segunda-feira, 6 de julho de 2015

PROJETO “GRANDES MINORIAS” OCUPA O TEATRO GLAUCE ROCHA, NO CENTRO, COM PEÇAS INÉDITAS E PREMIADAS PARA O PÚBLICO ADULTO E INFANTIL
 Ocupação acontece de maio a agosto com montagens de Cias. cariocas e de outros estados, além de debates e oficina de dramaturgia.
 As minorias somam a maior parte do nosso país. Apesar de bombardeadas por preconceitos sociais de diversos tipos são elas que nos caracterizam brasileiros, nos dão nossos traços mais fortes. E é para dar voz a elas, que durante três meses o Teatro Glauce Rocha, no Centro, será ocupado pelo projeto “Grandes Minorias”, que irá trazer diversos espetáculos e debates sobre os preconceitos sofridos por esses grupos, muitas vezes quase invisíveis de tão arraigados. A ocupação irá acontecer de julho a setembro e 2015 e conta com peças inéditas, encenadas por companhias do Rio e de outros estados, voltadas para o público infantil e adulto.
 “Queremos explorar a grandeza das minorias, a dramaticidade dos seus conflitos, jogar uma lente de aumento sobre elas. Encontrar uma cena que dê conta desses conflitos com arte, numa amálgama elegante de potência e beleza”, explica Marcia Zanelatto, idealizadora do evento. Através de um variado leque de espetáculos, o projeto irá tratar de diversos temas: preconceitos raciais e sociais, o problema penitenciário, a diversidade religiosa e cultural do país, entre outros.
 A abertura da ocupação será dia 9 de julho, trazendo pela primeira vez ao Rio, a companhia Piauhy Estúdio das Artes, com o premiado solo “Exercício sobre Medéia”, que explora a temática da MULHER. Em seguida, a peça musical “Deixa Clarear”, sucesso da atriz Clara Santhana, traz uma homenagem à Clara Nunes, que cantou como ninguém o TRABALHADOR e OS ORIXÁS. No final do mês, o primeiro lançamento da Ocupação: a peça “Hipnose – uma tragicomédia carioca”, de Marcia Zanelatto, dirigida por Renato Carrera. Encenada pela Vil Cia de Teatro, a montagem traz um hilário e exasperante encontro entre representantes das classes média e baixa, através do famoso golpe do falso sequestro, tendo como pano de fundo a REALIDADE PRISIONAL do país.
 Para agosto, a ocupação apresenta mais um lançamento da autoria de Marcia Zanelatto: “Eles não usam tênis Naique”, novo espetáculo da Cia. Marginal, dirigida por Isabel Penoni e sediada no Complexo da Maré, que conta a história de uma família de COMUNIDADE avassalada pelo TRÁFICO DE DROGAS. E o musical infantil “Fuzuêzinho”, da Cia. de Aruanda, formada por brincantes da Serrinha, Madureira, que explora a CULTURA POPULAR DE MATRIZ AFRICANA.
 Em setembro, outro infantil de sucesso, “Sherazade”, de Suzana Abranches, com direção de Isaac Bernat, traz o encontro de paz e beleza das CULTURAS ÁRABES E JUDAICAS. A Ocupação se encerra em setembro, dando voz aos JOVENS, através do espetáculo Suave, uma criação coletiva sobre a utopia e o mundo que estes jovens pediram nas ruas em junho de 2013. 
 Por fim, pensando na formação de profissionais de arte cênica, o projeto “Grandes Minorias” realiza também uma oficina permanente de dramaturgia sobre temáticas socioculturais, no programa “Novos Autores Cariocas.
Ao longo da ocupação, a porta do teatro também será palco. O projeto Átrium, de Rodrigo de Abreu, trará uma menu variado de performances que dialogarão com a CULTURA QUEER, a TERCEIRA IDADE e até com os EVANGÉLICOS. 
 INÉDITOS – a programação traz três peças de autoria de Marcia Zanelatto que serão encenadas por diferentes grupos.
 Com direção de Renato Carrera, “Hipnose” é uma tragicomédia cujo pano de fundo é a questão prisional. O golpe do falso sequestro reúne por 12 horas dois representantes de classes sociais distintas, uma psicanalista do Jardim Botânico e um jovem do Encantado, subúrbio do Rio, que, preso por engano e sem conseguir provar sua inocência, precisa do dinheiro do golpe para subornar quem o possa tirar de lá. A peça inaugura a Vil Cia., formada pelo diretor e atores que, com foco na dramaturgia brasileira, realizaram juntos a premiada montagem de Vestido de Noiva (2013).
 “Eles Não Usam Tênis Naique”com a diretora e antropóloga Isabel Penoni conduzindo a Cia. Marginal, sediada na Favela da Maré, a peça traz à cena os conflitos entre pai e filha, duas gerações do tráfico de drogas no Rio. O texto foi a única peça de teatro vencedora do Concurso Literário Sexualidade, Violência e Justiça nas Comunidades Populares, realizado pelo Observatório das Favelas, CESEC – Centro de Estudos.
“Suave- Notícias Futuras” é uma criação coletiva sobre a utopia e o mundo que estes jovens pediram nas ruas em junho de 2013.  O que eles desejam? É preciso ouvi-los de coração aberto. Através do espetáculo Suave – notícias futuras os jovens, essa grande minoria, soprarão o vento fresco de suas ideias em nossas mentes. Quem sabe assim, nos estimulando a fazer pequenas grandes mudanças realmente possíveis.
 PEÇAS CONVIDADAS – A ocupação vai trazer pela primeira vez ao Rio de Janeiro a Cia Piauhy Estúdio das Artes, sediada em Teresina/ PI, apresentando “Exercício sobre Medéia”, premiado solo que lança um novo olhar sobre a clássica tragédia grega. Minoria – mulher.
 O outro espetáculo é “Deixa Clarear”, uma homenagem a Clara Nunes, que nasceu com parcos recursos e abundante desejo da atriz Clara Santhana. Contrariando o mercado tanto na estética - na medida em que homenageia Clara Nunes sem tentar contorná-la biograficamente - , quanto na produção - o musical já foi visto por mais de 50 mil pessoas em menos de dois anos e faz um passeio sobre as canções que marcaram a carreira da cantora.
 INFANTIL – para o público infantil o “Grandes Minorias” traz dois espetáculos que se destacaram na produção carioca recente. São eles: “Sherazad, a rainha do deserto”, de Suzana Abranches, direção de Isaac  Bernat; e “Fuzuezinho”,  da Cia. de Aruanda, formada por brincantes da Serrinha, Madureira.
 Enquanto a primeira (vencedora do FATE 2013 e indicado ao Prêmio Zilka Salaberry em 4 categorias) avança sobre as narrativas encantadoras do Oriente Médio e da cultura árabe, a segunda é um espetáculo educacional e interativo com dança, música ao vivo, contação de história que permeia o folclore e a temática negra.
 SERVIÇO:
TEATRO GLAUCE ROCHA
Quarta a domingo, 19h.
Endereço: Rua da Imprensa, 16 – Em frente ao Metrô Carioca
Telefone:(21) 2220-0259
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$10,00 (meia)
Peças infantis: entrada franca
PROGRAMAÇÃO
 JULHO
 Cia. Convidada - Adulto
EXERCÍCIO SOBRE MEDÉIA com a Piauhy Estúdio das Artes (Terezina/PI)
09 A 12 DE JULHO - de quarta a domingo, às 19h
Classificação indicativa: 16 anos
 “Exercício Sobre Medéia” reconta a história da mulher-mãe-feiticeira que num ato premeditado de vingança contra a infidelidade do marido, assassina sua rival e os próprios filhos. Em seis fragmentos a ação teatral se desenvolve através de escritos visuais e vibracionais, nos quais a condição da MULHER é revelada em uma narrativa única que vai ao encontro  do  teatro mitopoético.
 Concepção, Direção Geral, Sonoplastia: Adriano Abreu.
Concepção, Atuação, Figurinos: Silmara Silva.
Dramaturgia: Adriano Abreu e Silmara Silva a partir dos textos originais de Cecília Meireles, Chico Buarque e Paulo Pontes, Ritual de Invocação de Hécate e Silmara Silva.
Cenário e Adereços: Adriano Abreu e David Santos.
Iluminação: Pablo Erickson.
Maquiagem: Mikael Dackson.
Preparação Corporal: Ieda Gabrielle.
Programação Visual: Coletivo Piauhy Estúdio das Artes
Vídeo: Francisvaldo Sousa e Doroteu Filmes.
Fotos: Ana Cândida Carvalho e Vítor Sampaio.
Apoio Técnico: Érica Smith, Carlos Aguiar, David Santos, Luã Jansen e Arnaldo Pacovan.
Produção e Realização: Coletivo Piauhy Estúdio das Artes.
Projeto Contemplado pelo SIEC (Sistema de Incentivo Estadual a Cultura) com patrocínio do Armazém Paraíba e SINDLOJAS
 Espetáculo convidado - Adulto
DEIXA CLAREAR - UMA HOMENAGEM À CLARA NUNES com Clara Santhana
16 a 26  de JULHO - de quinta a domingo, às 19h
Classificação indicativa: Livre
 A peça musical Deixa Clarear traz uma homenagem à Clara Nunes que cantou como ninguém o TRABALHADOR e OS ORIXÁS. 
 Texto - Marcia Zanelatto
Direção - Isaac Bernat
Direção Musical - Alfredo Del Penho
Direção de Movimento - Marcelle Sampaio
Atuação - Clara Santhana
Percussão – Fogaça
Percussão - Lucas Ferraz
Violão/ Cavaquinho - João Bittencourt
Flauta - João Gabriel
Assistência de Direção - Daniel Belmonte
Iluminação - Aurélio de Simoni
Figurino - Desirée Bastos
Cenário - Doris Rollemberg
Programação Visual - Side 2
Vídeo Divulgação - Alexandre Rudah
Idealização: Clara Santhana
Direção de Produção – Sandro Rabello e Neila de Lucena
Realização: Clara Santhana e Diga Sim! Produções
 Lançamento - adulto
HIPNOSE, UMA TRAGICOMÉDIA CARIOCA com a Vil Cia.
29 DE JULHO A 16 DE AGOSTO - de quarta a domingo, 19h
Classificação indicativa: 14 anos
 Lançamento nacional da peça dirigida por Renato Carrera, com a Vil Cia de Teatro, traz um hilário e exasperante encontro entre representantes das classes média e baixa através do famoso golpe do falso sequestro, tendo como pano de fundo a REALIDADE PRISIONAL do país.
 Direção: Renato Carrera
Texto: Marcia Zanelatto
Elenco: Andreza Bittencourt, Carine Klimeck, Cecília hoeltz, Hugo Germano, Ivson Rainero, Rodolfo Mesquita  e Vanessa Galvão.
Figurino: Maria Duarte
Iluminação: Renato Machado
Trilha Sonora: Gustavo Benjão
Produção: Roberta Schneider
Realização: VIL CIA
 LAGE ASSESSORIA
Fernanda Lacombe
fernanda.lageassessoria@gmail.com
21 3579-8960/ 21 98121-7409


    

Um comentário: