quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Mesa de debates 'Outras mídias' vai discutir, dia 29/11 no Oi Futuro Flamengo,
 novas maneiras de se fazer comunicação no país

Evento faz parte do Ciclo Ato Criador – Outros Possíveis, que completa 10 anos, e vai reunir
 David Miranda (vereador e ativista), Ana Karenina (fundadora e editora da Caneta Desmanipuladora), André Miguéis (fundador e articulista da Mídia Independente Coletiva-MIC) e Dríade Aguiar (fundadora e integrante da Mídia Ninja) 

Responsáveis por projetos de comunicação ousados, Ana Karenina (fundadora e editora da Caneta Desmanipuladora), André Miguéis (fundador e articulista da Mídia Independente Coletiva-MIC), Dríade Aguiar (fundadora e integrante da Mídia Ninja) e David Miranda (vereador e ativista) vão se reunir no Oi Futuro Flamengo, terça-feira (dia 29/11), na mesa de debates Outras Mídias, para discutir diferentes modelos de se fazer jornalismo, textos e vídeos a partir do uso de novas tecnologias e das mídias sociais. O evento faz parte do Ciclo Ato Criador - Outros Possíveis, dirigido por Ana Lucia Pardo, que completa 10 anos de atividades e que até o fim do ano ainda vai reunir nomes como Bia Lessa, Gregório Duvivier, Elisa Lucinda, Leandro Karnal e Jessé Souza em debates sobre temas atuais. 



Mesa Outras Mídias
Com reunião de grandes representantes da chamada ‘mídia alternativa’, a mesa vai discutir outros modelos de se fazer jornalismo, conteúdo e comunicação no Brasil e no mundo. Com uso de novas tecnologias e mídias sociais, Ana Karenina (fundadora e editora da Caneta Desmanipuladora), André Miguéis (fundador e articulista da Mídia Independente Coletiva-MIC), Dríade Aguiar (fundadora e integrante da Mídia Ninja) e David Miranda (vereador e ativista) apresentam outros olhares para a vida política, cultural e econômica do Brasil.

Ana Karenina Riehl
Atriz e visagista, Ana Karenina é fundadora e editora-chefe da Caneta Desmanipuladora, projeto que desconstrói reportagens substituindo um ou outro termo de manchetes de jornal e publicando nas redes sociais (a página na internet, criada em parceria com Rafael Caliari, conquistou cerca de 260 mil seguidores no Facebook; 3,5 mil no Instagram, 2,5 mil no Twitter e mil no Telegram – por enquanto). 

André Miguéis
Cineasta, articulista e membro fundador/ participante do conselho gestor da Mídia Independente Coletiva-MIC - Coletivo de mídia, fundado em 2013 e formado por jornalistas, cineastas e cidadãos interessados no processo de democratização da comunicação social no Brasil. Posteriormente, o coletivo passou a se dedicar à defesa dos direitos civis nas comunidades carentes e periferias da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, a Mídia Independente Coletiva-MIC possui representações em seis estados brasileiros. 

Dríade Aguiar
Integrante e uma das fundadoras do Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) – rede descentralizada de mídia de esquerda, com atuação em mais de 150 cidades no Brasil. Sua abordagem é conhecida pelo ativismo sociopolítico, declarando-se ser uma alternativa à imprensa tradicional, com amplo emprego das redes sociais na divulgação de notícias. O grupo ganhou repercussão internacional na transmissão dos protestos no Brasil em 2013. 

 David Miranda
David Miranda foi eleito o primeiro vereador LGBT da câmara do Rio nestas eleições. Casado há 11 anos com Glenn Greenwald, protagonizou grandes enfrentamentos, ao lado de Edward Snowden, pela liberdade na internet. Detido pelo governo britânico de maneira ilegal e enquadrado na lei antiterror, processou o Estado e venceu. Com o coletivo Juntos!, ele impulsionou a Casa da Juventude, projeto na Zona Portuária que mistura ativismo, midialivrismo e produção cultural. Coordenou a campanha contra o fim do programa “Rio Sem Homofobia”. Este ano, um artigo seu no jornal britânico The Guardian alcançou repercussão mundial ao denunciar a parcialidade de grandes grupos de mídia brasileiros.

Serviço:

Mesa Novas Mídias: Dia 29/11 – terça-feira, 19h. Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. Telefone: (21) 3131-3060.

Nenhum comentário:

Postar um comentário