quinta-feira, 21 de maio de 2015

Teatro/CRÍTICA

"Acorda, amor!"

...................................................................
Humor e encantamento no Eva Herz



Lionel Fischer



Desde que comecei a exercer a profissão (dentre outras) de crítico teatral, há exatos 26 anos, venho elaborando uma teoria que, mesmo sem estar ainda concluída, pode se resumir ao seguinte: todos os espetáculos podem ter 15 minutos a menos. Inclusive os mais extraordinários. Quanto aos lamentáveis, é evidente que o tempo de redução deveria ser bem maior.

E tal premissa, por uma questão de coerência, deveria valer para o presente espetáculo. No entanto, acabei desejando que o mesmo durasse bem mais do que 50 minutos, tal o encantamento que me gerou - as razões serão explicitadas a seguir. Adaptação de "A Bela Adormecida", de Charles Perrault, "Acorda, amor!" (Teatro Eva Herz) tem dramaturgia assinada por Florencia Santángelo e Marcos Camelo, sendo que ela interpreta o monólogo e ele o dirige. O projeto é da Cia Quatro Manos.

Falei acima de encantamento. E este se deve a uma série de fatores. A começar pela ótima dramaturgia, que sintetiza o original de forma brilhante. E por dramaturgia entenda-se, no presente caso, não apenas o que se refere ao texto articulado, mas também a palavras cujo sentido apreendemos em função dos gestos a que estão associadas. Finalmente, um destaque todo especial para o universo sonoro, determinante para o fortalecimento das imagens sugeridas.

Impondo à cena uma dinâmica criativa e imprevista, impregnada de humor e lirismo, e irretocável no tocante aos tempos rítmicos, Marcos Camelo exibe o mérito suplementar de haver contribuído para a maravilhosa performance de Florencia Santángelo. Possuidora de ótima voz e impecável trabalho corporal, a atriz também evidencia notável capacidade de improviso e grande inteligência cênica, perceptível pelas escolhas que faz, que jamais privilegiam o previsível. Sob todos os pontos de vista, estamos diante de um espetáculo e de um desempenho que se inserem entre os mais significativos da atual temporada. 

Na equipe técnica, considero irrepreensíveis as contribuições de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que portuna e imperdível empreitada teatral - Rodrigo Maia (preparação corporal e direção de movimento), Paulo Denizot (cenografia e iluminação), Florencia Santángelo (figurino) e André Vidal (visagismo).

ACORDA, AMOR! - Dramaturgia de Florencia Santángelo e Marcos Camelo. Direção de Marcos Camelo. Com Florencia Santángelo. Teatro Eva Herz.Terças e quartas, 19h30.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário