terça-feira, 25 de junho de 2013

O COLETIVO PAM (PRIMUS ARTE E MOVIMENTO) ASSUME OCUPAÇÃO ARTÍSTICA DO TEATRO GLAUCE ROCHA ATÉ O FINAL DE 2013




          O Coletivo: Primus Cia de Atores, Fluxos Produções Artísticas, Carla Chueke, Studio Oficina, Roberto Padula e Robson Agra, assumem a direção artística do teatro Glauce Rocha no Centro do Rio.

          Além de espetáculos teatrais adultos e infantis, a ocupação coloca em cena dança, palestras, oficinas e workshops com profissionais nacionais e internacionais. As artes plásticas também fazem parte da programação. Pela primeira vez o Glauce Rocha, após passar por reformas, abre a Sala Aloísio Magalhães, espaço exclusivo para exposições e instalações.

          “Criamos 4 eixos de trabalho: Studio Primus, que tem o formato de talk show com entrevistas feitas pelo diretor Amir Haddad; Fluxos de Cena onde grupos de teatro levam cenas de espetáculos em montagem para discussão; Fluxorama com varias atividades como leituras dramatizadas, debates e shows de música que funciona como um caldeirão criativo e Oficinas gratuitas de interpretação que pretendem capacitar atores”, explica o diretor artístico da ocupação, Alexandre Pontara.

          Ao longo de 8 meses mais de 50 produções fazem parte do cardápio da ocupação: 15 espetáculos adultos, 8 infantis, agenda de exposições e programação especial. Entre os espetáculos adultos estão “Dzi Croquettes em Bandália” com texto e direção de Ciro Barcelos; “Calango Deu” com texto e atuação de Suzana Nascimento e direção do Isaac Bernart; “A Serpente”, de Nelson Rodrigues e direção de Ivan Sugahara; “O Não-Lugar Ágada Tchainik”, monólogo do Lume Teatro interpretado por Naomi Silman e dirigido pela canadense Sue Morrison; Trilogia da Condição Humana, formada pelos espetáculos ‘Blake’, ‘O Mastim’ e ‘Fausto Zero’ da Cia residente da ocupação Primus Cia de Atores.

          Na programação infantil estão na agenda as peças “Sherazade, a Rainha do Saara” de Suzana Abranches e direção de Isaac Bernart; Uma Peça como eu Gosto de Marcelo Morato dirigida pelo Lucio Mauro Filho; Humanimal de Anne Westphal, Juliana Coutinho e Paula Preiss; O Pássaro Azul com texto de Maurice Maeterlinck e direção de Ricardo Galvão da Primus Cia de Atores.

           “Nossa proposta, durante os oito meses de ocupação, é tornar o Glauce Rocha uma referencia cultural na cidade”, conclui o diretor.

O Coletivo

          O projeto Primus Arte Movimento reúne um time de jovens produtores, atores e diretores que investem na formação de plateia, troca de experiências entre o alternativo e o consagrado, e no contato mais íntimo entre público e artistas. Idealizada pela Primus Cia de atores e pela Fluxos Produções Artísticas, a ocupação é uma grande parceria com o Studio Oficina, Carla Chueke, Roberto Padula e Robson Agra.

Sobre os 4 eixos de trabalho:

Studio Primus – Por Dentro da Cena

          Um dos carros-chefes da ocupação, o projeto se inspira no célebre talk show norte-americano Actors Studio. Todo mês, sempre às quartas-feiras, atores, diretores, produtores e dramaturgos são entrevistados pelo diretor Amir Haddad.

Fluxos de Cena - Série de encontros entre artistas, publico e profissionais com o objetivo de discutir e refletir a linguagem do teatro, dança e performance que estão sendo desenvolvidos. Uma vez por mês, grupos cariocas apresentam cenas de espetáculos que estão em fase de montagem e abrem para discussão.

Fluxorama – Grande caldeirão criativo, que concentra atividades como debates, palestras, saraus, shows, leituras dramatizadas entre outros.

Oficinas gratuitas de interpretação - Com o intuito de capacitar atores que possam se inserir em produções cinematográficas internacionais em eventos esportivos internacionais como a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, a ocupação realiza oficinas de interpretação em português e ingles. Entre os professores estão: o coach e diretor americano Robert Milazzo da Modern School of Film, o diretor grego Sotiris Karamesinis, os integrantes da Primus Cia de Atores - Ricardo Galvão e Alexandre Pontara.

www.pampampampam.com.br

Informações para a imprensa:

LEAD Comunicação

(21) 2222-9450 / 9348-9189

leadcom@terra.com.br













Nenhum comentário:

Postar um comentário