Dramaturgos Romanos
Lívio Andrônico (Livius Andronicus) (280 a.C à 200 a.C), da cidade
de Taranto, uma das maiores e mais ricas das antigas colônias
gregas no sul da Itália. Lívio Andrônico foi trazido a Roma, como
escravo, para a rica casa dos Lívios. Graças a seu dom da Linguagem,
o jovem grego logo foi promovido de professor particular a
conselheiro educacional e cultural. Em 240 a.C., escreveu
suas primeiras adaptações de peças gregas. Uma tragédia e uma
comédia foram representadas, nas quais o próprio Lívio Andrônico
participou como ator, cantor e encenador, na melhor tradição ateniense.
de Taranto, uma das maiores e mais ricas das antigas colônias
gregas no sul da Itália. Lívio Andrônico foi trazido a Roma, como
escravo, para a rica casa dos Lívios. Graças a seu dom da Linguagem,
o jovem grego logo foi promovido de professor particular a
conselheiro educacional e cultural. Em 240 a.C., escreveu
suas primeiras adaptações de peças gregas. Uma tragédia e uma
comédia foram representadas, nas quais o próprio Lívio Andrônico
participou como ator, cantor e encenador, na melhor tradição ateniense.
Névio (Gneu Névio) (261 a. C. - 201 a. C), da Campônia, foi o primeiro
dramaturgo latino e o criador do drama romano. A fabula Praetexta,
tinha como personagens centrais os "preteres", os mais altos servidores
da República, e os heróis centrais da história. Cinco anos mais tarde
apresenta-se pela primeira vez nos Ludi Romani com obras próprias.
dramaturgo latino e o criador do drama romano. A fabula Praetexta,
tinha como personagens centrais os "preteres", os mais altos servidores
da República, e os heróis centrais da história. Cinco anos mais tarde
apresenta-se pela primeira vez nos Ludi Romani com obras próprias.
Névio alcança sucesso e reconhecimento com a peça "Romulus" que
retrata a lendária fundação de Roma. No entanto, ao escrever suas
omédias polêmicas, atacando políticos e nobres de sua época foi preso
e exilado. Morrendo por volta de 201 a.C, em Utica.
retrata a lendária fundação de Roma. No entanto, ao escrever suas
omédias polêmicas, atacando políticos e nobres de sua época foi preso
e exilado. Morrendo por volta de 201 a.C, em Utica.
Ênio (Quinto Enio de Rudia) (239 a.C à 169 a.C) da Calábria - terceiro
pioneiro do teatro romano surgiu em 204a.C, então com trinta e
cinco anos. Obteve fama com sua obra mais importante, Anais, e
também por suas adaptações de tragédias e comédias gregas para
o publico romano. Escreveu, segundo o modelo de Eurípedes,
peças como Aquiles e Alexandre, além de outra sobre o tema das
Eumênidas.
pioneiro do teatro romano surgiu em 204a.C, então com trinta e
cinco anos. Obteve fama com sua obra mais importante, Anais, e
também por suas adaptações de tragédias e comédias gregas para
o publico romano. Escreveu, segundo o modelo de Eurípedes,
peças como Aquiles e Alexandre, além de outra sobre o tema das
Eumênidas.
Ênio escrevia de forma popular, e evitando assuntos controvérsios
fazia muito sucesso entre o povo e os nóbres. Seus textos eram
carregados de assuntos leves e didáticos que se encaixavam facilmente
com a visão de mundo racional dos romanos.
fazia muito sucesso entre o povo e os nóbres. Seus textos eram
carregados de assuntos leves e didáticos que se encaixavam facilmente
com a visão de mundo racional dos romanos.
Plauto (Titus Maccius Plautus) (c. 254-184 a.C.), primeiro grande escritor
romano de peças comicas, nascido em Sarsina, não era um homem
de muito estudo, mas conta-se que no decorrer de uma juventude
cheia de aventuras, perambulou pelo país com uma trupe atelana.
romano de peças comicas, nascido em Sarsina, não era um homem
de muito estudo, mas conta-se que no decorrer de uma juventude
cheia de aventuras, perambulou pelo país com uma trupe atelana.
As personagens cômicas, identidades trocadas, intriga e
sentimentalismo burguês alimentam as suas comédias. As canções
com acompanhamento musical conferem a elas um toque de opereta.
sentimentalismo burguês alimentam as suas comédias. As canções
com acompanhamento musical conferem a elas um toque de opereta.
Ao todo, vinte peças completas de Plauto subsistem. Elas refletem não
apenas o repertório de enredos e personagens da Comédia Nova,
mas, a mentalidade de seu autor e do público para o qual escrevia. Elas
também se tornaram a fonte inesgotável da comédie francese.
apenas o repertório de enredos e personagens da Comédia Nova,
mas, a mentalidade de seu autor e do público para o qual escrevia. Elas
também se tornaram a fonte inesgotável da comédie francese.
Terêncio (Publius Terentius Afer) (c. 190-159 a.C.), de Cártago, é
o segundo grande poeta cômico de Roma. Bárbaro de nascimento, foi
trazido a Roma como escravo, da mesma forma que Lívio Andrônico.
Seu senhor reconheceu os talentos do jovem e o emancipou.
No círculo de Cipião Africano Menor, ele encontrou amistoso
reconhecimento e apoio.
o segundo grande poeta cômico de Roma. Bárbaro de nascimento, foi
trazido a Roma como escravo, da mesma forma que Lívio Andrônico.
Seu senhor reconheceu os talentos do jovem e o emancipou.
No círculo de Cipião Africano Menor, ele encontrou amistoso
reconhecimento e apoio.
Suas seis comédias traem já nos títulos aquilo que Terêncio buscava -
o estudo de caráter. Todas as seis peças de Terêncio pertencem
ao período entre 166 a.C. Entre suas peças ressalta-se O Formião,
Ecira e Eunucus.
o estudo de caráter. Todas as seis peças de Terêncio pertencem
ao período entre 166 a.C. Entre suas peças ressalta-se O Formião,
Ecira e Eunucus.
Enquanto Plauto prestava atenção à conversa do povo e se apoiava
fortemente no contraste entre ricos e pobres para suas situações
cômicas, Terêncio procurava imitar o discurso cultivado da nobreza
romana.
fortemente no contraste entre ricos e pobres para suas situações
cômicas, Terêncio procurava imitar o discurso cultivado da nobreza
romana.
As técnicas de Terêncio na escrita cômica, tornaram-se exemplares e foram,
mais tarde, adotadas por muitos dramaturgos, como: Shakespeare,
Tirso, Vega, entre outros da comedia européia.
mais tarde, adotadas por muitos dramaturgos, como: Shakespeare,
Tirso, Vega, entre outros da comedia européia.
(Plauto)
Blog de Tteatro, Cia. Paulicéia Ddesvairada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário