Múltipla Escolha
O que se segue é um despretensioso passeio pela
História do Teatro, durante o qual vocês poderão checar como andam os seus
conhecimentos. Pensei em colocar o gabarito ao final, mas não o fiz para evitar
qualquer espécie de “cola”. Caso tenham algumas dúvidas, vocês têm milhões de
maneiras de dirimi-las. Espero que se divirtam. (Lionel Fischer)
1. No século XVIII, durante o período colonial, os palcos
norte-americanos eram dominados por:
a) Peças inglesas
b) Pantomimas
c) Óperas-balada
d) Operetas
e) nenhuma das respostas
anteriores
2. O século XIX marcou a estréia das extravaganzas. Algumas de suas características se encontram abaixo
relacionadas?
a) Enredos não necessariamente
consistentes
b) Profusos efeitos de palco
c) Os atores eram invariavelmente cômicos
d) Tudo acontecia numa atmosfera
extravagante
e) Dois itens estão corretos
3. Ainda no
século XIX, surgiram as operetas, gênero criado pelo violoncelista alemão
Jacques Offenbach, radicado na França. Em relação às extravaganzas, o que foi que mudou?
a) As melodias eram contagiantes
b) O estilo era operístico
c) A comicidade marcava as tramas
d) Sátira política e insinuações sexuais
eram constantes
e) Todas as respostas estão corretas
4. O burlesco
começou em Londres, e parodiava peças de Shakespeare, operetas ou óperas sérias
populares em Londres. Quando o gênero foi exportado para os Estados Unidos, em
1840, fez enorme sucesso. Pois bem: dentre suas muitas contribuições ao teatro,
algumas se encontram abaixo relacionadas?
a) Sacudiu a moral da época
b) Instituiu o formato em três atos
c) Mudou o papel da mulher no palco
d) Reforçou o apelo sexual
e) Todas as respostas estão certas
5. No início do
século XX, a Broadway já contava com 33 teatros. Em 1903, Frank L. Baum
escreveu o roteiro e as letras das músicas de um musical infantil que se
tornaria um clássico. Qual seria?
a) O
mágico de Oz
b) Florodora
c) A
garota de Utah
d) A
viúva alegre
e) Nenhuma das respostas anteriores
6. Shuffle along (1921), musical só com
atores negros, revelou uma estrela. Seu nome consta da relação que se segue?
a) Josephine Baker
b) Laura Hamilton
c)
Elizabeth Wingfield
d)
Mariana Jones
e) O item correto é o C
7. A década de 50
dá início ao que se costuma chamar de “musical show” - grandes histórias
contadas com canções memoráveis e coreografias modernas. Dentre os maiores
sucessos do período, três se encontram abaixo citados. Você saberia identificá-los?
a)
The king and I
b)
My fair lady
c)
West side story
d)
The silence
e)
Os ítens a, b e c estão corretos
8. Nos anos 70,
Stephen Sondheim introduziu com muito sucesso o chamado “musical conceito”. Em
quem consistia a novidade?
a) Shows construídos em torno de uma idéia
b)
Valorização da história
c)
Barateamento das produções
d)
Só atores politizados eram admitidos
e)
Todas as respostas estão erradas
9. Os
mega-musicais ingleses ditaram a moda nos anos 80, tendo por características
pouco peso intelectual, muitos efeitos especiais e marketing pesado. Dos
musicais abaixo relacionados, dois fizeram um sucesso estrondoso. Você
conseguiria...?
a) Cats
b) The
phantom of the opera
c) Woman
of the year
d) My one
and only
e) Os ítens a e b estão corretos
10. Nos anos 90,
os mega-musicais já não atraíam o mesmo público, o que inevitavelmente gerava
prejuízos. É então que surge o chamado “musical de empresa”, patrocinado por
empresas de entretenimento. Alguma das citadas esteve efetivamente envolvida
com a produção de musicais?
a) Coca-Cola
b) Disney
c) IBM
d) Ford
e)Nenhuma
das respostas anteriores
11. Da mesma
forma que a tragédia, a comédia também se originou nas festas celebradas em
louvor a Dionísio. Pois bem: que predicados possuía este deus?
a)
Era o deus do vinho e da fecundidade
b)
Era o deus do vinho e da fartura
c)
Era o deus da fecundidade e da sorte
d)
Era o deus da guerra e do amor
e)
Nenhuma das respostas anteriores
12. Em sua
estrutura definitiva, a comédia se firmou cerca de cem anos depois da tragédia,
no século V ªC. E em sua evolução tiveram grande importância os fliacos e as
falofórias. Então, vamos por partes: você sabe quem ou o que eram os fliacos?
a)
Instrumentos de sopro
b)
Tambores gigantescos
c)
Eunucos muito afinados
d)
Atores ambulantes
e)
Nenhuma das respostas anteriores
13. E quanto as
falofórias?
a)
Escravas núbias
b)
Sacerdotisas do templo
c)
Procissões dionisíacas
d)
Cantigas ancestrais
e)
Nenhuma das respostas anteriores
14. Os primeiros
atores costumavam se apresentar em qual das opções?
a)
Toscos palcos de madeira
b)
Do lado oeste da Acrópole
c)
À beira-mar
d)
Na entrada de Atenas
e)
Nenhuma das respostas anteriores
15. Nas
procissões dionisíacas se transportava o falo. Qual era a sua simbologia?
a) Felicidade
conjugal
b)
Procriação
c)
Virilidade
d)
Coragem
e)
O item b
está correto
16. Como
terminavam as procissões dionisíacas?
a)
Com o sacrifício de um bode
b)
Com uma bebedeira generalizada
c)
Com orgias desenfreadas
d)
Com lutas entre desafetos
e)
Nenhuma das respostas anteriores
17. Os desfiles
em homenagem a Dionísio contavam com a participação de três grupos: as
caneforas, os falóforos e os comastas. Vamos ao primeiro deles: qual a sua
função?
