segunda-feira, 13 de junho de 2016


FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA

Apresentaremos no dia 24 de junho, no FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA, o premiado filme espanhol: PELOS MEUS OLHOS (Te doy mis ojos) 2003, 100 min., da diretora Icíar Bollaín, de origem basca, reverenciada como uma das mais brilhantes criadoras de sua geração. O filme, que recebeu mais de 20 prêmios, foi lançado no Brasil em 2008, e até hoje é muito referenciado em artigos e livros de diversas áreas, como direito, sociologia e sobretudo psicologia e psicanálise.
A temática, infelizmente, continua de intensa atualidade, relatando a vida de Pillar, que, após anos de maus tratos, foge de casa levando o filho e alguns pertences, pedindo abrigo na casa de sua irmã. Apavorada pela possibilidade do marido procurá-la, ela resolve começar a trabalhar em uma loja de um museu, experiência que a torna mais fortalecida para superar a dor conjugal.
A conjunção de violência e humilhação  resulta em uma realidade comum a vários países e diversas sociedades, sobretudo àquelas que têm um patriarcado estranhado em sua cultura. Assim, convidamos a todos para assistirmos a esse instigante filme que certamente provocará estimulante troca de ideia e caloroso debate.
Um abraço, Ana Lúcia, Neilton e Zusman.

SERVIÇO:
DATA: 24 DE JUNHO DE 2016.
HORÁRIO: FILME: 18h; ANÁLISE E DEBATE: 20h às 22h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISES PSICANALÍTCAS: DR. NEILTON SILVA E DR. WALDEMAR ZUSMAN
ENTRADA FRANCA
Ana Lúcia, Neilton e Zusman.
NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva, editado pela Letra Capital com apoio da UNIRIO, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário