terça-feira, 5 de novembro de 2013

Teatro/CRÍTICA

"1958 - A bossa do mundo é nossa!"

.................................................
Imperdível farra teatral



Lionel Fischer



Lançado em 1997, o livro "Feliz 1958 - O ano que não devia terminar", de Joaquim Ferreira dos Santos, exibia um divertido painel do que estava acontecendo no país no momento. Agora o original foi rebatizado e convertido na comédia musical "1958 - A bossa do mundo é nossa!", em cartaz no Teatro Laura Alvim. André Paes Leme responde pelo roteiro, diálogos e direção, estando o elenco formado por Andrea Veiga, Bianca Byington, Daniela Fontan, Diego Abreu, Leandro Castilho e Matheus Lima.

"Mudei o livro e fiz um perfil de 1958, o ano da bossa nova, da Copa do Mundo e da convivência pacífica entre gêneros culturais opostos: a chanchada continuava em cartaz, mas o cinema novo começava a produzir; o teatro ainda estava cheio de vedetes, mas começou a compartilhar a cena com o Arena e o Oficina. Foi o ano em que o Brasil, com a revista Manchete publicando as primeiras construções de Brasília, foi se despedindo de seu passado rural e embicando para o que conhecemos hoje, um país moderno e urbano", revela André Paes Leme.

Estruturado como um espetáculo de variedades, quadros se sucedem abordando vários assuntos, como os concursos de misses, a escolha do Papa e a juventude transviada. Ao mesmo tempo, são relembrados jingles marcantes (Toddy, Casas Pernambucanas, colírio Moura Brasil, dentre outros), assim como peças famosas ( "Os sete gatinhos", de Nelson Rodrigues, e "Eles não usam black-tie", de Guarnieri. Também compõem a cena objetos na época considerados avançadíssimos, como as já praticamente inexistentes máquinas de escrever e enceradeiras de dificílimo manejo.

Estamos, portanto, diante de um espetáculo que revisita, com extremo carinho e humor, um momento muito especial de nosso país. E ainda que inspirada no original de Joaquim Ferreira dos Santos, o fato é que André Paes Leme criou passagens faladas deliciosas, assim como foi extremamente hábil na costura entre os quadros. Tais predicados foram determinantes para o inegável sucesso e charme da montagem, assim como o desempenho irretocável de todos os intérpretes, tanto no que diz respeito ao texto articulado como nas canções. Cabe ainda ressaltar o evidente prazer do elenco de estar em cena nesta imperdível e nostálgica farra teatral.

Na equipe técnica, destaco com o mesmo entusiasmo as preciosas colaborações de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna empreitada teatral - Márcia Rubin (direção de movimento), Marcelo Alonso Neves (direção musical), Carlos Alberto Nunes (cenografia), Renato Machado (iluminação), Kika Lopes (figurinos) e Renato e Rico Vilarouca (videografismo). Gostaria também de ressaltar a excelência dos músicos Evelyne Garcia (piano), Leandro Vasques (baixo) e Tiago Calderano (percussão) e registrar o permanente sorriso exibido pela pianista ao longo de toda a montagem.

1958 - A BOSSA DO MUNDO É NOSSA!" - Roteiro e direção de André Paes Leme. Com Andrea Veiga, Bianca Byington, Daniela Fontan, Diego de Abreu, Leandro Castilho e Matheus Lima. Teatro Laura Alvim. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário