quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cia. Caixa do Elefante promove a Oficina de Construção de Marionetes de Fios
Referência nacional no teatro de bonecos, Mário de Ballentti ensina técnica formal de grande complexidade
Cia. Caixa do Elefante está com as inscrições abertas para a Oficina de Construção de Marionetes de Fios que será ministrada por Mário de Ballentti entre 15 de junho e 31 de julho, no ateliê Caixa do Elefante, em Porto Alegre. A iniciativa integra o cronograma de atividades de formação da companhia, que conta com o patrocínio da Petrobras.
Gaúcho, fundador da Caixa do Elefante, o ator e manipulador vive na capital gaúcha desde a década de 1980, onde começou sua carreira com o grupo Pés na Terra, sob a direção de Maurício Guzinski e orientação de Nair D'agostini. Ao longo dos anos, referenciou o seu trabalho no Brasil e em festivais internacionais na Europa, América do Norte e América Latina. Atualmente interpreta o mestre de cerimônias do festival Sesi Bonecos do Brasil/Mundo, evento realizado em todas as capitais do país.
Em sua formação, figura a Oficina de Direção coordenada por Margareta Nicolescu e a Oficina Cenografia, Espaço e Imagem, com Álvaro Apocalipse, do Grupo Giramundo (MG), ambas no Centro Latino-americano de Teatro de Bonecos (RJ). Fez workshop com a equipe do Canal +, em Charleville-Mézières (França), a oficina Teatro de Figuras, com o italiano Massimo Schuster, o Curso de Clown, na École Philippe Gaulier e o estágio de Training Back Stage, no musical Miss Saigon (Theatre Royal Drury Lane), ambos em Londres, além do curso Poética de la Cosa, com Maurício Kartun, na Casa de las Sirenas, em Sevilha, na Espanha e do estágio com a companhia francesa Houdart-Heuclin, sob direção de Dominique Houdart.
Como manipulador fez programas de televisão, como o “Pandorga” (TVE/RS), “A Turma do Arrepio” (Rede SBT/Manchete), “TV Colosso” (Rede Globo) e programas educativos da TV Futura. O boneco Abelardo ajudou nesta trajetória.
Voltada para artistas, cenógrafos, estudantes e professores de arte, com 63 horas aula e 12 participantes, Mário de Ballentti ensina a construção de marionetes de fios, arte tradicional do teatro de bonecos, técnica adotada em diferentes culturas que requer uma grande complexidade formal, tanto na construção da figura como do seu sistema de manipulação (comando ou cruzeta). 
Serviço:
CONSTRUÇÃO DE MARIONETES DE FIOS
Datas: 15 de junho a 31 de julho de 2015
Horários: 19 às 22h (segundas, quartas e sextas)
Local: Ateliê Caixa do Elefante, rua Hoffmann, 459, apto 4 (1 D), bairro Floresta, Porto Alegre (RS)
Ministrante: Mário de Ballentti
Número de participantes: 12
Público: artistas, cenógrafos, estudantes e professores de arte
Carga horária: 63 horas/aula
Faixa etária: a partir de 14 anos
INSCRIÇÕES pelo e-mail: caixadoelefante@gmail.com
REALIZAÇÃO: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos

Nenhum comentário:

Postar um comentário