quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Brindes

                                                                                    Michael Frayn


Personagens:
                   Sara
                   Mota
                   Cátia
                   Orador
                  
Cenário:
                   Um palco preparado para uma solenidade.

(Sara, Mota e Cátia estão em pé há um bom tempo, segurando, da melhor maneira possível, um prato, uma faca, um garfo, um guardanapo, uma taça de vinho e uma pasta com papéis. As pastas estão cheias. Os pratos e taças vazios)

Orador - ...acredito, porém, que é possível olhar para trás com alguma satisfação, para esse período marcado por conquistas heróicas, sim, e também por inevitáveis decepções. Um período que será lembrado como um tempo de buscas e, às vezes, de descobertas; de luta e, às vezes, de conciliação; de progresso, sim, e também de consolidação; de expansão, e também de contenção. (Sara discretamente contém um bocejo durante o discurso. Mota discretamente toma o último gole de vinho. Sara e Cátia vêem que as taças estão vazias. Sara descobre uma garrafa com um pouco de vinho do outro lado de Cátia e, discretamente, avisa sua colega. Cátia dá um jeito de pegar a garrafa, discretamente, enquanto os outros, não menos discretamente, estendem os copos. Agora Cátia está segurando mais coisas do que é humanamente possível. À medida que enche as taças, a pasta de papéis escorrega de suas mãos, mas é apanhada por Mota, que agora segura mais do que é humanamente etc. O garfo e faca de Mota são apanhados por Sara, que agora etc.)

Orador - Penso que devo fazer aqui uma advertência da mais suma importância. Quando nos voltamos do passado imediato para o futuro próximo e não tão próximo, o que nós vemos é um déficit projetado - contrariando todas as estimativas prévias - de algo na ordem de três a quatro por cento nas cifras não ajustadas, desde que, é preciso enfatizar, desde que não haja uma queda correspondente no cômputo geral, o qual, em termos reais, mal constitui um fundo inerte, num momento em que a tendência de ascensão subjacente tem sido mais do que contrabalanceada por uma combinação de lucros cessantes e quedas incessantes. Basta dizer que estaremos monitorando os resultados nessa área com a máxima atenção, e que, se for necessário, medidas corretivas serão prontamente implementadas para manter as flutuações de curto prazo dentro dos parâmetros estabelecidos antes da atual queda do ritmo que vinha em ascensão. Tendo isso em mente, talvez fosse melhor terminar num tom um pouco mais otimista. Se vocês se concentrarem por um momento nos papéis que se encontram em suas pastas...(Horrorizados com o  pedido inesperado, eles tentam equilibrar as pastas para abri-las)

Orador - ...verão que as cifras apresentadas relatam uma história bastante significativa e não totalmente desanimadora. Me parece que, dentro desse clima geral de insegurança, é ainda mais gratificante descobrir...vamos um instante para a página 3...página 3, por favor...(Eles se esforçam para chegar na página 3)

Orador - ...que o desempenho básico do período corrente...tenha sido tão pouco afetado, levando-se em conta as mudanças no método de contabilização dos dados - mudanças meticulosamente explicadas nas notas do final da página 29. Mas é preciso dar algum desconto em relação aos inevitáveis fatores imprevistos...vejamos agora na página 37...todos possuem a página 37? Vocês vão perceber, na coluna da direita, um ajuste adicional para certas eventualidades não recorrentes, tais como mudanças nos níveis de cortes, como pode ser visto na tabela da página 15...E na página 22, nas folhas rosas...as folhas rosas, por favor...uma única providência em relação aos ativos depreciados ou em depreciação, desde a última avaliação global. De fato, vejam as cifras anuais, voltando à página 3...e eu peço que vocês prestem a máxima atenção nisso...na página 3...página 3, por favor...nas folhas brancas...Na página 51, aliás, vocês vão encontrar uma data da maior importância, e eu lhes pediria agora para tomar nota em suas agendas...obrigado. Voltando à página 3, uma vez mais, vocês verão que as importantíssimas cifras globais mostram um ligeiro, mas perceptível aumento em termos percentuais. Na minha modesta opinião, este é um resultado do qual todos podemos nos orgulhar muitíssimo. (Pausa. Som de aplausos hesitantes. Sara, Mota e Cátia lutam para bater palmas, colocando as taças debaixo dos braços ou no chão)

Orador - Agora encham as taças...(Eles pegam as taças e descobrem que estão vazias, assim como a garrafa) ...desejo propor um brinde à pessoa que, mais do que ninguém, tornou possível essa notável conquista. Vocês podem adivinhar que é essa pessoa, com toda a certeza, basta dizer que é um dos membros da equipe que tem efetivamente otimizado os resultados de economia em nosso escritório: Ricardo Feijó, que conseguiu ser classificado duas vezes seguidas em segundo lugar na competição mensal de organização de nossa firma...(Eles erguem as taças, procurando ocultar que estão vazias) ...o qual, por seus próprios esforços pessoais, é mais do que merecedor de nossos calorosos aplausos. (Aplausos. Sara, Mota e Cátia tentam se livrar das taças, ou colocá-las no chão, para poder aplaudir) Queiram, por favor, erguer as taças...(Eles se apressam em recuperar as taças para erguê-las) E vamos brindar a alguém que tornou possível à nossa organização ganhar um disputado prêmio regional de eficiência...(Pausa. Aplausos incertos. Sara, Mota e Cátia tentam de novo livrar as mãos) ...uma notícia particularmente animadora...(Eles conseguem pegar as taças) ...porque nos permitiu chegar à semifinal nacional...(Pausa. Eles se curvam para colocar as taças no chão e aplaudir) ...Dona Berta! (Eles se esforçam para erguer as taças de novo)

Todos - Dona Berta! (Eles bebem à sua saúde. Aplausos. Eles se livram das taças para aplaudir)

Orador - E também o fiel assistente de dona Berta: seu Edimilson! (Taças erguidas)

Todos - Seu Edimilson! (Aplausos. Eles se livram das taças para aplaudir)

Orador - E já que estamos todos comemorando, gostaria de propor um brinde à encantadora mãe de dona Berta, que vai completar 57 anos, que eu saiba, daqui a exatamente uma semana. (Taças erguidas) Mas bem sei que dona Berta e sua mãe gostariam que eu mencionasse o centro de reabilitação da CCR, que tornou esse aniversário possível...
(Aplausos. Abaixam as taças) Mas dito isso...(Taças erguidas) ...devemos pensar também nos inúmeros Centros de Reabilitação de todo tipo que desenvolvem com afinco um trabalho louvável em todo o nosso país, do Oiapoque ao Chuí...(Aplausos. Abaixam as taças) ...À mãe de dona Berta! (Taças erguidas)

Todos - À mãe de dona Berta! (Eles bebem e vão logo abaixando as taças)

Orador - O que me leva a pensar, inevitavelmente, em mais um aniversariante de peso desse mês: o doutor Bulcão, em pessoa! (Eles param no meio do caminho, hesitando entre erguer ou abaixar as taças) São tantas e tão variadas as realizações do doutor Bulcão, que eu nem saberia por onde começar. Devemos fazer um brinde à sua saúde? Ou aplaudir primeiro o seu merecido sucesso? Ou brindar ao seu permanente sucesso futuro? Ou demonstrar o nosso grande apreço de sempre? Talvez seja mais apropriado dizer, simplesmente...(Pausa. Eles congelam no meio do caminho) ...Bravo, doutor Bulcão! (Sara aplaude. Mota e Cátia bebem)

Mota e Cátia (Balbuciando) - Bravo, doutor Bulcão!
(Vendo Mota e Cátia bebendo, Sara ergue a taça rapidamente e também bebe, ao mesmo tempo em que, vendo Sara aplaudir, Mota e Cátia dão logo um jeito nas taças para também aplaudir)

Orador - E agora vamos rezar...(Sara se ajoelha imediatamente) ...para que possamos continuar progredindo a passos largos...(Ao ver Sara de joelhos, Mota também se ajoelha, enquanto Cátia puxa Sara para cima) ...para que conquistemos, a cada ano, resultados tão promissores quanto os atuais. E eu gostaria de fazer ainda uma última observação. Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Estou ciente do imenso sacrifício exigido de cada um de nós. Sei que todos aqui reunidos carregam, abnegados, um fardo enorme...Portanto, vamos terminar com uma homenagem muito especial dirigida a nós mesmos. Vamos mostrar ao mundo do que somos capazes! Vamos erguer nossas taças...(Eles erguem as taças) ...vamos aplaudir...também.
(E aplaudem junto. Uma barulheira de vidro quebrando. A tralha toda escorrega e voa para todos os lados. Mota, Sara e Cátia tiram cacos de vidro dos dedos, enrolam guardanapos nos pulsos feridos etc.)

FIM
______________________________
Ana Luiza Martins Costa assina a tradução do texto


Nenhum comentário:

Postar um comentário