sábado, 18 de janeiro de 2014

brechaLaboratórios
treinamento e pesquisa continuados em modos de fazer
 e processos de criação performativos
chamada para participações
ciclo 2014

| Laboratório 1 ViewpointsTechnique e Diagramas Móveis |
treinamento pós-dramático para atores, performers, bailarinos, diretores, artistas e pesquisadores da cena.

INÍCIO: Segunda, 3 de fevereiro, 19:15.

2as/4as <> 
19:15/22:30
Sede do Amok Teatro
Rua das Palmeiras, nº 96, Botafogo.
Coordenação: Patrick Sampaio


          Desde 2009, PATRICK SAMPAIO é artista residente da sede do AMOK TEATRO, onde desenvolve pesquisas sobre FISICALIDADE, MODOS de FAZER e PROCESSOS de CRIAÇÃO PERFORMATIVA, mantendo a técnica dos VIEWPOINTS - desenvolvida porAnne Bogart (sitiCompany, NY) - como interface metodológica.

"Viewpoints" é uma técnica de treinamento e criação pós-dramáticos que trabalha de forma objetiva conceitos-chave como escuta, presença e relação. Consiste, principalmente, em uma decupagem das noções de tempo e espaço em 9 pontos de vista (velocidade, duração, repetição, respostas cinestésicas; forma, arquitetura, topografia, distância e comportamento gestual), e numa série de práticas voltadas à redução do intervalo entre estímulo e resposta.

 Após 3 anos testemunhando as contribuições dos "Viewpoints" para o desenvolvimento técnico de atuantes e processos de criação, sendo exposto ao mesmo tempo às provocações do campo da cultura digital sobre cartografias, mixagem e meta-obras, o artista vem formulando, com a colaboração de outros artistas-pesquisadores, uma equação metodológica própria batizada de Diagramas Móveis. A prática com os Diagramas consiste no mapeamento de operações cênico-performativas, de maneira a permitir que estas sejam reutilizáveis/mixáveis/colecionáveis - ou ainda, que seja possível perceber estes diagramas e articulações sígnicxs/estéticxs/operativxs se movendo entre diferentes experimentos/obras/referências. 

Os "diagramas" abrem acesso para novas compreensões dos processos de autoria e articulação da cena na contemporaneidade, além de materializarem ferramentas objetivas para o treinamento e experimentação de artistas e articuladores cênicos.

O laboratório tem como público alvo atores, performers, bailarinos, diretores, cineastas, entre outros criadores e pesquisadores interessados em articulação e autoria no âmbito da cena, e pode se tornar um núcleo de pesquisa continuada.

INSCRIÇÕES

Escreva para contato@brecha.com.branexando breve histórico de experiências anteriores, informe de que maneira tomou conhecimento dos brechaLabs e seus principais interesses na proposta.

As participações neste laboratório são limitadas, e reserva-se o direito à priorização de participantes indicados por membros de laboratórios anteriores e/ou selecionados através dos históricos enviados.

INVESTIMENTO

>> novos participantes
até o dia 5 de cada mês 
(com desconto)
Mensal_260,00
Bimestral_500,00

>> novos participantes
até o dia 10 de cada mês
Mensal_280,00
Bimestral_540,00

> participantes de labs anteriores
até o dia 5 de cada mês
(com desconto)
Mensal_240,00
Bimestral_450,00

> participantes de labs anteriores
até o dia 10 de cada mês
Mensal_260,00
 Bimestral_500,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário