sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

2º ENCONTRO QUESTÃO DE CRÍTICA PROMOVERÁ, EM PARCERIA COM SESC, ATIVIDADES FORMATIVAS DE MARÇO A JULHO DE 2013



          A partir de 23 de março, o Espaço Sesc, no Rio de Janeiro, será cenário para o 2º Encontro Questão de Crítica – um desdobramento das atividades da revista eletrônica Questão de Crítica (www.questaodecritica.com.br), que desde 2008 publica, em edições mensais, críticas de peças, estudos sobre teatro e crítica, traduções de textos teóricos, conversas com artistas e textos sobre espetáculos em processo de criação.

          A proposta do Encontro é colocar a crítica em debate, a partir de diferentes perspectivas. Os temas escolhidos para cada mesa-redonda são pertinentes à atualidade e aos questionamentos feitos à crítica no contexto contemporâneo das artes, principalmente – embora não exclusivamente – das artes cênicas.

          Em parceria com o Sesc e com patrocínio do FATE, o Encontro conta com dois dias de debates, duas semanas de oficinas de crítica de teatro e com um grupo de estudos sobre a crítica teatral que terá três meses de duração, com encontros semanais. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no Espaço Sesc, no Rio de Janeiro.

           A programação do 2º Encontro Questão de Crítica é gratuita. Para participar das oficinas é necessário enviar o currículo para contato@questaodecritica.com.br.

PROGRAMAÇÃO:

23 de março

15h – Palestra de abertura com Valmir Santos. Para iniciar o 2º Encontro Questão de Crítica, Valmir Santos, editor do site independente Teatrojornal – Leituras de Cena, colaborador da revista Bravo! e do jornal Valor Econômico, foi convidado a apresentar uma análise sobre a crítica de teatro no Brasil contemporâneo.

Coffee break

17h – A crítica no processo criativo: a função do dramaturgista. A proposta desta mesa-redonda é colocar em debate o papel da crítica, a partir de dentro da produção artística, como parte importante do processo criativo. Serão abordadas questões como a participação do dramaturgista, uma espécie de crítico ou teórico interno, função pouco conhecida e pouco praticada no Brasil. Com Fátima Saadi, dramaturgista do Teatro do Pequeno Gesto e editora da Revista Folhetim; Henrique Gusmão, doutor em História Social pela UFRJ, membro da companhia teatral Studio Stanislavski há mais de dez anos, onde já realizou trabalhos como ator, como dramaturgo e como diretor; e Silvia Soter, crítica de dança do jornal O Globo e dramaturgista da Cia Lia Rodrigues de Danças desde 2002.

Mediação: Humberto Giancristofaro, sócio e colaborador da Questão de Crítica e editor do Selo Questão de Crítica.

24 de março

15h - A crítica nas artes, no cinema e no teatro. Nesta mesa, a crítica será abordada a partir da perspectiva das artes visuais, do cinema e do teatro, segmentos artísticos que têm diferentes meios de produção e formas de lidar com o seu público. A proposta é pensar que noções de crítica virão à tona no debate. Com Cecília Cotrim, professora e pesquisadora de História da Arte Moderna e Contemporânea no na pós-graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio; Consuelo Lins, professora da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora da área da produção audiovisual contemporânea; e João Cícero Bezerra, crítico teatral, dramaturgo e teórico de arte, formado em Teoria do Teatro, mestre em Artes Cênicas e doutorando em História Social da Cultura.

Mediação: Dinah Cesare, crítica de teatro e idealizadora da Questão de Crítica.

Coffee break

17h - Crítica e historiografia no teatro brasileiro. A proposição desta mesa-redonda é pensar a relação entre estas duas modalidades de discurso, conversar sobre como a escrita da história e da crítica se influenciam mutuamente e analisar o panorama atual do teatro brasileiro. Com Ana Maria de Bulhões-Carvalho, pós-doutora em Letras pela PUC-Rio, professora de Teoria do Teatro, e pesquisadora do teatro contemporâneo; Edelcio Mostaço, doutorado em Artes-Teatro pela USP, professor da UDESC, com experiência em teatro brasileiro, história cultural e teatro, crítica e recepção; e Valmir Aleixo, doutorando em Artes Cênicas da UNIRIO, mestre em História Comparada pela UFRJ, com pesquisa sobre as práticas discursivas entre críticos antigos e modernos na crítica teatral carioca nos anos 40 e 50.

