quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DOCUMENTO ENTREGUE PELA APTR À PREFEITURA E AO GOVERNO DO ESTADO A RESPEITO DA INTERDIÇÃO DOS TEATROS DO RIO DE JANEIRO‏



          A APTR, cumprindo seus objetivos de associação que trabalha em prol do teatro do Rio de Janeiro, gostaria de colaborar para a rápida e eficaz reabertura dos espaços culturais interditados pelo Corpo de Bombeiros.

          Considerando a grave crise moral e material, consequência da ação de fechamentos dos teatros que interromperam sua programação abruptamente, comprometendo o trabalho de artistas, produtores, técnicos, além do prejuízo de todo o empenho que demanda lançar e divulgar seus espetáculos.

          Considerando imperativo que todos tenham segurança nos espaços públicos. Considerando notório e fato que a instituição responsável pelos espaços sabia da situação irregular perante o Corpo de Bombeiros, que também tinha esse conhecimento, cabe uma reflexão, pois a mesma é comum a espaços públicos e privados.

           Por fim, considerando que a cidade do Rio de Janeiro, ícone e sede de importantes eventos mundiais como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, hoje tem teatros insuficientes em número e infraestrutura, enumeramos algumas questões e ações propostas com o objetivo de restaurar urgentemente a normalidade das atividades interrompidas, além de ações a médio e longo prazo para atender a demanda de atividades sem espaço e o turismo crescente:

          1- Solicitamos a averiguação da situação real de cada espaço, destacando o que é crítico – deve realmente fechar porque oferece risco à segurança – do que é situação burocrática ou adequações que precisam cumprir exigências em prazos determinados, solicitando Autorização provisória do Corpo de Bombeiros. A partir desta análise, da qual nos colocamos à disposição para participar, pedimos um acordo com as instancias responsáveis para a abertura dos espaços em condições ainda esta semana. Os espaços em estado emergencial e crítico, devem imediatamente ter sua situação analisada e entrar em reforma para atender às exigências, com prazo claro de execução e reabertura.

          2- Levantamento com o setor dos motivos que levam os espaços culturais a não terem as liberações do Corpo de Bombeiros. Em diversos depoimentos de empresários e produtores, há queixa de morosidade nas liberações, dificuldades com imóveis tombados ou preservados e principalmente de dificuldades junto a fiscais das instituições. Além disso, os critérios de avaliação dos estabelecimentos devem ser específicos para a atividade teatral, não devem ser confundidos com boates e/ou casas noturnas.

          3- Avaliação das perdas das produções, tendo em vista os prejuízos ocasionados por interrupção da temporada, cancelamento e atraso no calendário das próximas produções.

          4- Ter como meta para este ano de 2013 garantir que todos os teatros, além de possuir equipamentos de som e luz, façam revisão e manutenção elétrica, hidráulica, de higiene, refrigeração etc, garantindo segurança para o público, artistas e técnicos.

          5- Formação de comissão com técnicos da Prefeitura e colaboração da classe teatral, para fazer um plano de ação emergencial que garanta a construção de novos teatros, com condições técnicas e de segurança ideais. A construção de novos espaços de excelência, a exemplo do Imperator, vão aquecer a economia do setor e também o turismo da cidade e do Estado do Rio de Janeiro.

          Estamos à disposição para estabelecer comunicação com os órgãos competentes e colaborar no que for necessário para que tais ações e entendimentos sejam viabilizados o mais rápido possível.

          Cordialmente,

          EDUARDO BARATA

          Presidente



Nenhum comentário:

Postar um comentário