quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pessoal,


          Há 2 anos atrás fiz uma oficina com o Márcio Libar que mudou muita coisa na minha vida. De verdade. O Márcio tem um impressionante poder de ler os truques que todos usamos ao nos apresentar. Ele vai em cima: aponta pra você o que está falso na sua interpretação e até mesmo na sua vida! Isso porque ele trabalha como palhaço e a base do palhaço é a verdade. Ao longo de anos ele vem aprofundando essa dinâmica que ele aplica na sua oficina disputadíssima e reconhecidíssima chamada a Nobre Arte do Palhaço e agora ela está num estágio ainda mais avançado que é uma imersão artística chamada Reality Game - Grand Cirque Du Messiê Loyal. No Grand Cirque o ator entra no jogo na condição de aprendiz de palhaço. Seu objetivo: ser contratado para o Grand Cirque du Messiê Loyal. Mas para isso terá que enfrentar O Picadeiro e comover a plateia, mas ele só vai conseguir isso quando deixar cair suas máscaras relevando sua real dimensão humana.

          E é esse o trabalho do Márcio Libar, retirar todas as máscaras do interprete e mostrar na prática quando a comunicação está acontecendo no palco ou quando o ator está blefando, recolocando os atores no lugar da verdade, um lugar de potência absoluta, pois é o lugar sagrado onde o público vai te abraçar, rir ou chorar com o que acontecer no palco. E isso literalmente. Todas as vezes quando o Messiê (Márcio) resgata a verdade de um ator, os outros atores, que estão assistindo se emocionam imediatamente. Eu vi isso acontecer na minha frente na oficina que eu fiz.

          Pois bem, dito isso, estou muito feliz mesmo porque consegui trazer o Márcio para fazer essa imersão para uma turma especial só para atores e com um preço reduzido em 30% em relação ao valor normal, para essa pequena turma, a meu pedido , pois como atriz sei que muitas vezes estamos duros mas, por outro lado, essa é uma experiência transformadora pela qual acho que todo ator deveria passar.

          Essa é uma oportunidade portanto e serão apenas 15 vagas pois será um processo profundo, uma vivência de 2 dias que não vai deixar pedra sobre pedra. Aproveitem! Indiquem para seus amigos! Não deixem passar!

Cristina Fagundes

INFORMAÇÕES:

Quando: dias 10 e 11 de novembro

Sábado das 10h às 18h e Domingo das 10h às 20h

Onde: Teatro da Pequena Cruzada, Av Epitássio Pessoa, Lagoa – RJ

Público-alvo: atores, palhaços e estudantes de teatro.

Quanto: o valor de investimento será de 500 reais

          Para participar basta entrar em contato no
reciclagemdeatores@gmail.com ou 21 9666-9954 e pré-agendar sua inscrição. A inscrição será no dia 07 de novembro- quarta-feira das 20h às 22h, no local, com os atores pré-agendados.

          Mas você pode garantir já a sua vaga, efetuando depósito bancário e nos enviando o comprovante.

DADOS PARA DEPÓSITO BANCÁRIO:

BANCO ITAU AG 0272 CC 78042-0 Fagundes Produções Artística – Cristina Fagundes

Atenção: SOMENTE com o envio do comprovante de pagamento para o mail reciclagemdeatores@gmail.com vamos considerá-lo pré-inscrito. Em caso de pagamento via depósito basta chegar mais cedo para preencher a ficha de inscrição no primeiro dia de imersão.

INFORMAÇÕES: 21 9666-9954 e reciclagemdeatores@gmail.com

Conheça mais sobre a Oficina:

          Atores tarimbados como – Gracindo Júnior, Stênio Garcia, Luana Piovani, Reynaldo Gianecchini, Taís Araújo e José Mayer, entre outros – já participaram de sua oficina A Nobre Arte do Palhaço e a recomendam. Ao todo, mais de 4.000 pessoas já participaram ao longo de mais de dez anos de oficinas no Brasil e exterior, sucesso que acabou rendendo em 2008 o lançamento de livro homônimo contando sua trajetória, como uma das grandes referências da arte do palhaço no Brasil.

Conheça mais sobre o Artista:

          Márcio Libar é ator, palhaço, diretor e, segundo suas próprias palavras, "produtor de conhecimento, educador, e ativista de políticas públicas de cultura". Tem em seu currículo um longa-metragem e quatro curtas, além de prêmios internacionais, como o Especial do Cirque Du Soleil e o Nariz de Prata. Fazendo arte, ele já percorreu todo o Brasil e outros oito países. (Atualmente Márcio está na China!)

          Márcio Libar encontrou no palhaço sua fonte de inspiração e especialização. Estudou na Escola Nacional de Circo e deu início à carreira no teatro de rua, onde foi um dos criadores do Teatro de Anônimo, famoso grupo de circo-teatro e também a Cia do Público, de teatro de rua . Anos depois criou o palhaço Cuti-Cuti, com o qual ganhou prêmios internacionais. Sua carreira como ator sempre se pautou na pesquisa, no aprimoramento técnico da arte do palhaço e da comicidade em geral, além da criação de números de humor, de espetáculos, de oficinas teatrais e coaching, voltados para o desenvolvimento do trabalho do ator. Como diretor esteve à frente dos espetáculos: "O Triciclo", Zarak Show" e "O caderno". Além do espetáculo O Pregoeiro, seu solo, escrito a partir da aprendizagem de vida do artista sobre o oficio de palhaço. O espetáculo, que se apoia no humor de comédia em pé (Stand Up Comedy americano), circulou diversos países como Espanha, França e Portugal e diversos estados do Brasil em mais de uma década de temporada. Márcio gosta de dizer que encontrou na arte da palhaçaria não só uma profissão, mas um caminho para o autoconhecimento e uma filosofia de vida.

           Reconhecido hoje como uma das grandes referências da arte do palhaço no Brasil, Márcio foi um dos fundadores do Teatro de Anônimo, é coordenador do projeto Mundo ao Contrário e colaborador no Anjos do Picadeiro. Suas ações se estendem para o campo pedagógico através de suas oficinas e para o campo da arte através da produção de conhecimento e produtos culturais. Foi também diretor Artístico do Teatro Estadual Gláucio Gill em 2008 a convite da Secretaria, de Cultura, estando à frente da ocupação Clube de Teatro, que viabilizou a estréia de 48 produções teatrais além de eventos como noites de humor e o diversas oficinas. De 2010 a 2012 foi Diretor Artístico do Teatro Maria Clara Machado - Planetário da Gávea, onde manteve seu ateliê de criação. Atualmente se dedica à formação de sistemas livres de gestão artística à exemplo dos projetos Clube Teatro e TV Mobile de Humor.
____________________













Nenhum comentário:

Postar um comentário