a)
Levar objetos para o sacrifício
b)
Entoar cânticos delirantes
c)
Fazer a apologia do corpo
d)
Recordar vitórias em batalhas
e)
Só um item está correto
18. E quanto aos
falóforos?
a)
Zelavam pela ordem
b)
Empunhavam lanças
c)
Protegiam as canéforas
d)
Constituíam a elite militar de Atenas
e)
Nenhuma das respostas anteriores
19. E no que diz
respeito aos comastas?
a)
Eram representantes da aristocracia
b)
Integravam a elite sacerdotal
c)
Eram os responsáveis pelos cânticos
d)
Pertenciam à casa real
e)
Nenhuma das respostas anteriores
20. Os figurinos,
no teatro grego, indicavam algo mais do que a classe social a qual pertenciam
os personagens?
a)
Indicavam o sexo
b)
Indicavam o prestígio
c)
Indicavam o estado emocional
d)
Indicavam a idade
e)
Nenhuma das respostas anteriores
21
COMMEDIA DELL’ARTE
a)
Forma de teatro cômico originária da Itália
b)
Espetáculo com diálogo improvisado
c)
Comédia com temas ligados à arte
d)
Montagens com cenografia definida
e)
Duas respostas estão corretas
22
DRAMA DA RESTAURAÇÃO
a)
Peças centradas na restauração do espaço cênico
b)
Textos montados para a criadagem palaciana
c)
Dramaturgia inglesa após a restauração da Monarquia
(1660 a 1700)
d)
Montagens assistidas por nobres e aristocratas da corte
de Charles II
e)
Nenhuma das respostas anteriores
23
FARSA
a)
Gênero com muitas pretensões intelectuais
b)
Humor centrado em atividades físicas e efeitos visuais
c)
Ausência total de violência e ritmo acelerado
d)
Casamento, leis e negócios jamais são abordados
e)
Duas respostas estão corretas
24
MASCARADA
a)
Forma espetacular e luxuosa de divertimento teatral
b)
Foi criada na Itália renascentista, chegando mais tarde
à França e Inglaterra
c)
Era apresentada apenas uma vez para nobres e
aristocratas
d)
Combinava poesia, música, figurinos elaborados e
grandes efeitos de maquinaria
e)
Todas as respostas estão corretas
25
PANTOMIMA
a)
Originalmente, um entretenimento etrusco
b)
Gênero criado em Roma
c)
A narração era cantada pelo coro
d)
A ação ocorria sob a forma de danças
e)
Três itens estão corretos
26
SÁTIRA
a)
Gênero que utiliza técnicas de comédia
b)
Visa expor criticamente certas situações
c)
Jamais foi utilizada por Molière
d)
Bernard Shaw tinha horror à sátira
e)
Dois itens estão corretos
27
TEATRO DA CRUELDADE
a)
Gênero criado por presidiários de San Quentin
b)
Teatro baseado em magias e ritos
c)
Antonin Artaud abominava o gênero
d)
Antonin Artaud foi o criador do gênero
e)
Nenhuma das respostas anteriores
28
TEATRO POBRE
a)
Criado por palestinos na Faixa de Gaza
b)
Iniciativa de uma Ong norueguesa
c)
Idealizado pelo polonês Jerzy Grotowski
d)
Teatro que dispensava cenários luxuosos
e)
Os itens C e D estão corretos
29
TEATRO ÉPICO
a)
Estruturado em torno de epopéias
b)
Visava mais ao intelecto do que ás emoções
c)
Peças episódicas com canções narrativas
d)
Gênero criado por Bertolt Brecht
e)
Três itens estão corretos
30
TEATRO DO ABSURDO
a)
Dramatização do absurdo e futilidade da existência
b)
Gênero que dispensa a ação lógica
c)
Textos que exibem comportamentos inapropriados
d)
Gênero criado nos anos 50
e)
Todas as respostas estão corretas
31. A partir
da Revolução Francesa, os grandes artistas começaram a assumir uma posição
crescentemente hostil à sociedade do seu tempo - até então, a tendência
dominante era a celebração da ordem existente, de origem divina e corporificada
na aristocracia. Mais adiante, com o advento da Revolução Industrial, foram
criados mecanismos coletivos de domínio sobre o indivíduo, que encontram seu
apogeu de opressão na era da tecnologia. Pois bem: você acredita que as duas Revoluções
possam ter contribuído para o posterior surgimento do Teatro de Protesto?
a)
Não: o Teatro de Protesto é anterior a ambas
b)
Não: o Teatro de Protesto remonta à Grécia Antiga
c)
Não: o Teatro de Protesto foi criado por Plauto
d)
Os itens a e b estão corretos
e)
Sim
32. Considerado o expoente máximo do teatro
naturalista e tido como o pai do teatro moderno, o norueguês Henrik Ibsen
(1828-1906) escreveu textos memoráveis. E é de sua autoria um drama duplo, com
um total de 10 atos. Ele se encontra na lista abaixo?
a)
Romersholm / Hedda Gabler
b)
Um inimigo do povo / O construtor
c)
O pato selvagem / Peer Gynt
d)
Imperador / Galileu
e)
Nenhuma das respostas anteriores
33. Mais do que qualquer outro dramaturgo, o sueco
August Strindberg (1849-1912) escreve-se a si próprio, e o eu que continuamente
expressa é o do moderno homem alienado, arrastando-se entre o céu e a terra,
desesperadamente tentando arrancar alguns absolutos de um universo abandonado.
Uma de suas peças mais célebres se encontra abaixo relacionada?
a)
O sonho
b)
O bravo soldado Scheik
c)
A morte do caixeiro viajante
d)
Rei Lear
e)
O item a está correto
34. O russo Anton Tchecov (1860-1904) escreveu,
dentre muitas obras-primas, uma em que retratava a decadência da aristocracia
rural e a ascensão da burguesia. Você conseguiria identificá-la na relação que
se segue?
a) Tio Vânia
b) O jardim das cerejeiras
c) A gaivota
d) Platonov
e)
Nenhuma das respostas anteriores
35. Partidário de um teatro francamente doutrinário
em substituição à tradição romântica, o irlandês George Bernard Shaw
(1856-1950) escreveu o seguinte, no prefácio de uma de suas peças: “O drama de
puro sentimento deixou de estar nas mãos do dramaturgo; foi conquistado pelo
compositor musical...e não existe, francamente, futuro algum para qualquer
drama que não seja o drama de pensamento”. Pois bem: você saberia indicar qual
de suas peças, abaixo relacionadas, teve como prefácio o texto acima
relacionado?
a)
A profissão da srª Warren
b)
Major Bárbara
c)
Volta a Matusalém
d)
Homem e superhomem
e)
Nenhuma das respostas anteriores
36. Autor cuja obra completa expusemos no nº 170 dos
Cadernos de Teatro, o alemão Bertolt Brecht (1898-1956) escreveu, aos 25 anos,
uma de suas peças mais célebres, ambientada em Chicago e estruturada ao longo
de 11 cenas. Qual seria?
a)
Baal
b)
Galileu, Galilei
c)
Na selva das cidades
d)
Aquele que diz sim, aquele que diz não
e)
A alma boa de Setsuã
37. Embora cumulado de honrarias em vida, o italiano
Luigi Pirandello (1867-1936) julgava-se incompreendido e pouco apreciado.
Quando a crítica se manifestou desfavoravelmente a uma de suas peças, declarou
o seguinte: “A Itália terá de expiar a vergonha de não ter me compreendido e me
tratado injustamente”. Depois de qual texto ele escreveu o transposto acima?
a)
Assim é, se lhe parece
b)
Vestir os nus
c)
Lázaro
d)
Seis personagens em busca de um autor
e)
Os gigantes da montanha
38. O
norte-americano Eugene O’Neill(1888-1953) é considerado o pioneiro do moderno
teatro americano. Autor de textos memoráveis, dentre eles Além do horizonte, O imperador Jones e Longa jornada noite adentro, O’Neill teve duas fortes influências.
Elas se encontram na relação abaixo?
a) Ibsen
b) Strindberg
c) Tragédia grega
d) Shakespeare
e)
Três ítens estão corretos
39. O francês Antonin Artaud (1896-1948) foi
escritor, poeta, ator e diretor. Mas não passou à imortalidade em função de
nenhuma de suas realizações no campo do fazer teatral, e sim graças a um livro
que teria influência decisiva sobre o teatro do século XX. O livro está abaixo
relacionado?
a) A arte da encenação
b) O teatro e seu duplo
c) O ator: elemento essencial da cena
d) Em busca de um teatro pobre
e)
Nenhuma das respostas anteriores
40. Ladrão confesso e homossexual assumido, o francês
Jean Genet (1910-1986) passou grande parte de sua vida na cadeia. Ainda assim,
sempre contou com a simpatia da maior parte dos intelectuais franceses, dentre
eles Jean-Paul Sartre. Dos textos abaixo, três são de sua autoria. Você
consegue identificá-los?
a)
As criadas
b)
O balcão
c)
Os negros
d)
Roberto Zucco
e)
Os itens a, b e c estão corretos
41. “Um mundo que pode ser explicado pelo raciocínio,
por mais falho que seja este, é um mundo familiar. Mas num universo
repentinamente privado de ilusões e de luz o homem se sente um estranho. Seu
exílio é irremediável, porque foi privado da lembrança de uma pátria perdida
tanto quanto da esperança de uma terra de promissão futura. Esse divórcio entre
o homem e sua vida, entre o ator e seu cenário, em verdade constitui o
sentimento do Absurdo”. Este pensamento foi formulado por um dos maiores
escritores do século passado, também autor de peças notáveis. Seu nome consta
da lista abaixo?
a) Albert Camus
b) Bertolt Brecht
c)
Ariano Suassuna
d)
Gabriel García Márquez
e)
Nenhuma das respostas anteriores
42. Existem muitas formas de se definir o Teatro do
Absurdo, muitos modos de encarar o gênero. Algo relativo a ele se encontra
relacionado abaixo?
a)
Tentativa de chocar o espectador, assustando-o
b)
Humor desenfreado e isento de lógica
c)
Sensação de que certezas inabaláveis desapareceram
d)
Textos fragmentados com estrutura cinematográfica
e)
Nenhuma das respostas anteriores
43. O irlandês Samuel
Beckett é um dos expoentes do Teatro do Absurdo. Duas de suas peças mais
famosas estão na lista que se segue. Você saberia apontá-las?
a) Fim
de jogo
b) O
amante de madame Vidal
c) Os
fuzis da senhora Carrar
d) O
interrogatório
e) Esperando
Godot
44. Em sua primeira peça, A
paródia, Arthur Adamov fez uma tentativa de dialogar com a neurose, de
tornar concretos certos estados psicológicos. Na segunda, A invasão,
enveredou por um caminho completamente diverso, tentando retratar:
a)
personagens reais em situações reais
b)
a angústia física decorrente da solidão
c)
a insuportável ausência de Deus
d)
embates amorosos de um casal paranóico
e)
nenhuma das respostas anteriores
45. Decidido a aprender
inglês, o romeno Eugène Ionesco comprou uma apostila: “Eu copiava frases
inteiras com o objetivo de decorá-las. Mas, ao relê-las atentamente, o que
aprendi não foi inglês, mas algumas verdades surpreendentes: que, por exemplo,
há sete dias na semana, que o chão é embaixo e o teto no alto etc. Mais
adiante, com o aparecimento de Mr. e Mrs. Smith, as lições se tornaram mais
complexas -
Mrs. Smith informa ao marido que eles têm vários filhos, que moram nas
redondezas de Londres, que Mr. Smith trabalha num escritório, que o casal tem
uma empregada chamada Mary..”. Uma vez concluído o manual, Ionesco escreveu sua
primeira e talvez mais famosa peça:
a) Calígula
b) Noites
brancas
c) A
cantora careca
d) Desejo
sob os olmos
e) A
mandrágora
46. Ladrão confesso,
assíduo freqüentador de prisões e homossexual assumido, o francês Jean Genet
teve em Jean-Paul Sartre um de seus maiores admiradores. Uma de suas obras mais
famosas foi apresentada em São Paulo, em inesquecível versão assinada por
Victor Garcia. Qual seria?
a) Alto
controle
b) As
criadas
c) O
balcão
d) Os
negros
e) Os
biombos
47. Jean Tardieu é o autor
cuja obra apresenta a maior gama de experimentações - ele chegou a escrever uma
peça na qual não aparece nenhum personagem. Na realidade, quase todos os seus
textos são mais esquetes do que propriamente peças em um ato. Mesmo assim,
algumas delas continuam a ser encenadas com freqüência. Dos textos abaixo, qual
marcou sua estréia na cena parisiense?
a) Quem
está aí?
b)
A polidez inútil
c)
Oswaldo e Zenaide
d)
Havia multidões no solar
e)
Só eles o sabem
48. Um dos mais poderosos
autores do Teatro do Absurdo, o espanhol Fernando Arrabal deixou uma obra que
tem, como uma de suas principais características, a presença de personagens que
vêem a situação humana com olhos infantis. E sua crueldade advém do fato de que
não compreenderam, ou sequer notaram, a existência de uma lei moral. Também
como crianças, eles sofrem as crueldades do mundo como flagelos
incompreensíveis. Pois bem: os três textos abaixo são de autoria de Arrabal?
a) Piquenique
no front
b)
Cemitério de automóveis
c)
Fando e Lis
d)
Só os dois primeiros
e)
Sim
49. Maior dramaturgo
inglês do Teatro do Absurdo, Harold Pinter escreveu peças memoráveis, inclusive
algumas concebidas para o rádio. Em uma delas, só dois personagens falam,
enquanto o terceiro permanece mudo!? Qual seria?
a) O
quarto
b) O
monta-carga
c) Festa
de aniversário
d) O
inoportuno
e) Uma
ligeira dor
50. Em sua peça de
estréia, o norte-americano Edward Albee elegeu como tema central a incapacidade
de comunicação -
o protagonista tenta desesperadamente estabelecer contato tanto com um cachorro
quanto com outra pessoa, mas fracassa em ambas as tentativas. Este texto está
abaixo relacionado?
a) A
história do zoológico
b) O
sonho americano
c) Um
equilíbrio delicado
d) A
morte de Bessie Smith
e) Nenhuma
das respostas anteriores
51. O teatro
brasileiro surgiu em S. Vicente com o objetivo de ser uma espécie de escola de
catequese espiritual, artística e religiosa. Foi criado por iniciativa do
provincial da Missão Jesuíta. Pois bem: seu nome consta da relação abaixo?
a)
Orlando Damasceno
b)
Fernando Meirelles
c)
Manuel da Nóbrega
d)
Constâncio Ferreira
e)
Nenhuma das respostas anteriores
52. O provincial
da Missão Jesuíta efetivamente criou o teatro brasileiro. Mas ele não ensaiava
os “atores” e não escrevia textos, função exercida por:
a)
Padre José de Anchieta
b) Cônego
Martins Otacílio
c) Monsenhor
Flávio Alcântara
d) Conselheiro
Demóstenes Fiúza
e) Nenhuma
das respostas anteriores
53. O primeiro
teatro a existir no Rio de Janeiro chamava-se Teatro dos Índios de
S. Lourenço. Algumas das características desse espaço
estariam abaixo relacionadas?
a)
Tablado cercado por festões vegetais
b)
Duas cortinas vermelhas como pano de boca
c)
Camarote lateral para os padres da Companhia de Jesus
d)
Os itens a, b e c estão corretos
e)
Não
54. Em 1584,
durante os festejos de S. Sebastião, realizou-se no Rio de Janeiro, no adro da
Igreja da Misericórdia, uma representação solene do Auto da Pregação Universal, de José de Anchieta. Esse evento de
gala foi prestigiado por um dos mais importantes personagens da História do Rio
de Janeiro. Quem teria sido?
a)
Cacique Araribóia
b)
Estácio de Sá
c)
Mem de Sá
d)
Antônio Gusmão
e)
Nenhuma das respostas anteriores
55. Na segunda
metade do século XVIII surgem, no Brasil, as primeiras casas de espetáculos. E
em 1794 o País recebe, pela primeira vez, a visita de uma companhia européia,
liderada por um ator de renome. Se nome consta da relação abaixo?
a)
Antônio José de Almeida
b)
Antônio José de Paula
c)
José Antônio Ferreira
d)
José Antônio Nepomuceno
e)
Nenhuma das respostas anteriores.
56. Em 1729, para
celebrar o casamento do Príncipe do Brasil com a Infanta de Castela, foram
encenadas na Bahia seis comédias, duas delas abaixo citadas. Quais seriam?
a)
Fineza contra
fineza, de Calderón de la Barca
b)
El desdén com el
desdén, de Moreto
c)
No digas nada,
autor anônimo
d)
La muerte del
infante, autor anônimo
e)
Os itens a e
b estão corretos
57. O
pernambucano Luís Álvares Pinto (1719-1789) foi o primeiro autor brasileiro a
ser encenado. Sua obra de estréia chamava-se:
a) Amor mal correspondido
b) Trapaças do amor
c) Galanteios fugidios
d) Paixões impossíveis
e)
Nenhuma das respostas anteriores
58. A
transferência da família real portuguesa para o Brasil teve repercussão sobre a
vida teatral, o mesmo ocorrendo com a música e o drama lírico. Em 1813, abria
suas portas no Rio um teatro que viria a se tornar de granhde importância para
a cidade. Você saberia identificá-lo?
a)
Teatro João Caetano
b)
Teatro Carlos Gomes
c)
Real Teatro S. João
d)
Real Teatro S. Bartolomeu
e)
Nenhuma das respostas anteriores
59. Três nomes da
primeira geração romântica contribuíram decisivamente para imprimir feições
nacionais ao teatro brasileiro. Seus nomes constam da relação abaixo?
a)
Gonçalves de Magalhães
b)
Martins Pena
c)
João Caetano
d)
Carlos Gomes
e)
Os itens a, b e c estão corretos
60. Um dos
maiores escritores brasileiros, autor de romances e contos memoráveis, também
chegou a namorar o palco, para o qual escreveu algumas comédias, sendo a mais conhecida
Quase ministro. Mas sua produção
dramatúrgica não pode sequer ser comparada à sua produção literária. Quem seria
esse “monstro” das letras que fracassou como autor teatral?
a)
José de Alencar
b)
Machado de Assis
c)
Joaquim Manuel de Macedo
d)
França Júnior
e)
Nenhuma das respostas anteriores.
61. Em uma de suas peças mais famosas, Henrik Ibsen (1828-1906)
coloca na boca do protagonista uma frase que se tornou célebre: “O homem mais
forte do mundo é o que está mais só”. Que peça foi essa?
a) Casa de boneca
b) Peer Gynt
c) Hedda Gabler
d) O inimigo do povo
e) O pato selvagem
62. Stanislavski
(1863-1938) influenciou de forma definitiva o trabalho do ator. Por quê?
a) Foi um dos maiores
intérpretes de sua época
b) Cantava, dançava e
representava com igual desenvoltura
c) Demonstrou o potencial
expressivo do sapateado
d) Concebeu teorias sobre a arte de representar até hoje seguidas
e) Nenhuma das respostas
anteriores
63. Embora a maior parte de sua obra se dirija ao público infantil,
Maria Clara Machado também escreveu textos para adultos. Um deles é protagonizado por um casal idoso, envolvido
numa atividade desconcertante. Você consegue identificar este texto?
a) Os embrulhos
b) As interferências
c) Tribobó-City
d) Um tango argentino
e) O boi e o burro a caminho de Belém
64. A primeira montagem
de Vestido de noiva (1943), de Nelson
Rodrigues, direção de Ziembinski, é considerada um marco na encenação
brasileira. Você saberia apontar a razão?
a) Até então, os atores
apenas liam os textos em cena
b) Pela primeira vez foi utilizado um palco giratório
c) O palco foi dividido
em três planos de atuação
d) Personagens masculinos
foram interpretados por atrizes
e) Nenhuma das respostas
anteriores
65. Um dos maiores sucessos do antigo Teatro Ipanema, hoje Rubens
Corrêa, foi a peça O arquiteto e o
imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A montagem revelou ao público um
jovem ator que se tornaria um dos mais importantes do país. Quem era esse ator?
a) Antonio Fagundes
b) Pedro Paulo Rangel
c) Marco Nanini
d) José Wilker
e) Otávio Augusto
66. Após brilhante trajetória no teatro inglês, o encenador Peter
Brook foi para Paris, onde fundou um grupo reunindo atores de todo o mundo, com
o objetivo de pesquisar novas formas de linguagem. Dentre outros, dois
espetáculos desta nova fase causaram grande impacto. Quais seriam?
a) Os Iks
b) Claudinha está lá fora
c) O interrogatório
d) Mahabharata
e) Confissões de adolescente
67. Em seu texto À margem da
vida, Tennesse Williams impôs à narrativa uma estrutura
não convencional. Em que consistia ela?
a) A trama se passava
sempre num tempo futuro
b) Todas as cenas eram
baseadas no Teatro Nô
c) Várias passagens não
continham texto algum
d) O personagem Tom
narrava e vivia a história
e) Nenhuma das respostas
anteriores
68. O ator e diretor Carlos Wilson, o popular Damião, estudou e deu
aulas no Tablado durante muitos anos. A ele devemos algumas iniciativas que,
com o tempo, haveriam de virar uma verdadeira coqueluche. Você identificaria
alguma abaixo?
a) Criou o primeiro grupo
experimental do Rio
b) Adaptou para o palco
vários poemas épicos de Brecht
c) Adaptou para o palco
clássicos da literatura brasileira
d) Fez teatro com e para
adolescentes
e) Duas respostas estão
corretas
69. Embora jamais tenha conseguido êxito em sua carreira como
diretor, já que todos os espetáculos que encenou fracassaram, ainda assim
Antonin Artaud é um dos principais nomes do teatro no século XX. Por que razão?
a) Após se aposentar,
virou excelente crítico teatral
b) Escreveu O teatro e seu duplo
c) Propôs um “teatro da
crueldade”
d) Combateu
fervorosamente o naturalismo
e) Três respostas estão
corretas
70. Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Plínio Marcos
possibilitou a Tônia Carrero, na pele de uma prostituta, um dos melhores
desempenhos de sua carreira. A peça estaria abaixo relacionada?
a) Abajur lilás
b) Quando as máquinas param
c) Dois perdidos numa noite suja
d) Barrela
e) Nenhuma das respostas
anteriores
71. Em uma de suas peças mais famosas, Henrik Ibsen (1828-1906) coloca
na boca do protagonista uma frase que se tornou célebre: “O homem mais forte do
mundo é o que está mais só”. Que peça foi essa?
a) Casa de boneca
b) Peer Gynt
c) Hedda Gabler
d) O inimigo do povo
e) O pato selvagem
72. Stanislavski
(1863-1938) influenciou de forma definitiva o trabalho do ator. Por quê?
a) Foi um dos maiores
intérpretes de sua época
b) Cantava, dançava e
representava com igual desenvoltura
c) Demonstrou o potencial
expressivo do sapateado
d) Concebeu teorias sobre a arte de representar até hoje seguidas
e) Nenhuma das respostas
anteriores
73. Embora a maior parte de sua obra se dirija ao público infantil,
Maria Clara Machado também escreveu textos para adultos. Um deles é protagonizado por um casal idoso, envolvido
numa atividade desconcertante. Você consegue identificar este texto?
a) Os embrulhos
b) As interferências
c) Tribobó-City
d) Um tango argentino
e) O boi e o burro a caminho de Belém
74. A primeira montagem
de Vestido de noiva (1943), de Nelson
Rodrigues, direção de Ziembinski, é considerada um marco na encenação
brasileira. Você saberia apontar a razão?
a) Até então, os atores
apenas liam os textos em cena
b) Pela primeira vez foi utilizado um palco giratório
c) O palco foi dividido
em três planos de atuação
d) Personagens masculinos
foram interpretados por atrizes
e) Nenhuma das respostas
anteriores
75. Um dos maiores sucessos do antigo Teatro Ipanema, hoje Rubens
Corrêa, foi a peça O arquiteto e o
imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A montagem revelou ao público um
jovem ator que se tornaria um dos mais importantes do país. Quem era esse ator?
a) Antonio Fagundes
b) Pedro Paulo Rangel
c) Marco Nanini
d) José Wilker
e) Otávio Augusto
76. Após brilhante trajetória no teatro inglês, o encenador Peter
Brook foi para Paris, onde fundou um grupo reunindo atores de todo o mundo, com
o objetivo de pesquisar novas formas de linguagem. Dentre outros, dois
espetáculos desta nova fase causaram grande impacto. Quais seriam?
a) Os Iks
b) Claudinha está lá fora
c) O interrogatório
d) Mahabharata
e) Confissões de adolescente
77. Em seu texto À margem da
vida, Tennesse Williams impôs à narrativa uma estrutura
não convencional. Em que consistia ela?
a) A trama se passava
sempre num tempo futuro
b) Todas as cenas eram
baseadas no Teatro Nô
c) Várias passagens não
continham texto algum
d) O personagem Tom
narrava e vivia a história
e) Nenhuma das respostas
anteriores
78. O ator e diretor Carlos Wilson, o popular Damião, estudou e deu
aulas no Tablado durante muitos anos. A ele devemos algumas iniciativas que,
com o tempo, haveriam de virar uma verdadeira coqueluche. Você identificaria
alguma abaixo?
a) Criou o primeiro grupo
experimental do Rio
b) Adaptou para o palco
vários poemas épicos de Brecht
c) Adaptou para o palco
clássicos da literatura brasileira
d) Fez teatro com e para
adolescentes
e) Duas respostas estão
corretas
79. Embora jamais tenha conseguido êxito em sua carreira como
diretor, já que todos os espetáculos que encenou fracassaram, ainda assim Antonin
Artaud é um dos principais nomes do teatro no século XX. Por que razão?
a) Após se aposentar,
virou excelente crítico teatral
b) Escreveu O teatro e seu duplo
c) Propôs um “teatro da
crueldade”
d) Combateu
fervorosamente o naturalismo
e) Três respostas estão
corretas
80. Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Plínio Marcos
possibilitou a Tônia Carrero, na pele de uma prostituta, um dos melhores
desempenhos de sua carreira. A peça estaria abaixo relacionada?
a) Abajur lilás
b) Quando as máquinas param
c) Dois perdidos numa noite suja
d) Barrela
e) Nenhuma das respostas
anteriores
81. Tida por alguns como incompreensível, Esperando Godot, de Samuel Beckett, foi recebida com entusiasmo por
uma platéia que, teoricamente, não teria condições de apreender os conteúdos
propostos pelo autor. Você sabe que platéia era essa e onde aconteceu a
montagem?
a) Índios Sioux, planície
do Arizona
b) Publicitários belgas,
em Bruxelas
c) Presidiários de San
Quentin, São Francisco
d) Prostitutas italianas,
Roma
e) Seguidores do bispo
Macedo, Del castilho
82. Uma das maiores atrizes nacionais de todos os tempos, Cacilda
Becker cunhou uma frase que se tornou célebre. Ela estaria relacionada abaixo?
a) O teatro é o reino da
sensibilidade
b) Não nos peçam para dar
a única mrcadoria que temos para vender
c) Encenar dramalhões é
conspurcar a Arte
d) Nelson Rodrigues é
maior do que Shakespeare
e) Entrei para o teatro
pensando em fugir de mim mesma
83. Um dos maiores críticos teatrais brasileiros, já falecido,
estudou no Tablado, ali atuou como ator e diretor, e foi um dos fundadores da
CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Você sabe quem foi?
a) Henrique Oscar
b) Paulo Francis
c) Martin Gonçalves
d) Armindo Blanco
e) Yan Michalski
84. O maior sucesso carioca da temporada de 99 foi um musical
baseado na vida e trajetória artística de uma de nossas mais festejadas
compositoras e intérpretes. O espetáculo consta da relacão que se segue?
a) Dolores
b) Crioula
c) Somos irmãs
d) Chiquinha Gonzaga
e) nenhuma das respostas anteriores
85. Um dos maiores diretores teatrais da segunda metade do século
XX, o argentino Victor Garcia morreu na miséria, em Paris, ainda muito jovem.
Esteve no Brasil em duas ocasiões, encenando espetáculos memoráveis. Quais
seriam?
a) Fim de partida e Esta noite
se improvisa.
b) Hamlet e A noite do iguana
c) O balcão e Cemitério de
automóveis
d) Senhorita Júlia e As lágrimas
amargas de Petra von Kant
e) Nenhuma das respostas
anteriores
86. Autor de Fedra, Jean
Racine (1639-1699) é considerado o maior trágico do classicismo francês. O que
objetivou, fundamentalmente?
a) Expressar o desespero
dos adolescentes apaixonados
b) Retratar os grandes
mitos da cultura francesa
c) Modificar o
comportamento das classes abastadas
d) Expressar o choque das
paixões em versos alexandrinos
e) nenhuma das respostas
anteriores
87. Ele ficou conhecido como o “Molière italiano”. Escreveu, dentre
outras, as peças Arlequim, servidor de
dois amos e Mirandolina. Quem
seria?
a) Carlo Goldoni
b) Maximo Cavaliere
c) Domenico Scarlatti
d) Antonio Sachi
e) nenhuma das respostas
anteriores
88. De autoria de Jorge de Andrade, A moratória é considerada uma das grandes peças da dramaturgia
brasileira. Qual o seu tema?
a) A falta de moral das
classes dominantes
b) A crise cafeeira do
final dos anos 20
c) A perseguição aos
judeus do interior do Paraná
d) A queda da bolsa em
1929
e) Nenhuma das respostas
anteriores
89. Um dos principais grupos brasileiros, o Oficina tem sua
trajetória associada sobretudo ao nome do encenador José Celso Martinez Corrêa.
No entanto, antes dele, outros diretores estiveram à frente do grupo. Na lista
abaixo, um deles está relacionado. Você conseguiria identificá-lo?
a) Aderbal Freire-Filho
b) Augusto Boal
c) Sérgio Britto
d) Gerald Thomas
e) Dois ítens estão
corretos
90. Um dos maiores sucessos de Procópio Ferreira, Deus lhe pague foi montada recentemente
no Rio de Janeiro, tendo como protagonista um ator que, até então, se destacara
quase que exclusivamente como comediante. Quem seria?
a) Francisco Milani
b) Chico Anísio
c) Jô Soares
d) Benvindo Sequeira
e) Agildo Ribeiro
91. Um dos fundadores do Tablado está na relação abaixo e foi
dele a direção de O moço bom e obediente,
primeiro espetáculo exibido no teatrinho do Patronato da Gávea. Você saberia
identificá-lo?
a) Anibal Machado
b) Martim Gonçalves
c) Jorge Leão Teixeira
d) João Sérgio Marinho
Nunes
e) Oswaldo Neiva
92. No mesmo ano de sua fundação, 1951, o Tablado encenou mais
dois espetáculos. Quais seriam?
a) O pastelão e a torta
b) A moça da cidade
c) A sombra do desfiladeiro
d) Nossa cidade
e) A interferências
93. Levado à cena no Tablado em 1953, um dos textos abaixo
marca a estréia de Maria Clara Machado como dramaturga. Você sabe qual é?
a) O boi e o burro no caminho de Belém
b) O rapto das cebolinhas
c) Pluft, o fantasminha
d) O Chapeuzinho vermelho
e) A bruxinha que era boa
94. E já que tocamos em estréia: você saberia dizer quando e
em que peça Maria Clara Machado atuou como atriz pela primeira vez no Tablado?
a) 1954, Nossa cidade
b) 1955, O baile dos ladrões
c) 1958, O jubileu
d) 1951, O moço bom e obediente
e) 1953, A via sacra
95. Figuras de inestimável importância para o Tablado,
colaboradoras fiéis de Maria Clara Machado “desde sempre”, Eddy Rezende Nunes e
Vânia Velloso Borges atuaram na primeira versão de Pluft, o fantasminha, em 1955. Em que papéis, respectivamente?
a) Pluft e Julião
b) Maribel e Pluft
c) Sebastião e Tio
Gerúndio
d) Julião e Maribel
e) Maribel e Mãe Fantasma
96. Sobrinha
de Maria Clara Machado - de quem foi aluna e assistente durante 10 anos -,
professora no Tablado, Cacá Mourthé é a atual diretora dos espetáculos infantis
da casa. Das montagens abaixo
relacionadas, todas assinadas por ela, você saberia identificar qual marcou sua
estréia como encenadora?
a) O gato de botas
b) A gata borralheira
c) Pluft, o fantasminha
d) A Bela Adormecida
e) A coruja Sofia
97. Um dos maiores
iluminadores do teatro brasileiro começou sua carreira no Tablado, de forma
muito curiosa. Ainda adolescente, jogava peladas na pracinha em frente ao
patronato e a bola seguidamente quebrava um vidro da casa. Foi então que Maria
Clara o convidou a entrar para o Tablado - ao que parece, ao menos naquele
momento, visando tão somente preservar o patrimônio da instituição. Você sabe
quem foi o peladeiro que virou iluminador?
a) Maneco Quinderé
b) Aurélio de Simoni
c) Paulo Cesar Medeiros
d) Jorginho de Carvalho
e) Renato Machado
98. A figurinista Kalma Murtinho e a cenógrafa Anna Letycia, dois
expoentes em suas atividades, começaram no Tablado, onde ainda colaboram com
frequência. Você saberia apontar as montagens que marcaram a estréia de cada
uma delas na casa?
a) A escola das viúvas
b) A bruxinha que era boa
c) O matrimônio
d) O embarque de Noé
e) O rapto das cebolinhas
99. Em 1971, o Tablado levou à cena um de seus maiores sucessos, o
musical Tribobó City. Esta montagem
marcou o início de uma maravilhosa parceria entre Maria Clara Machado e um
músico que viria a assinar a autoria, arranjos e direção musical de vários
espetáculos no Tablado. Você sabe quem é ele?
a) Carlos Lyra
b) Egberto Gismonti
c) Ubirajara Cabral
d) Cecília Conde
e) Reginaldo de Carvalho
100. Fundador e diretor do Asdrúbal Trouxe o Trombone - o mais
marcante grupo jovem das décadas de 70 e 80 - Hamilton Vaz Pereira foi aluno de
Maria Clara Machado e estreiou como ator no Tablado. Em que montagem?
a) Camaleão na lua
b) Maroquinhas Fru-Fru
c) Maria Minhoca
d) Os embrulhos
e) O pastelão e a torta
101.Logo após sua
chegada ao Brasil, em 1553, o padre jesuíta José de Anchieta começa a encenar
autos com os nativos. Com que finalidade?
a) Torná-los mais cultos
b) Evitar confrontos armados
c) Estimular a antropofagia
d) Convertê-los à doutrina cristã
e) Nenhuma das respostas anteriores
102. No século
XVII, nada houve de significativo no campo teatral. Entretanto, no século
XVIII, sob a influência da política do despotismo esclarecido do Marquês de
Pombal, são construídos teatros na Bahia, Rio de Janeiro, Vila Rica, Recife,
São Paulo e Porto Alegre. Com lotação em torno de 300 lugares, esses teatros
ficaram conhecidos como:
a) Casa de Ópera
b) Teatro Real
c) Espaço Lírico
d) Sala Imperial
e) Casa de Artes
103. No século
XIX, foi construído no Rio de Janeiro o primeiro teatro de grande porte, o Real
Teatro de São João. Em seus alicerces foram usadas pedras antes destinadas para
a catedral, o que levou o povo a encarar o fato como um sacrilégio e a
vaticinar triste sina para este teatro profano, que acabou sendo por três vezes
devorado pelo fogo. Este teatro ainda existe, só que com outro nome. Qual
seria?
a) Teatro Dulcina
b) Teatro Serrador
c) Teatro Carlos Gomes
d) Teatro João Caetano
e) Nenhuma das respostas anteriores
104. Ao longo do
século XIX, os espetáculos teatrais dividiam-se em três partes. Você saberia
identificá-las?
a) Tragédia ou ópera / balé / farsa
b) Tragédia / ópera / balé
c) Tragédia / pantomima / balé
d) Ópera / concerto de câmera / tragédia
e) Só um ítem está correto
105. Visando
terminar com o hábito de sempre se contar com atores estrangeiros para compor
os elencos, João Caetano cria a primeira Companhia de Teatro Brasileira, em
1833, estreando com o seguinte texto:
a) Antonio José ou O
poeta e a inquisição
b) O conde de Monte
Cristo
c) O príncipe amante
da liberdade ou A independência da Escócia
d) Os três
mosqueteiros
e) Othelo
106. Por muitos
considerado o “pai do teatro de costumes” no Brasil, Martins Pena (1815-1848)
criou personagens que, apesar de não terem grande densidade psicológica,
simbolizavam diferentes tipos sociais de nosso país. Observador astuto e
crítico mordaz de sua época, abordou diversos temas. Algum está presente na
relação abaixo?
a) Corrupção nos serviços públicos
b) Contrabando de escravos
c) Exploração do sentimento religioso
d) Casamentos por encomenda
e) Todas as respostas estão corretas
107. Em 1846, a opereta francesa
estréia no Brasil, fazendo sucesso arrebatador. O gênero constituía-se de uma
peça musicada, de assunto cômico e sentimental, com estrofes cantadas e partes
faladas. Tal êxito gerou adaptações e paródias, algo como a nacionalização do
gênero, que desembocou no...
a) Teatro Experimental
b) Teatro Cômico
c) Teatro de Revista
d) Teatro de Variedades
e) Teatro Lírico-Farsesco
108. O carioca
Renato Viana (1894-1953) é figura de proa na história do teatro brasileiro.
Autor, diretor e professor, organizou vários grupos teatrais, fundou a Escola
de Arte Dramática de Porto Alegre (1942) e dirigiu a Escola de Teatro Martins
Pena. Viana estréia como autor, em 1918, com...
a) Voragem
b) Vertigem
c) Ausência
d) A culpa
e) O medo
109. O Teatro do
Estudante foi o responsável pela formação da primeira geração de atores
modernos. Nasceu com o propósito de criar no Rio de Janeiro o modelo teatral
existente nas universidades inglesas e na Sorbonne. Seu primeiro espetáculo, em
1938, foi Romeu e Julieta, de Shakespeare, com direção de
Itália Fausta. Quem foi o criador do Teatro do Estudante?
a) Paulo Porto
b) Luiz Linhares
c) Sérgio Britto
d) Pascoal Carlos Magno
e) Fregolente
110. Maior
dramaturgo brasileiro de todos os tempos, Nelson Rodrigues fez sua estréia nos
palcos de forma discretíssima, em 1941, ficando apenas duas semanas em cartaz.
Você sabe com qual texto?
a) Vestido de noiva
b) A mulher sem pecado
c) O boca de ouro
d) Dorotéia
e) A falecida
* *
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário