quinta-feira, 21 de maio de 2015

Grupo Moitará apresenta a 
Palestra-Espetáculo
"A Máscara na Energia do Ator"

Uma reflexão sobre a influência da máscara no teatro e na cultura. Esta é uma das propostas da palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator”, do Grupo Moitará, que acontece no dia 29 de maio, às 20 horas, no Espaço Moitará, na Lapa.
Unindo a parte didática com o lúdico, o Moitará apresenta ainda algumas demonstrações de trabalho baseadas na pesquisa sobre a dramaturgia do ator desenvolvida nos últimos 27 anos.
Além de aprender um pouco mais sobre essa linguagem, utilizada nas artes e especialmente no teatro há milhares de anos, o público ainda vai se divertir e se emocionar com as cenas, acompanhadas por música ao vivo.
“A palestra foi a primeira estrutura didática e pedagógica criada pelo Grupo Moitará, ainda no seu início. Mas ela é mutante. A cada nova palestra, vão entrando outras máscaras com novas cenas, reflexo do trabalho de pesquisa continuada desenvolvido pelo grupo”, aponta Venício Fonseca, diretor do Grupo Moitará.
Um dos compromissos do Grupo Moitará com a cidade é a acessibilidade da comunidade surda. Além do projeto “Palavras Visíveis”, focado na capacitação de atores surdos, a palestra-espetáculo também contará com a presença de um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
As senhas serão distribuídas a partir das 19 horas.
 Sobre o Grupo Moitará
Com uma efetiva participação na cena teatral brasileira através da participação em festivais nacionais e internacionais, e também pela atuação pedagógica, o Grupo Moitará desenvolve há 27 anos  ininterruptos o trabalho de pesquisa sobre a dramaturgia do ator com a linguagem da máscara teatral.
Aliado ao trabalho diário de pesquisa dos atores, o grupo ainda democratiza os conhecimentos sobre a Linguagem da Máscara a estudantes, pesquisadores, artistas e ao público em geral, através de oficinas, palestras-espetáculo, seminários e intercâmbios, oferecendo rica contribuição ao desenvolvimento cultural do país.
Moitará é um termo kamaiurá que significa troca, escambo, comércio e é também a única ocasião em que diferentes tribos indígenas do Alto Xingú acampam no mesmo local para realizar trocas de artefatos. O Moitará subsiste como forma estimuladora de contatos e é também uma oportunidade para que haja o confronto e a autoafirmação dos grupos como entidades distintas.
É esta a dimensão que o nome dá ao Grupo Teatral Moitará, um espaço de trocas, de valorização das diferenças culturais.
Serviço:
Palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator”
29 de maio
Às 20hs.
Entrada gratuita e classificação livre
Senhas distribuídas uma hora antes do início do evento.
Espaço Moitará – Rua Joaquim Silva, 56/2º andar


Nenhum comentário:

Postar um comentário