Mediação: Daniele Avila Small, crítica de teatro e idealizadora da Questão de Crítica.

25 a 29 de março

15h às 18h - Oficina de crítica com Valmir Santos. A oficina pretende partilhar ferramentas para análise dos principais elementos constitutivos da cena teatral, traçar um panorama histórico da crítica no jornalismo brasileiro, sondar a imbricação com a universidade, discutir procedimentos técnicos, estilísticos e éticos do ofício, além de diagnosticar perplexidades e perspectivas sobre o presente. Valmir Santos é jornalista cultural desde 1992. Edita o site independente Teatrojornal – Leituras de Cena. Colaborador da revista Bravo! e do jornal Valor Econômico. Atuou na Folha de São Paulo por dez anos. Escreveu históricos de grupos como Parlapatões (SP), Armazém Cia. de Teatro (RJ), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS) e Grupo XIX de Teatro (SP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP.

22 a 26 de abril

15h às 18h - Oficina de crítica com Luciana Romagnolli. Oficina teórica e prática de crítica de teatro, destinada a desenvolver a escrita sobre teatro a partir de um olhar crítico particular, que compreenda a análise e o debate de ideias acerca das linguagens e das experiências artísticas. Os encontros serão espaço para refletir sobre as funções da crítica; questões éticas; a relação entre artistas, críticos e público; os desafios da crítica no contexto da indústria cultural; e a dimensão da presença e a afetação convival como componentes fundamentais do acontecimento poético. No âmbito da prática, serão realizados exercícios de produção de textos críticos, discutidos conjuntamente; e a análise comparada da produção de crítica de teatro brasileira atual. Luciana Romagnolli é jornalista, crítica de teatro e mestranda em artes cênicas. Desenvolve, desde 2011, pesquisa de mestrado em teatro pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou cobertura de teatro pela Gazeta do Povo (PR), de 2007 a 2010, e no jornal O Tempo (MG), de 2011 a 2012, como redatora e repórter. Atualmente, é crítica colaboradora da revista eletrônica Questão de Crítica e fundadora e crítica do blog Horizonte da Cena.

Maio, junho e julho – Seminário de Crítica.

Encontros semanais (horários a definir). De maio a julho, as idealizadoras da Questão de Crítica, Daniele Avila Small e Dinah Cesare, orientarão um grupo de estudo que discutirá questões pertinentes da história da crítica teatral brasileira, visando promover uma reflexão sobre a crítica no teatro contemporâneo. A partir de textos escolhidos, será feita uma análise da conjuntura atual da crítica no Brasil, bem como um estudo comparado com textos críticos produzidos em outros contextos culturais. O seminário visa o aprofundamento da pesquisa da Questão de Crítica e a formação de novos críticos para o cenário teatral carioca.

Espaço Sesc. R. Domingos Ferreira, 160. Copacabana. Informações: (21) 2547-0156

FICHA TÉCNICA

Idealização e curadoria: Daniele Avila Small, Dinah Cesare e Humberto Giancristofaro

Coordenação geral: Daniele Avila Small

Direção de Produção: Dinah Cesare e Humberto Giancristofaro

Produção Executiva: Dâmaris Grün

Ministrantes das oficinas: Luciana Romagnolli e Valmir Santos

Programação visual: Denize Barros e Marcelo Gava – Criareal

Administração: Igor Mello – Bramel Produções

Patrocínio: FATE, Prefeitura do Rio de Janeiro

Parceria: Sesc

Realização: Revista Questão de Crítica, Complexo Duplo e Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais

Outras informações:

Astrolábio Comunicação

Bianca Senna - bianca@astrolabiocom.com.br

(55 21) 3065-1698

www.astrolabiocom.com.br
_____________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário