ação, sincronicidade voz/movimento, qualidades energéticas, intencionalidade.

O curso é voltado a artistas e estudantes de teatro profissionais ou amadoresAs inscrições para a oficina são gratuitas através do e-mail: caixadoelefante@gmail.com.

Carolina Garcia:
Pós-graduada como Especialista em Economia da Cultura pelo PPGE-UFRGS e Licenciada em Artes Cênicas pelo DAD-UFRGS, trabalha como atriz, produtora cultural e arte-educadora. Ao logo de sua carreira artística, já participou de diversos festivais internacionais de teatro e ministrou oficinas em diferentes capitais brasileiras. 
Complementando sua formação, realizou cursos com importantes nomes da cena teatral contemporânea: YoshiOida, Thomas Leabhart, Augusto Boal, Hugo Suarez, Alain Recoing, Jean-Pierre Lescot, Stephen Mottram, Catherine Dubois e Ivaldo Bertazzo. Também realizou experiências com performance, orientadas por Élcio Rossini, e, em dança, realizou aulas na escola aberta do Centro de Dança de Porto Alegre, Micadanse (Paris) e ThéâtreduMouvement (Paris). 

Como atriz, atualmente apresenta o espetáculo "A Tecelã" e "Encantadores de Histórias", tendo recebido os prêmios Braskem Porto Alegre em Cena (2011), Tibicuera/RS (1999 e 2008) e o troféu Festivale/RS (2000). Também foi indicada ao Prêmio Nacional Isnard Azevedo, como melhor atriz de teatro de rua (1998) e indicada ao Prêmio Histórias Curtas RBS, como melhor atriz coadjuvante (2007). Entre os anos de 2004 e 2006, administrou o espaço cultural "Cia de Arte Café", em Porto Alegre/RS.

OFICINA ENTRE O ATOR, A MANIPULAÇAO E O OBJETO: A cena em conjunto em um teatro relacional

DATAS: 18 a 20 de Março de 2015 (quarta a sexta)
HORÁRIOS: das 18h30 às 22h
LOCAL: CEART/UDESC - Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis, SC
Dia 18 – Sala Dança 2
Dias 19 e 20 – Sala Dança 1

Ministrante:Carolina Garcia
Número de participantes:15
Público: artistas e estudantes de teatro profissionais ou amadores
Carga horária: 10 horas/aula (divididas em 3 dias)
Faixa etária: a partir de 15 anos
INSCRIÇÕES GRATUITAS pelo e-mail: caixadoelefante@gmail.com

REALIZAÇÃO: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos
Apoio Cultural: CEART/UDESC


A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.        
   



--
Equipe Caixa do Elefante Teatro de Bonecos
www.caixadoelefante.com.br



-- 
Equipe Caixa do Elefante Teatro de Bonecos
www.caixadoelefante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário