Prezados amigos e colegas,
Com muita satisfação, abriremos nosso FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA com um dos filmes mais comentados do ano passado: ME CHAME PELO SEU NOME, dirigido pelo italiano Luca Guadagnino, com roteiro do ilustre James Ivory e baseado no romance homônimo de André Aciman, escritor egípcio-americano, um especialista em Marcel Proust. Uma obra com lastro cultural e humanista que se configura em uma abordagem ética e poética ao encaminhar o delicado momento da descoberta do amor. Desde a beleza do local na Riviera italiana até o resgate das peças arqueológicas greco-romanas, o roteiro respeita a intenção do autor, com as falas transcritas literalmente, ao abordar o nascente sentimento afetivo, cuja gênese está na vida interior dos personagens.
OBS.: MESMO SENDO FERIADO, NO DIA 30 DE MARÇO, HAVERÁ SESSÃO COM A UNIRIO ABERTA AO PROJETO, POIS NÃO FOI POSSÍVEL MUDAR A DATA POR FORÇA DA OCUPAÇÃO DE ESTAR AGENDADA.
ENTRADA SOMENTE PELO PORTÃO DA AVENIDA PASTEUR, 296, JUNTO À GUARITA.
Assim, na última sexta-feira do mês, dia 30 de março, às 18 h, na Sala Vera Janacópulos da UNIRIO, analisaremos e discutiremos a película, em seus múltiplos aspectos e prismas diversos. Como sempre, aguardamos todos vocês para mais um debate e contamos com a divulgação aos amigos e aos interessados no viés cultural e psicanalítico.
Um grande abraço de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.
SERVIÇO:
DATA: 30 DE MARÇO DE 2018.
HORÁRIO: FILME: 18 h; ANÁLISE E DEBATE: 20 h às 22 h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISE PSICANALÍTICA: DR. NEILTON SILVA
ENTRADA FRANCA - INFORMAÇÕES: forumpsicinema@gmail.com
NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM.
HISTÓRICO: O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA FOI CRIADO EM 1997, COMO UM PROJETO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA RIO 3, PELO ENTÃO PRESIDENTE, DR. WALDEMAR ZUSMAN, E PELO DIRETOR DO INSTITUTO, DR. NEILTON DIAS DA SILVA. DESDE 2004 PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO, DRA ANA LÚCIA DE CASTRO, RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES CULTURAIS DOS FILMES. EM 2016, A SPRJ, CELEBROU OS 12 ANOS DO FÓRUM E A PARCERIA COM A UNIRIO PARA SEDIAR O PROJETO MENSALMENTE, SEMPRE MUITO CONCORRIDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário